Categories: comportamento

Resiliência: a adversidade me torna mais forte

Imagem de capa: Patchara, Shutterstock

A resiliência é definida como a capacidade de enfrentar uma situação adversa e sair reforçado dessa situação. É a base para que utilizemos os problemas que surgem como um aprendizado que nos ajuda a melhorar. A resiliência é colocada à prova em situações prolongadas de estresse ou sofrimento, como pode ser a perda inesperada de um ente querido, sobreviver a uma catástrofe natural, maus-tratos na infância, etc.

Na outra extremidade do conceito de resiliência pode estar o desenvolvimento de um transtorno de estresse pós-traumático. Na vivência de um episódio traumático, cada indivíduo tem diferentes formas de enfrentar o ocorrido. Além disso, cada um pode avaliar de forma diferente o mesmo fato.

Segundo D’Alessio, a resiliência emocional englobaria o conjunto dos traços da personalidade e os mecanismos cognitivos desenvolvidos por um indivíduo que lhe conferem proteção diante de situações adversas, impedindo o desenvolvimento de um transtorno mental.

A resiliência a partir do ponto de vista neurobiológico

O cérebro é a central do sistema biológico responsável pela resiliência e regula os mecanismos neurobiológicos, psicológicos e cognitivos do indivíduo vinculados com a resposta ao estresse. O funcionamento do cérebro é dinâmico e pode modificar sua estrutura em função das necessidades percebidas graças à neuroplasticidade.

A recuperação da neurogênese no giro denteado juntamente com a remoção dendrítica do hipocampo são as principais alterações estruturais associadas com a resiliência e que podem ser alteradas durante o estresse prolongado. Os fatores que fazem com que cada indivíduo reaja de forma diferente a um mesmo estímulo potencialmente estressante têm natureza distinta: eles podem ser genéticos, circunstanciais, relacionais, etc.

Nos indivíduos resilientes, as variáveis constitucionais, biológicas e genéticas interagem com as variáveis ambientais e as condutas aprendidas para resolver determinadas situações adversas. Eles fazem isso evitando ou prevenindo um transtorno psiquiátrico. Assim, não é possível falar de uma única variável que faz com que uma pessoa seja resiliente.

Fatores influentes

Existem inúmeros fatores que influenciam a resiliência e a forma de enfrentar as situações adversas. Por exemplo, foi observado que as situações de alto cuidado materno na infância a favorecem. As pessoas que receberam este cuidado são mais resistentes ao estresse, precisando de eventos altamente estressantes para que o organismo desencadeie a mesma resposta que em outro indivíduo.

O estresse é um mecanismo fisiológico necessário para que o nosso organismo funcione, para realizar atividades ou para responder a estímulos exteriores ameaçadores ou perigosos. Mas o estresse crônico pode propiciar alterações prejudiciais no cérebro por ter maiores níveis de hormônios do estresse (cortisona e adrenalina).

O aprendizado durante a infância é outro fator que pode influenciar. O desenvolvimento de estratégias de enfrentamento dos problemas a partir de uma idade precoce também pode favorecer o desenvolvimento da resiliência.

A adversidade como aprendizagem

A resiliência não oferece apenas uma saída para os traumas ou problemas que em outras pessoas podem favorecer o desenvolvimento de doenças ou problemas graves. Ela também se caracteriza por dar um reforço que emana da própria experiência negativa. De aceitar o que foi vivido e usar isso para seguir em frente, de forma que a experiência significativa não seja esquecida, mas transformada.

Viver uma experiência traumática sempre vai ter um impacto na nossa vida e uma implicação negativa, por se tratar de uma situação altamente estressante. O segredo é transformar essa dor em força para seguir em frente e ter uma vida plena. Muitas vítimas de catástrofes ou experiências semelhantes utilizam sua experiência para ajudar pessoas que vivem a mesma situação.

Aceitar que não podemos mudar o que ocorreu e que nem sempre temos o controle do que acontece conosco são estratégias que podem ajudar a superar diversas dificuldades que aparecerem. Não ter medo de pedir ajuda às pessoas mais próximas ou que passaram pelo mesmo e confiar nas nossas capacidades podem ser estratégias muito eficazes. Utilize-as!

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

1 hora ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

2 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

3 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

3 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago