Categories: Monika Jordão

A razão não tem permissão para amar

Imagem de capa: Sergey Kozienko, Shutterstock

Não adianta forçar, receber bons conselhos ou encontrar o melhor pretendente. Não adianta escolher a melhor roupa, o mais renomado restaurante ou a balada mais bem frequentada. O amor acontece quando tem que acontecer e pode ser na fila do pão na padaria da esquina. Ele não pode ser calculado ou pré-determinado. Não é possível optar por quem ou quando se apaixonar. Não existe hora certa ou perfil adequado. O tremor nas pernas e a pulsação acelerada vão lhe dizer “quem” e “quando”. A razão não tem permissão para tomar essa decisão. Foi o coração que veio com essa missão e ele não recebe ordens.

O amor não tem fórmula ou receita. É um tesouro que nós, piratas, buscamos com afinco e não podemos prever quando encontraremos. Não sabemos quando, quem ou como ele vai nos surpreender e essa é a mágica. Se estivesse mapeado, onde ficaria a emoção? O encantamento está na incerteza, na espera, na ansiedade.

Será que é aquele moreno do escritório ou o médico do pronto-socorro? Será que é a garçonete da lanchonete ou a diretora de RH? Será que eu já o conheci ou ele ainda vai aparecer? Será que ela já passou pela minha vida ou ainda nem me viu? Será que ele vai ser mais alto que eu? Será que ela vai gostar de futebol? Será que ele deixa a barba ou raspa? Será que ela é loira ou morena? Existe um mundo de possibilidades e a gente só vai responder essas perguntas quando ele (a) tocar nossa alma só com o olhar. Quando o sorriso nos atravessar o couro e nos fizer acreditar que a vida pode ser sublime. Quando o toque nos fizer esquecer quem somos.

O amor vai aparecer, com certeza, mas isso não significa que será eterno, tá bom? Tenha isso em mente e saiba que amores começam e terminam e isso não quer dizer que não foi de verdade, apenas indica que eles nascem e morrem na mesma intensidade. Amor para vida inteira? Eu até acredito que ele exista, mas são raros demais para nos apegarmos a essa possibilidade. Eu prefiro viver na força do amor que veio para preencher minha vida de momentos inesquecíveis e lembranças, essas sim, eternas.

Não calcule, não rastreie, não escolha, mas também não desista. Ele vai aparecer e quando isso acontecer, desarme-se e permita que ele se abrigue no seu peito para assim fazer morada.

Monika Jordão

Atriz, escritora e paulistana. Acredita que o papel reflete mais do que o espelho. Apaixonada por livros, futebol, tequila, café e Coca-Cola. Buscando sempre o equilíbrio emocional e os amores inesquecíveis.

Share
Published by
Monika Jordão

Recent Posts

Criança perde a vida ao ser forçada pelo pai a correr em esteira: “Acima do peso”

Uma história chocante veio à tona nos Estados Unidos, onde um pai foi acusado de…

1 dia ago

Whindersson Nunes arrecada R$ 1 milhão para vítimas de enchentes no RS

O humorista brasileiro Whindersson Nunes mais uma vez mostrou seu lado solidário ao liderar uma…

1 dia ago

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

2 dias ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

2 dias ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

4 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

4 dias ago