Categories: Marcel Camargo

Às vezes, dar errado foi a coisa mais certa que poderia ter acontecido

Imagem de capa: Kite_rin, Shutterstock

Existem tantas oportunidades prontas para nos abraçar, tantas pessoas aguardando o nosso olhar, tantos lugares para visitarmos, tantos amores para dividirmos, muito melhores do que grande parte daquilo que achamos ser o mais certo para nós. Prendemo-nos a tantas amarras ilusórias, enquanto nos tornamos cegos ao mundo ali do nosso lado.

Se pudéssemos ter a paciência de aguardar a passagem do tempo, para então manifestar nossas impressões sobre os fatos que nos sucedem, evitaríamos conclusões precipitadas e seríamos mais gratos. Gratos porque assim perceberíamos que o que aconteceu foi o melhor para a nossa vida, embora pensássemos exatamente o contrário, enquanto nos lamentávamos em meio ao turbilhão de emoções que nos tomam no exato momento em que algo não corre de acordo com o que queremos.

Mas não, costumamos nos antecipar ao sofrimento, visualizando o pior que supomos estar por vir, imaginando que não mais seremos os mesmos, que nos tornaremos menos felizes, que somos a pessoa mais azarada desse mundo. Só enxergamos o que perdemos, o que se foi, o que não mais é nem está, esquecendo-nos de tentar perceber o que então poderemos ser, conquistar, obter, o que os espaços vazios podem convidar para serem preenchidos com mais, com coisa melhor, pessoas mais generosas, momentos mais grandiosos.

A vida costuma seguir o seu curso com mais ou menos carinho, chacoalhando nossas verdades, desequilibrando nossas certezas, questionando-nos quanto ao que estamos fazendo com o que nos é ofertado diariamente. E é assim que a vida se encaixa, nos encaixa, colocando-nos de frente com o que somos, fortalecendo-nos e acomodando-se em meio à nossa jornada, no intuito de nos motivar a seguir, sempre, apesar de tudo. É nesse movimento que nos vai sendo tirado muito do que, sem que percebêssemos, impedia-nos de ampliar o nosso mundo.

Existem tantas oportunidades prontas para nos abraçar, tantas pessoas aguardando o nosso olhar, tantos lugares para visitarmos, tantos amores para dividirmos, muito melhores do que grande parte daquilo que achamos ser o mais certo para nós. Prendemo-nos a tantas amarras ilusórias, enquanto nos tornamos cegos ao mundo ali do nosso lado. Muito do que não aconteceu na verdade foram bênçãos que equivocadamente pensamos serem perdas. O que não foi simplesmente não era para ter sido.

Logicamente, será difícil mantermos serenidade durante os momentos de decepção e frustração que pontuarão o nosso caminhar, porém, confiar no tempo e no que de melhor a vida tem a nos oferecer será essencial para que não nos demoremos exageradamente na paralisia inútil das lamentações e lamúrias sem fim. Manter o pensamento positivo, ao contrário do que possa parecer, não é acreditar em contos de fadas, mas sim viver com a certeza de que a gente merece ser feliz, mesmo que não neste momento, mas no momento certo.

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Share
Published by
Marcel Camargo

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

8 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

9 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

2 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

2 dias ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

3 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago