Categories: REFLEXÕES

O poder da seletividade das escolhas

Por Vanessa Rossi – Obvious

Depois dos vinte e cinco a gente passa a selecionar melhor as pessoas com as quais nos relacionamos. Seja no ambiente de trabalho, nas amizades, na vida amorosa. Passamos felizmente a entender, que ser inteligente e seletivo nas escolhas nos torna menos dispostos a decepções, pois escolher bem requer uso de estratégia em saber poupar tempo e desgaste com pessoas que sugam nossa energia.

Sugadores de energia existem aos milhares. Mas não se assustem: Cabe a nós o poder do discernimento. Com o tempo vamos aprendendo que para construir relações sadias e duradouras é preciso estarmos alinhados com pessoas que possuem objetivos e metas parecidos com os nossos; Com pessoas que nos desejam o bem, que nos alimentam a auto-estima; Pessoas otimistas, bem-humoradas, inteligentes e interessantes.

Mas, como saber de inicio se nos relacionamos com as pessoas certas? A resposta é bastante simples: Observemos se as pessoas com as quais nos relacionamos, nos faz verdadeiramente bem ou mal. Se os momentos felizes que elas nos proporcionam são maiores do que momentos tristes; Se nos sentimos a vontade ao lado delas, e por fim se nos tornamos melhores ao lado dessas pessoas. Boas relações possuem o poder de transformar, evidentemente para a melhor.

Uma relação sadia é altamente construtiva e benéfica; doamos de nós e recebemos dos outros. Aprendemos e recebemos conhecimento, e nos enxergamos como seres completos que somos, sem a necessidade de relações que deturpam a nossa imagem e auto-confiança.

Fujamos de pessoas que nos colocam para baixo, que nos querem ver infelizes; maledicência, fofocas em nada nos acrescentam. Observemos pessoas que criticam de forma maledicente, ou que falam muito mal dos outros; Há um ditado que diz: “Quando Pedro fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo”. Pois é. Cada um expõe conscientementemente ou não, o céu ou o inferno que possui dentro de si.

Selecionar nosso circulo intimo de relacionamento nem sempre é fácil, mas altamente compensador. Basta apenas analisarmos com critério e aprendermos que a prática da seletividade nas escolhas na esfera pessoal, profissional, familiar confere também a autenticidade do que realmente somos. Afinal de contas, já dizia o ditado: “Diga com quem andas e te direi quem és.”

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

9 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

9 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

2 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

2 dias ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

3 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago