O pior tipo de separação

Há uma dinâmica muito frequente que marca o fim de algumas relações; um sai ofendido, chocado com a separação repentina, e a partir daí, começa a armar desculpas para se convencer de que sua cegueira era por conta do amor exacerbado, que não o permitia enxergar um palmo à frente do beijo. O outro, solicitante do rompimento, sai convencido de que fez o melhor, mesmo sabendo que foi ausente e desinteressado. Esse último, se despede vazio de sentimentos, consciente dos atos, e age como se estivesse resolvendo pendências burocráticas numa repartição pública. Sabe que vai dar dor de cabeça, mas executa cada passo com desenvoltura.

A frieza com que se desprende é de causar espanto e raiva. Junta um punhado de camisas numa mochila, recolhe os livros favoritos na estante, enquanto o outro observa paralisado e incrédulo. A cena repete a mesma impotência que sente as vítimas de um assalto. Sendo que neste caso, viola-se o bem maior, a confiança, que foi conquistada com a convivência.

Esse é o pior tipo de separação. Quando se convive sob um teto aparentemente sólido, com as certezas todas no lugar, os sentimentos bem ordenados e os defeitos compreendidos como a atração da diferença. Tudo devidamente equilibrado, como se não houvesse motivo para um ruído maior. Como se o silêncio apaziguasse as dúvidas.

A relação acaba com a retirada brusca dos pertences. Não há uma conversa anterior para discutir os detalhes do rompimento. Acontece uma fuga premeditada, onde um resolve demonstrar que se cansou do outro e não o quer mais em sua vida. Não estabelece uma conversa para não ter de engolir as promessas que fez. Não quer a pecha de mentiroso, mesmo sabendo que é a vestimenta que lhe cai bem. Foge para não ter que explicar as próprias imperfeições, que o outro ajudava a ocultar por entender que o amor torna as falhas invisíveis.

O golpe mais duro é aquele que não se espera. A retirada dos objetos é a prova de que não haverá mais solução. A paralisia neste momento é uma forma de compreender o que não estava claro antes. O que não foi verbalizado. A busca por sinais que expliquem o trágico desfecho é quase uma reconstituição de crime.

O silêncio faz o papel de mediador. Enquanto o outro se afasta e fecha a porta sem olhar para trás, o que ficou desaba no choro. Recita o “foda-se” sem moderação, mas demonstra que a atitude mais sensata é não pronunciar mais o nome, não ver, não gritar que vai esquecer, não insinuar que está esquecendo.

Divulgar as ações, demonstra que a superação será mais difícil porque ainda faz tudo sob o domínio da raiva. Porque ainda não acredita que acabou. No fundo, torce para ter uma chance de reconciliação.

Esquecer é uma atitude gradual, não é simplesmente ato que se consuma pela fala. Parar de falar que vai esquecer é o começo da superação.

Esquecer é olhar para o passado com a certeza de que foi como era pra ser. Cumpriu-se ali um destino, que não incluía sua felicidade.

Acabou e não merece propaganda nem atenção nas redes. Não merece uma linha sequer do seu pensamento. Só o esquecimento. Certeiro. Sem meias palavras. Sem arrependimento. O ponto final sem queixas.

Não expor como a dor da frustração transformou algo dentro de você, tornando – o mais forte e cauteloso, é um sinal de que você compreendeu que aquela relação tinha prazo de validade, mas a sua vida continua.



LIVRO NOVO



ESTER CHAVES é uma escritora brasiliense. Graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília e Pós-graduada em Literatura Brasileira pela mesma instituição. Atuante na vida cultural da cidade, participa de vários eventos poético-musicais. Já teve textos publicados em jornais e revistas. Em junho de 2016, teve o conto “Os Voos de Josué” selecionado na 1ª edição do Prêmio VIP de Literatura, da A.R Publisher Editora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui