O preço de casar

Por Ana Josefina Tellechea

Pode parecer meio reducionista, mas sabe aquela roupa caríssima que você comprou – mesmo sabendo que ia se matar pra pagar- e não se arrepende por ter pago esse preço mais de 5 anos depois, pois ela permanece com seu tecido em perfeito estado e ainda parece ter se adaptado ao seu corpo?

Fico observando a dinâmica da sociedade. As tendências de outrora, depois de anos esquecidas, voltam com tudo e nós (ou a grande parte de nós) achamos o máximo aderir a uma releitura da moda. Engraçado perceber que o casamento esteve “fora de moda” por bons anos. A geração dos anos 80/90 (a minha) pareceu crescer em uma sociedade em que as relações não eram mais levadas a sério. As pessoas casam-se e separam-se como trocam de roupa. Experimentar era a palavra da vez. Quando se ouve a palavra “viver” ela parece ser totalmente antagônica à palavra “casar”. Como se os dois se repelissem. Quem quer experimentar, experienciar, curtir, provar, crescer, não casa; quem quer uma vida monótona e sem novas experiências, casa.

Cresci ouvindo as pessoas dizerem que não querem casar-se cedo, pois isso atrapalharia seus planos de uma vida de sucesso profissional e pessoal. Confesso: me sentia uma estranha. Por vezes me perguntei se eu realmente fazia parte desse planeta, já que desde os 14 anos eu namorei – e namoro – o mesmo rapaz.

Por muitas vezes- inúmeras, talvez infinitas- eu me perguntei se era isso que eu queria pois como menina que era me sentia coagida a agir como a enorme maioria das meninas da minha idade. Mas eu refletia e entendia que não me sentia incapaz de fazer tudo o que eu queria, já que a minha relação não me fazia sentir presa a nada ou a alguém, pelo contrário, sentia-me feliz e realizada por estar, primeiramente, com um amigo.

Ouvi muitos dizerem que o casamento era uma instituição falida, que as relações não duram mais, que as pessoas não sabem mais amar, que todos os homens são iguais. Sim, as pessoas mudaram, o mundo muda, as sociedades mudam e isso vai ocorrer sempre; talvez a nova dinâmica que vem se estabelecendo nos relacionamentos tenha dado a falsa impressão de que o amor não existe mais e de que o preço a se pagar por casar-se com alguém seja muito alto.

Me perdoem aqueles que resolveram nunca se casar, mas que nem sequer tentaram, e ficam perpetuando a falsa ideia de que casar é um sacrifício, vocês estão errados! (com todo o respeito).

Talvez para alguns a experiência tenha sido desagradável e nós seres humanos com nossa mania de rotular, acabamos enxergando em qualquer possível relação tudo de ruim que já nos aconteceu. As experiências negativas fazem parte das nossas vidas, e nem por isso quer dizer que todas elas serão. O grande problema está no fato de acharmos que as desilusões são parâmetro para tudo, já que, infelizmente, não fomos preparados pela vida (e pela superproteção dos nossos pais) para elas. O que existe é a falsa ideia de que quando não há casamento, há uma certa segurança em não sofrer novamente algum tipo de desilusão, e com isso vamos dando espaço a uma verdadeira ilusão.

Me atrevo a dizer aqui, que estamos vivendo um momento de grandes revoluções, nas tecnologias digitais, na educação, na economia, na política e também no amor. Talvez o grande fluxo de informações e o acesso que temos a elas sejam responsáveis por isso. Antes o que se dizia estava posto e instituído como verdade. Então nos disseram que casamento sai caro, por isso desistimos desse “investimento”, hoje podemos ver relatos de experiências de jovens que se casaram e que, como eu, acham mesmo é que pagaram pouco ou nada pela grande oportunidade de autoconhecimento e de uma vivência única.

Ao conviver intensamente com alguém o amadurecimento é consequência, quando se está aberto a isso. A intimidade de um casal, quando plena e despida de tabus (e não estou me referindo apenas ao sexo) é impagável, não há qualquer preço que eu possa atribuir a isso.

Talvez eu esteja sendo otimista ou até mesmo prevendo um futuro que não está muito distante, mas o que percebo é que os jovens cansam de um dia se “divertir” sozinhos e percebem a importância da amizade.

Amizade? Mas não era casamento?

Se amizade é algo que precisa de amor, se amizade é algo que precisa de honestidade, se amizade é algo que precisa de respeito, se amizade é algo que precisa de companheirismo e tudo mais que já sabemos; então o casamento tem sua base na amizade, sim. E amizade é algo que não tem preço, com sexo então, nem preciso falar. Se você tem um/uma amigo/amiga assim, case-se. isso de “se casar estraga”, não é verdade, melhora!!! E quando você menos espera, melhora ainda mais e você percebe que qualquer preço que possa ter pago por isso, valeu a pena.

Talvez o casamento tenha deixado de ser tendência por um tempo, mas a “moda” parece estar voltando, e pode ter certeza, é um verdadeiro artigo de luxo para aqueles que percebem seu real valor!

Para ler mais da autora acesse Obvious



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui