Uma irmã é mais do que uma amiga, é a metade de nosso coração

Uma irmã é mais que uma amiga. O vínculo que estabelecemos com elas vai além do familiar. É uma companheira de batalhas, o pilar cotidiano e inquebrável com quem sempre podemos contar.

Apesar de podermos ter diferenças, e do fato de que os anos de adolescência ou infância foram, muitas vezes, um campo de competição, discussões, roupas para dividir e invejas para esconder, ao final os anos nos fizeram compreender a importância deste laço.

Com frequência costuma-se dizer que a verdadeira família é aquela que a pessoa escolhe, sem a necessidade de um mesmo código genético. Isso é verdade, todos sabemos. No entanto, muitas vezes a união que se estabelece com uma irmã supera qualquer relação.

É uma conexão emocional, biológica e de intimidade tão exclusiva que quem tem a sorte de ter uma irmã sabe muito bem que é um autêntico tesouro que precisamos cuidar e valorizar.

Uma irmã, o vínculo que transcende a própria família

É possível que você tenha passado algum tempo sem falar com a sua irmã. A vida, em algumas ocasiões, nos coloca em encruzilhadas estranhas onde pesa muito o orgulho, ou as discrepâncias marcadas por um momento de pouco tato.

No entanto, apesar da distância e da irritação, o coração sempre fica machucado e é difícil manter por muito tempo esta separação, esta inimizade. No final das contas é nossa irmã menor,  ou mais velha, quem sempre nos guiou e nos aconselhou da forma mais acertada.

Uma chamada telefônica, risadas, uma lembrança, e de repente surge de novo esta conexão que jamais poderá ser destruída, apesar da distância, apesar dos problemas.

Vejamos agora como se caracteriza esta relação com nossas irmãs.

asomadetodosafetos.com - Uma irmã é mais do que uma amiga, é a metade de nosso coração

Uma mesma criação, mas com personalidades muito diferentes

Em algumas ocasiões é quase incrível como, apesar de terem recebido a mesma educação, de terem vivido as mesmas coisas, cada irmã acaba sendo muito diferente da outra.

  • Há as reacionárias e rebeldes, as que nos ensinaram a defender nossos espaços, nossos direitos, a termos voz e saber escolher o que é melhor para nós.
  • Outras irmãs, por outro lado, são um mar de calma e equilíbrio que sempre sabem nos oferecer conselhos valiosos. São o apoio em dias de dificuldade em que nos sentidos ouvidas e compreendidas.

Não há motivo para que os irmãos compartilhem a mesma personalidade.Assim como os filhos não são cópia dos pais, entre irmãos costumam estar presentes interesses muito diferentes e reações muito distintas sobre as mesmas coisas.

Isso é também uma ajuda e uma forma de crescer, já que eles podem se complementar em muitos aspectos.

Quando não são necessárias palavras

Não é preciso indicar a uma irmã que estamos mal quando estamos frente a frente com ela. O vínculo emocional de sangue e a experiência fazem com que ela perceba, quase instantaneamente, que algo está errado.

É aí que surge a proximidade e a preocupação que tanto nos reconfortam.

Apesar de termos amigas, parceiros, e de contarmos com nossos pais, uma irmã compartilha conosco todo um legado de histórias e situações que as farão compreender muito bem de que maneira podem nos ajudar.

Não importa a distância, nem as diferenças

asomadetodosafetos.com - Uma irmã é mais do que uma amiga, é a metade de nosso coração

Não importa se houver um oceano entre nós, se a maturidade e nossas histórias nos obrigaram a nos separarmos para formarmos nossas próprias famílias.

A preocupação e o interesse pela irmã sempre estarão presentes. É algo natural e quase instintivo. Chamadas, mensagens… sempre haverá um modo de contar com este apoio, com este interesse contínuo pela outra metade de nosso coração de quem tanto sentimos falta.

Ninguém nos diz a verdade com tanta sinceridade como nossa irmã

Talvez sejam os anos, ou tudo que foi compartilhado, mas sabemos muito bem quenossa irmã sempre nos dirá a verdade de forma sincera e quase sem anestesia.

Uma irmã não sente a obrigação de ser condescendente, nem ao menos de nos agradar com falsos convencionalismos. Ela sabe que a sinceridade é parte deste laço familiar e é, sem dúvida, o que sempre esperamos dela.

Uma irmã sempre será mais do que uma amiga porque passamos com elas por diversas vicissitudes. A experiência da infância, muitas vezes complicada, estas falhas da juventude onde tivemos seu apoio, e a maturidade à qual ambas chegaram são triunfos pessoais compartilhados que deixam marcas maravilhosas.

Marcas no coração…

Se neste momento você estiver distante de sua irmã por uma pequena desavença, guarde seu orgulho e saiba que isso não vale a pena.

A vida é muito mais simples do que pensamos, e o apoio entre irmãos é um presente especial do qual deveríamos desfrutar todos os dias.



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

28 COMENTÁRIOS

  1. Olá Fabiola!!!

    Somos em 3 irmãs eu Fernanda, Fabiana e Fabiola!!! Que lindo o que escreveu! Amamos!!!
    Hoje moro no RJ , minha irmã do meio na Suécia e minha irmã mais nova em SP, e acontece exatamente como você escreveu, não importa a distância , o amor é verdadeiro, e somos ligadas como um ímã!!! Incrível!!!
    Parabéns !!!
    Beijos

  2. Que lindo!!! Brilhante!!!
    É exatamente a relação com minha irma.. E a foto nos descreve muito também pelo coque, vivemos assim! hahaha
    Amei!!!
    Parece que foi feito pra nós duas!!!
    Parabéns!!!

  3. Nossa, chorei lendo (eu sou chorona mesmo, embora não pareça). Amo muito minha irmã e eu costumo dizer que ela foi e é o maior presente que meus pais, que embora estejam separados, puderam me dar. Foi o que eu mais pedi pra eles quando eu era criança e não me canso de dizer isso. Às vezes eu brigo com ela e ela comigo, mas logo a gente se resolve. Somos só nós duas. Eu tenho 18 anos e ela tem 11. Eu sou a Mariana e ela é Marina.
    Eu não quero que tenhamos a relação conturbada que meu pai e os 5 irmãos dele tiveram- meu pai não fala com eles, só com um deles. São 6 irmãos (5 homens e 1 mulher).
    Minha mãe, por outro lado, tem uma boa relação com os dela. Só a minha tinha mais velha que é mais difícil de lidar, pelo jeito dela e tudo mais (mas não posso julgá-la). E também estão em 6 irmãos, por parte da minha mãe (só que são 5 mulheres e 1 homem).
    É trágico e engraçado ao mesmo tempo ver como os irmãos se relacionam, é muito sentimento que vai rolando mesmo. O importante é o amor e o perdão existir, né?

    Parabéns pelo texto, Fabíola Simões, muito lindo. Também gosto muito de escrever e seu trabalho é inspirador 🙂

  4. Maravilhoso texto, nos faz realizar uma viagem no tempo. Retrata muito bem a relação entre irmãos. Parabéns, Fabíola Simões!!!

  5. Belo texto, deveríamos pensar desta forma em relação a todos ao nosso redor. Afinal somos todos irmãos. Só achei retrógrado o trecho ligação de sangue… tenho uma irmã adotiva e não sinto diferença alguma, tenho muitas saudades e raramente lembro que não temos o mesmo sangue. Tenho 3 irmãs e as amo muito.

  6. Seu texto alem de lindo nos toca profundamente porque foi escrito com verdade e sentimento..tenho uma irma a quem chamo de mana eu a amo mto..hj estamos distantes mas ela esta presente em meu coracao a todo instante..ela eh meu exemplo..minha melhor amiga..meu chao..eu te amo Nessa ou simplismente mana..sdd imensa de vc…

    • Agora me emocionei?
      Não tem como não chorar…
      Tbm sinto sua falta mana, obrigado por vc existir em minha vida, sinto falta das nossas conversas e planos, sinto falta ateh do seu cheirinho…
      Mas sei q estaremos sempre ligadas uma a outra por um laço eterno de amor…
      Sempre q precisar d mim estarei sempre a disposição p te ajudar…
      Te amo muito minha mana, minha amiga, meu tudo!!!!?

    • Andrea que Deus possa consolar seu coração, sei como é a dor da perda de uma irmã, perdi minha prima a que eu tinha como irmã a 03 anos e até hoje dói muito, mas oq me consola é saber que ela está ao lado do senhor, se precisar de uma palavra ou um ouvido estou aqui pra te escutar ou conversarmos, fique com Deus e q vc possa ser muito feliz ???

    • Não existe palavras pra descrever o quão grande é a dor da perda de uma irmã..
      Mas, Deus é tão maravilhoso que cuida dessa dor como se fosse dele e nos conforta!
      Lamento pela perda é peço que Deus cuide de vc assim como ele tem cuidado de mim…. abraço querida, fique.em paz!

  7. Um lindo texto,sou a filha do meio de 13 irmãos, ajudei minha mãe a cuidar dos 06 abaixo de mim,os protejo até hoje,e era a protegida com uma relação dos mais nobres sentimentos pela irmã +velha, ou melhor a 1ª filha como sempre me corregia, porém ela sem se despedir de mim, se foi, ficou um grande vazio,eu amo todos que estão junto de mim, uns + distante, + é inesplicavel a grande cumplicidade que havia entre nos. minha querida irmã te amei e quero te amar por toda minha vida. Tenho irmãs que escolhi e são elas que me ajuda a seguir em frente. Parabéns e que todos os irmãos tenham oportunidade de pensarem assim.

  8. Muito Linda. Quando für lendo cada linha deste texto , fui revivendo toda minha vida junto a minha irma. Hoje geogrficamente estou longe , mais cada dia mais presente.Agradeco a Deus por ter uma irma.

  9. Muito lindo o texto, relembrei muitos momentos da minha infância e adolescência, tive q aprender da forma mais difícil o quanto amo minha irmã e o quanto ela é tudo pra mim, ela casou-se e foi morar muito longe todos os dias sem ela eram os piores dias da minha vida, hoje graças a Deus ela mora um pouco mas próximo, mesmo assim sinto muito a falta de ter ela todos os dias brigando comigo ou enchendo minha paciência, ela e minha mãe são as pessoas que mais me entendem em tudo e são minhas inspirações pra tudo, hoje tudo que faço é por elas duas e por toda nossa família, mas sabe quando vc não aguenta mas os obstáculos da vida e ai vc respira fundo e pensa em desistir, pois é eu sempre tento o possível e impossível, e quando eu decido desistir penso nelas duas e não sei de onde vem tanta força, minhas razões de vida assim as chamo Mana e mamãe.

  10. Minha irmã é a minha companheira de vida, meu diário ambulante a pessoa que mais confio no mundo, amo incondicionalmente, apesar de estarmos longe fisicamente, estamos unidas pelo amor que compartilhamos. Ę além de tudo isso ela ainda me deu 2 sobrinhos, que são as preciosidades da minha vida, meus príncipes, meus amores. .. Esse texto é maravilhoso!

  11. Olá, eu tenho 2 irmãos, eu sou mulher e sou a do meio, identifico-me mais com mais novo (quase 1 ano de diferença), interesses, gostos e até hoje percurso amoroso/sentimental tem sido muito identico em ambos os casos. O mais velho é muito diferente, mas encontro semelhanças nos 2. Mas com pena minha, sempre senti que me faltaria uma irmã. è lindo o que se escreveu aqui…contudo não tenho tido essa experiencia de vida (estamos os 3 na casa dos 50 anos). Hábitos já dificeis de alterar de base, com algumas tentativas…Será por serem homens não estarmos em sintonia de afectos, comunicações? ou não identificam na irmã mais do que uma dedicada trabalhadora e lutadora? Obrigada e felicito todas as irmãs.

  12. Super me vi no texto realmente lagrimas correram no meu rosto bem assim eu a do meio aqui na inglaterra horas e mais horas com duas irmas no Brasil e seus BOs e daki dirigindo a orquestra pelo what’s up. Fantastico !!!! Vc conhece nossa historia?

  13. Texto maravilhoso parece que você estava faltando de min , éramos 3 irmãs a 2 anos perdi a irmã que ajudava a todos da nossa família não tinha marido e nem filhos e se achava responsável por todos, foi uma perda irreparável ela sabia que estava doente e escondeu de todos.em 15 dias adoeceu e nos deixou. Agora ela descansa ao lado do Senhor Jesus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui