Efeito colateral

No carnaval buscamos sossego. Fugimos das aglomerações e descansamos no interior de São Paulo, numa cidadezinha pacata onde vive o pai do meu marido. Porém, desde a primeira noite de tão almejada tranquilidade, tivemos uma “in”(?)grata surpresa: às quatro da manhã_ pontualmente _, éramos saudados pela cantoria do mais novo habitante do quintal: o galo do meu sogro. Sem conseguir dormir, já que o galo cantava de quinze em quinze minutos, meu filho corria para nossa cama (modelo “cama de viúva”, pequenininha…) e ficávamos os três, apertadinhos e incomodados, acompanhando a cantoria do galo _ bem embaixo de nossa janela.

A cena se repetiu de sábado à terça e no fim já estávamos habituados e acomodados com a presença do seresteiro. Mas daí que entendi algo peculiar: o galo foi o efeito colateral de nossa bucólica paz.

Não existe remédio sem efeito colateral_ aquele gosto amargo que é preciso suportar para curar-se da dor ou seja lá o que for; do mesmo modo que não existe gente perfeita, vida intocável, felicidade sem retoques ou paraíso sem defeitinho escondido ou rachadura descoberta.

Também não existe príncipe encantado e vida feito conto de fadas. Aquilo que você busca em alguém pode ser justamente o que vai lhe incomodar um dia; o que lhe atrai pode ser o que lhe assusta também… e você tem que aceitar o ônus se quiser aproveitar o bônus.

Porém, há remédios com mais efeito colateral do que cura ou benefícios. E ninguém é obrigado a tapar o nariz e engolir a seco aquilo que lhe faz mal, não lhe beneficia ou lhe deixa pior do que é.

Ainda assim, tudo são escolhas. E quando você percebe que aquele efeito colateral vale a pena, que apesar dos pesares lhe torna mais feliz, que de alguma forma lhe ajuda a viver e cura suas feridas mais profundas, é hora de deixá-lo entrar e aprender a apreciar o que de doce existe além do amargo…

Você enfim perceberá que mesmo sendo ruim, é bom.
Feito cama de viúva abrigando três almas insones… cheias de calor humano.



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

1 COMENTÁRIO

  1. Passando por aqui, adorei Efeito Colateral, como você consegue transformar sensações, emoções em palavras… e tão bem colocadas! Isto é um dom de Deus!Parabéns pela sua sensibilidade. Muito rica. Voltarei, são 3:30 da manhã e estarei de pé às 6 hs com filhos para ir à escola. Abraço, Andréa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui