Não importa o quanto você se importa…

Existe uma parábola africana chamada “O Sapo e o Escorpião”. Nela, o ferrão do escorpião é mais forte que sua empatia pelo sapo, e não importa quão amigos eles tenham se tornado, em algum momento a “natureza” do escorpião fala mais alto que a amizade e o reconhecimento pelo sapo.
 
A parábola:
 

Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio.

O escorpião vinha fazer um pedido:
“Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?” 
O sapo respondeu: “Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralizado e vou afundar.”
Disse o escorpião: “Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos.”
Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio.
No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.
Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: “Por quê? Por quê?”
E o escorpião respondeu: “Por que sou um escorpião e essa é a minha natureza.”


 Infelizmente existem sapos e escorpiões. E com o tempo a gente aprende que tem que se proteger. Porque não dá para passar a vida toda levando ferroadas. Porque não dá para passar toda uma existência esperando afeto, recompensa ou reconhecimento de onde nunca virá. Porque cada um tem uma “natureza”, e você nem sempre encontrará pessoas que se importam; nem sempre esbarrará em almas carregadas de empatia 

Algumas pessoas simplesmente não se importam. E sua função nesse mundo não é tentar mudá-las, não é tentar fazê-las agir diferente.
Sua missão é aprender a se proteger, a se resguardar, a manter certa distância do perigo. Porque se você não aprende isso, se não entende isso, certamente vai se machucar, certamente vai ter dor.

Tem gente que não sabe se cuidar. Seja por inocência, imaturidade ou inconsciência. Não protege a si mesma nem aos seus. E sem querer é conivente com o escorpião. Autoriza sua natureza, permite seu veneno, imagina-se capaz de domá-lo.

Supondo que conosco será diferente, que nosso amor bastará para neutralizar o veneno do escorpião, agimos feito sapos _ e morremos em vão…

“Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência…”

(Lenine)



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui