A força da amizade, a família que escolhemos

Dizem por aí que os amigos são a família que escolhemos. Não pretendo falar de qualquer amizade, mas da força da Amizade, aquela com letra maiúscula. Aquele vínculo tão forte quanto poucos, fruto da casualidade de nos encontrarmos na vida. Aquele amor que não machuca nem sufoca, e sabe estar perto mesmo estando a quilômetros de distância.

O dicionário define a amizade como “afeto pessoal, puro e desinteressado, compartilhado com outra pessoa, que nasce e se fortalece com o cuidado”. Reconheço que essa definição me surpreende e me fascina em partes iguais. Séculos de história colocaram as relações de consanguinidade como as mais estáveis, incondicionais e carinhosas… negligenciando em parte a importância global da amizade.

A força da amizade

Os amigos representam um ponto de apoio desde a infância. Eles nos permitem aprender valores, experimentar diferentes papéis e descobrir quem queremos ser. Eles nos ajudam a construir nossa identidade, a desenvolver empatia e a nos sentirmos parte de um grupo.

O conceito de amizade é pessoal e, portanto, parcialmente subjetivo. O que esperamos deste vínculo muda com o tempo, a experiência e as circunstâncias. Conforme vamos amadurecendo, nos tornamos mais seletivos, buscamos mais qualidade do que quantidade e temos maior consciência de quais são as características que definem uma amizade verdadeira (ou pelo menos aquela das quais queremos nos rodear).

Além disso, os amigos e amigas nos permitem descobrir e desenvolver diferentes facetas de nós mesmos. Eles nos ajudam a ter uma autoestima saudável e provocam emoções positivas que permitem uma maior estabilidade psicológica. Poderíamos dizer, portanto, que de alguma forma a amizade nos protege, cuida e fortalece.

“Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão”.
-Demetrio de Falero-

Características da amizade verdadeira

Seja porque não tivemos a oportunidade de apreciar uma amizade verdadeira ou porque nos encontramos em um momento de confusão na vida, às vezes é difícil distinguir entre os conhecidos, companheiros, colegas e amigos. Estas são algumas características que definem a força da amizade verdadeira.

Confiança e incondicionalidade: é aquela pessoa em quem você pode confiar. Com ela você pode ser você mesmo sem filtros, de forma sincera e transparente. É uma relação baseada na certeza de poder confiar absolutamente na outra pessoa. Tanto quando as coisas estão indo bem quanto quando dão errado, os amigos nos acompanham e transmitem seu apoio. Você sabe que eles vão lhe dizer a verdade, mesmo que não for o que você quer ouvir.

Reciprocidade: a amizade é um vínculo compartilhado em que existe uma bidirecionalidade em termos de comunicação, ações, sentimentos e interesse. É normal que haja etapas em que, por algum motivo, negligenciamos essa bidirecionalidade. Quando isso acontece, é importante ter empatia, aprender e corrigir. Todos podemos cometer erros. Os amigos de verdade nos perdoam e também nos ensinam a sermos amigos melhores.

Bons desejos: um amigo se alegra quando as coisas dão certo na sua vida, celebra seus sucessos e se sente feliz por sua felicidade. Não há espaço para inveja ou egoísmo: um bom amigo está ao seu lado de forma desinteressada.

Motivação por compartilhar tempo e experiências: você deseja compartilhar tempo, viver novas experiências e criar novas piadas que fortaleçam o vínculo. Além disso, não importa o tempo que passe e os quilômetros que há no meio: quando uma amizade é verdadeira, a cumplicidade permanece intacta.

Liberdade: a amizade não gera sentimentos de opressão. Ela permite que você seja você mesmo e é baseada no respeito. Faz você se sentir mais livre e uma pessoa melhor. Não te faz sentir usado nem tenta te manipular. Não exige o seu tempo nem te obriga a ser alguém que não é. Os amigos de verdade nos convidam a pensar, oferecem um espaço sem julgamentos e nos deixam respirar.

“Quem tem um amigo tem um tesouro”

Não podemos encontrar a amizade em qualquer pessoa. Há muitas pessoas que vêm e vão, mas às vezes, no momento que menos esperamos, surge uma faísca e uma conexão é criada: algo especial, importante e duradouro. Isso não acontece muitas vezes na vida. Por isso, se você tem uma dessas Amizades (com letra maiúscula), cuide dela. Não a tome como certa. Regue-a com paciência, sinceridade, carinho e atenção.

As pessoas importantes marcam as nossas vidas. Por isso, se você tem a sorte de ter uma amizade assim, é uma pessoa infinitamente afortunada. Você tem um vínculo mágico nas mãos, algo verdadeiro e incondicional. Você tem uma irmã, um tio para seu filho ou um companheiro para sempre. Se você tem uma amizade de verdade, além de um bem precioso, tem outro motivo para brilhar.

Caminhar com um amigo na escuridão é melhor do que caminhar sozinho na luz.”
-Gotham-

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

Imagem de capa: Romrodphoto, Shutterstock



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui