7 dados que todos os amantes de café deveriam conhecer

O café favorece o aumento da atividade cerebral, fortalece o sistema imune e ajuda a reduzir os níveis de estresse. Recomenda-se consumir três xícaras diárias.

Você ama o café e quase sempre controla seu consumo porque acredita que abusar desta bebida não é bom? Pois, preste atenção a estes dados que todos os amantes do café deveriam conhecer.

1. Aumenta a atividade cerebral

O café favorece o aumento da atividade cerebral, ou seja, ajuda o cérebro a fixar e aumentar sua atenção para a tarefa que se está executando.

Trata-se de um produto capaz de melhorar a concentração, acelerar a reação das pessoas, etc. Além disso, se você tomar o café com açúcar aumentará ainda mais este efeito, pois o açúcar também é um bom estimulante.

Não tenha dúvidas, a mistura entre cafeína e glicose ativa as áreas desejadas do cérebro. No entanto, o mais recomendado é que não deva beber café com o estômago vazio ou conseguirá o efeito contrário.

2. Aumenta a pressão arterial

Com uma só xícara de café poderá combater a pressão arterial baixa. No entanto, enquanto que o café é bom para as pessoas de pressão baixa, não é tanto para quem tende a apresentar taquicardias depois de beber uma xícara.

Aos conhecidos como hipertônicos, beber café não causa dano. Seu organismo se adapta à bebida com o tempo e pelo acúmulo de xícaras de café ingeridas, assim que deixa de provocar aumento de pressão.

3. Fortalece o sistema imune

O café é capaz de vigorizar o sistema imune, não só tem a capacidade de ativá-lo, como também pode torná-lo mais saudável. Os cientistas de vários países descobriram que o consumo de café está relacionado com a redução do risco de morte prematura.

Também é um líquido capaz de fortalecer o fígado, o coração e o trato gastrointestinal. Deste modo, a quantidade ótima de café que deve beber diariamente são três xícaras.

O mais recomendado é beber o café recém moído, a versão solúvel tem menos nutrientes saudáveis e mais aditivos químicos que provocariam um efeito negativo no trato gastrointestinal.

4. Alivia a dor de cabeça

A cafeína do café natural pode ajudar a combater a dor de cabeça e a enxaqueca. Ainda que jamais poderá ser o substituo de alguns analgésicos, saiba que os medicamentos tradicionais são mais eficientes porque além de outros componentes, contêm cafeína. Isso faz com que aumente o efeito das substâncias ativas em 40%.

5. É o perfeito antiestresse

O café tem um efeito sobre o organismo de índole antidepressivo e anti-estresse. Graças a esta bebida poderá dizer adeus ao estresse, pois tem a propriedade de deixar mais receptores de dopamina e serotonina livres, que são os encarregados de nos deixar de bom humor.

Para isso bastará tomar um só xícara de café, isso é assim porque a cafeína é um dos estimulantes mais comuns do sistema nervoso central e por isso também agirá como um bom antidepressivo.

Mas este efeito da cafeína somente se produz se é obtido mediante a ingestão do café. Por isso, a cafeína do chá, refrigerantes ou chocolate não é capaz de estimular os nervos com a mesma intensidade.

6. Melhora a memória

O café é capaz de fazer com que nossa memória melhor notavelmente. Os mesmos estimuladores e neurotransmissores com os quais o café melhora nosso humor e eficiência têm a propriedade de agir sobre nossa memória.

Porém, isso não se aplica sobre a memória a longo prazo. No entanto, este é um detalhe menor, pois toda a informação que recebemos se guarda justo na memória a curto prazo e uma hora depois já passam para a memória a longo prazo.

7. Pode ajudar a perder peso

O café é uma bebida capaz de ajudar a manter e a reduzir o peso. Quando há um nível baixo do hormônio leptina, o organismo faz com que armazene gordura, por outro lado, a cafeína incide no aumento dos valores de leptina. Por este motivo, as pessoas adeptas do café não ganham peso tão rápido e o exercício para eles é mais eficiente.

Fonte indicada: Melhor com Saúde

Imagem de capa: A. and I. Kruk, Shutterstock



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui