4 coisas que os avós fazem pelos netos melhor do que qualquer outro membro da família

Todos nós sabemos que não existe regra absoluta e que, assim como nem todos pais ou mães são pessoas boas, os avós também podem deixar a desejar. Entretanto, se pensarmos de maneira social e histórica no papel dos avós ao longo da existência humana, entenderemos que eles têm o seu lugar ao sol junto aos netos e aos benefícios que trazem.

Abaixo, seguem 4 coisas que os avós fazem pelos netos e que dificilmente outros membros da família farão com tamanha excelência:

1- ATENÇÃO DE QUALIDADE– pelo falo de estarem em outra etapa de suas vidas, os avós normalmente possuem mais TEMPO para dedicar aos seus netos. Eles também estão livres dos deveres e responsabilidades diretos da maternidade e da paternidade e por isso ficam disponíveis para direcionar uma atenção de maior qualidade para atender e suprir as necessidades dos netos nas mais variadas esferas, sem tantas responsabilidades com limites. E fazem isso com muito amor.

2- TRADIÇÃO E IDENTIDADE– eles são os contadores de histórias da família. Sabem explicar quem é parecente de quem e o que os seus pais faziam quando eram pequenos. Eles mostram álbuns de fotografia e falam de outras épocas com brilho nos olhos. Por serem mais velhos, também se tornam mentores, pois transmitem seus conhecimentos sobre a vida. Eles contam como tudo aconteceu e nos mostram como nós pertencemos e somos parecidos com tudo aquilo.

3- DIVERSÃO- os avós são do tempo em que criança construía seus próprios brinquedos. Alguns deles até sabem brincadeiras antigas e as ensinam para os netos. Com eles, até na hora de brincar, os netos também aprendem que o tempo não precisa ser tão rápido e que as pessoas podem viver em ritmo diferentes.

4- SEGURANÇA E CARÁTER– Todo mundo sabe que os netos podem fazer tudo o que querem, menos o que os avós não deixam. Sendo assim, os avós se esforçarão para serem exemplos, mas também para serem responsáveis dando bons exemplos. Suas presenças trarão conforto e encorojamento. Eles estarão lá quando o clica com seus pais não estiverem bom ou até se eles se separarem. Avós são âncoras afetivas.

Imagem de capa: StockLite/shutterstock



LIVRO NOVO



JOSIE CONTI é psicóloga com enfoque em psicoterapia online, idealizadora, administradora e responsável editorial do site CONTI outra e de suas redes sociais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Contato para Atendimento Psicoterápico Online com Josie Conti pelo WhatsApp: (55) 19 9 9950 6332

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui