Seu parceiro ama ou usa você?

No momento em que surge a dúvida se seu parceiro ama ou usa você, todos os seus alarmes devem soar, já que algo parece não estar bem.

Você tem dúvidas sobre se seu parteiro ama ou usa você? As crenças que temos em torno do amor, fazem com ele este, em ocasiões, não seja compreendido da melhor forma, fazendo com que as relações se tornem tóxicas.

Uma pessoa que acredita que amar é depender do outro, não poderá ser feliz e usará seu parceiro de determinadas formas. Por exemplo, usará a manipulação para que não seja deixado.

A linha que separa o amor de usar o outro para obter amor (ou alguma outra coisa) é muito tênue, em ocasiões. Por isso, é importante que estejamos atentos.

Ama ou usa você para conseguir amor?

Como já dissemos, seu parceiro pode usar você para conseguir amor. Por meio de manipulações pode fazer com que cumpra com os requisitos que ele considera que toda pessoa que ame deveria cumprir.

Isso costuma acontecer quando há uma forte dependência emocional. Seu parceiro pode ser dependente e, para fazê-lo feliz, então, você precisa fazer tudo o que ele considera que você deva fazer.

Por exemplo, se ele achar que vocês precisam fazer tudo juntos, na hora em que você demandar um pouco de independência nesse aspecto, algo vai se ativar nele.

As recriminações, usar problemas do passado para jogar em sua cara, chorar ou dramatizar a situação em excesso, dizer um “você já não me ama!” podem ser algumas das situações que podem acontecer.

Uma infância cheia de experiências dolorosas, um exemplo de casal nocivo, crenças arraigadas e errôneas sobre o amor e o medo de ficar só podem ser algumas das origens deste comportamento.

O que você precisa fazer em uma situação assim? Desde já, se você se perguntou se seu parceiro a ama ou usa você desta forma e respondeu mentalmente que sim, é preciso pedir ajuda.

Um profissional pode ajudar o seu parceiro a voltar a essas circunstâncias que lhe fizeram aprender de uma forma nociva como anda o amor.

Juntos poderão crescer com esta experiência e seguir adiante com uma relação muito mais saudável.

Não me ama, me machuca

Se a resposta à pergunta sobre se seu parceiro a ama não corresponder ao ponto anterior, pode ser que tenhamos que indagar se este é outro dos motivos.

Há pessoas que não sabem amar ou que o fazem de uma forma nociva, sem ser conscientes disso. Neste grupo entrariam as pessoas que usam às outras como se fossem objetos.

Uma pessoa que maltrata seu parceiro, por exemplo, procura se sentir superior, autoritário, exercer um poder e gozar da sensação de submeter à outra pessoa. Uma conduta daninha que mina a autoestima e a integridade da outra pessoa.

Diante de uma situação de maus-tratos, sejam físicos ou psicológicos, não há amor e isso tem que ficar claro. A pessoa que maltrata não sabe amar, por isso confunde o amor com estes atos que não têm nada a ver com ele.

Nestas circunstâncias, é preciso tentar sair desta relação e pedir ajuda. Às vezes, você tem medo e é normal. Porém, há muito apoio ao seu redor com o qual você pode contar.

Relações onde o amor não está presente

Que tipo de relação você mantém? Você está com alguém que hoje precisa de você, mas amanhã não? Você está com alguém que hoje diz “te amo”, mas amanhã dá um tapa?

Muitas vezes, podemos ficar obsessivos com essa ideia de “me ama ou me usa?”. Porém, deveríamos nos perguntar também, porque estamos aqui?

Estar nessa situação que está nos gerando dúvidas é responsabilidade nossa. Não nos esqueçamos de que sempre temos o poder de decidir se queremos ou não perpetuá-la.

Se você não se sentir bem em uma relação, duvidar sobre se seu parceiro a ama ou usa você não tem sentido. Seus sentimentos costumam ter a razão. Priorize-os sempre!

Fonte indicada: Melhor com Saúde

Imagem de capa: iko, Shutterstock



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui