GUIA DO RECÉM SOLTEIRO: esqueça o ex, conserte o coração partido e viva um novo amor.

Você se ama?

Antes de qualquer outra informação redundante, saiba que estar solteiro, namorando, casado, ficando ou enrolado, são apenas títulos. As regras de cada um deles, são estipuladas por quem as vivem. Sendo mais clara, tudo depende dos princípios das pessoas. Por exemplo, conheço muita gente que mesmo sem estar em um relacionamento sério, são leais ao sentimento carinhoso que tem pelo companheiro e também, solteiros, encalhados, como quiserem chamar, que seguem sozinhos, em busca de alguém que quando o encontrarem, eu aposto todas as fichas que serão extremamente fiéis ao amor. A verdade, é que existem muitas percepções quando o assunto principal é focado no coração. Sendo assim, há inúmeras vertentes e opiniões. Não existe o certo e o errado, o que existem são duas almas que cruzam o mesmo caminho e, por escolha de ambos, desenvolvem uma história juntas.

O tempo de solteiro é, exatamente, a parte principal da receita na execução de um bolo: o preparo. Nesse período é necessário ter paciência e sabedoria para lidar com as adversidades da vida. Digo, no sentido amoroso. Ser solteiro é aprender dosar a carência e o amor. Saber diferenciar a emoção da realidade. Como dizem os mais vividos: “Nem tudo o que reluz é ouro”. Portanto, é preciso perceber.

Deixando a emoção de lado, falando com a razão, é importante entendermos que o amor próprio é o único romance que vai durar para a vida inteira, sem se tornar uma história de suspense, terror, comédia ou drama. Portanto, quando definimos as nossas escolhas e atitudes de maneira coerente, certamente estamos garantindo um final feliz em qualquer um dos casos supostos acima. Amor próprio é juntarmos o que temos de melhor, e utilizarmos todos esses recursos a favor do bem. É separar os nossos erros, e colocá-los em uma ordem cronológica para corrigir os mais graves com uma certa urgência.

Você ainda não esqueceu o traste do seu ex?

1.Elabore uma tabela com as suas qualidades e defeitos, e com os mesmos itens do “suposto traste”. É como ter todas as cartas na mão, mas não saber o quanto elas são importantes para vencer o coração.

2.Faça uma lista com as suas idealizações sobre uma pessoa e um relacionamento perfeito.

3.Volte ao seu último relacionamento, e faça um teste de compatibilidade entre vocês. É importante que os seus desejos estejam, ao menos, 50% satisfatórios nessa relação.

4.Repense sobre todas as coisas boas e ruins, que ocorreram nesse relacionamento. É como uma balança que equilibra dois lados.

5.Nada muda. Aliás, as pessoas podem até mudar com prazo de validade, mas será que vale a pena passar por tudo isso de novo? Quando tudo conspirou para que desse certo, a pessoa optou por te causar sofrimento, qual a garantia de que ela vai te fazer feliz em uma segunda, terceira ou quarta tentativa?

6.Nada volta a ser como um dia foi. Você pode se esforçar, rezar, plantar bananeira, trocar o amargo pelo doce ou a noite pelo dia, não depende de você. Acredite, a confiança é uma só, e jamais voltará a ser um cristal intacto.

7.Você está em pedaços. Agir por impulso ou qualquer descontrole emocional, pode ser a burrice fatal do seu sofrimento. Eu sei que é difícil manter a calma, mas tente não se torturar. Você não vai encontrar as respostas que tanto procura, não vai compreender o porquê as coisas aconteceram dessa forma e não de outra. Os sentimentos de raiva, bipolaridade, nervoso, rejeição, tristeza e depressão são completamente normais.

8.Não tenha vergonha de chorar descontroladamente. As lágrimas confortam o que as palavras não são capazes de suprirem, por isso, nessa fase está valendo beber moderadamente. O álcool pode adormecer algumas sensações, mas ele não anula os fatos: seja consciente, não ignorante.

9.Respire e comece a reconstruir o futuro. Desabafar com muitos amigos para escutar opiniões diferentes e tentar organizar o quebra-cabeças de “possíveis motivos para o término”, é perda de tempo. Não podemos perder tempo, não agora…

10.Exclua os lembretes constantes. Agora que você está um pouco mais consciente e racional, é o momento de desapegar das lembranças. Ficar revivendo os bons momentos que viveram juntos não vai ajudar a esquecer, muito pelo contrário. O único jeito de esquecer alguém é seguir a vida normalmente, cortando todos os lados, sem dó, sem piedade. Jogue as fotos no lixo, tire aquele recadinho da carteira, aposente aquele casaco por algum tempo, apague o telefone da agenda e, obviamente, sem nenhum contato em Redes Sociais.

11.Reveja o seu valor: Quem você é? O que você almeja e merece? O que você aprendeu com toda essa dor? Esse relacionamento te fez melhor em quais pontos? Não tenha medo de se questionar, pois nessa etapa, a sua cabeça vai falar mais alto do que o seu passado sombrio.

12.Se ame ainda mais. Ficar sem comer, sem se arrumar, em cárcere privado, negar convites, não se dar novas oportunidades, se torturar, querer ficar doente e cogitar a ideia de que a pessoa é o seu oxigênio, é uma porta que trancamos e jogamos a chave fora. Acredite, podemos viver de amor, mas jamais morreremos por ele.

13.Siga a sua vida. Abra um sorriso e alterne o trajeto dos seus planos.

Amar ao próximo inclui, principalmente, ter amor próprio. É fundamental que todos saibam que também podemos ser felizes sozinhos, e que isso não é questão de egoísmo ou individualidade. Descobrir a nós mesmos, é oferecer o melhor para o outro. Apenas se doar, se entregar e fazer de tudo por alguém, não te torna um ser humano exemplo. Sugar aprendizados em cada momento, é compartilhar experiência e sabedoria.

Os cegamente apaixonados que me perdoem, mas sofrer de amor é opcional. Não devemos aceitar o que não merecemos, assim como não devemos fazer com o outro, as dores que não gostaríamos de sentir. Todo e qualquer relacionamento é uma troca. Afinal, se você ama e prospera o bem, por que aceitar o mal? Errar é humano, eu concordo. Mas esperar a vida passar, de olhos fechado para o mundo, porque alguém te feriu é superável.

Só você sabe o que é melhor para você.

Aprenda a se afastar de tudo o que faz mal. Você pode até chamar isso de egoísmo, mas eu descrevo como amor próprio. Mendigar a valorização de alguém que nem ao menos te enxerga, é rebaixar a própria autoestima. Relacionamento é a compreensão de ser responsável por um coração. Devendo assim, colaborar da melhor forma possível para a formação de uma relação sólida. Portanto, destruições, ofensas, traições, desinteresse, mentiras e omissões, não serão aceitas. Não seja covarde: ame intensamente e saiba ser amado.

É tudo uma questão de escolha, como sempre.

Imagem de capa: JL-Pfeifer, Shutterstock



LIVRO NOVO



Nunca confie em uma escritora confusa e romântica. As controversas entre um texto de amor e outro de desilusão, podem causar questionamentos pessoais. Consequentemente, sequelas mais graves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui