É difícil para você expressar amor pelo seu parceiro?

Se você achar difícil expressar o amor que você sente em relação ao seu parceiro, talvez você deva olhar para dentro para tentar encontrar o motivo, já que provavelmente é devido a alguma experiência anterior.

Expressar o amor que você sente por outra pessoa pode ser muito difícil para você. Isso, sem dúvida, pode causar vários problemas nas relações amorosas.

Todas as pessoas necessitam que nosso parceiro expresse seus sentimentos por nós verbalmente, não apenas com ações. Isso nos conforta, nos faz sentir bem e pode até nos fazer ganhar alguma segurança.

Os motivos pelos quais você não consegue expressar o amor

Há várias razões pelas quais você tem dificuldade em expressar amor pelo seu parceiro.

Para descobri-las, temos que voltar para a infância, à fase em que a grande maioria dos problemas é gerada e com a qual nos deparamos na vida adulta.

Alguns desses motivos são os seguintes:

– Expressões de amor não são palavras familiares para você.
– Você tem medo do compromisso.
– Você teve experiências de amor decepcionantes.
– Você sofre de alexitimia.

Exceto para o último caso, todos os anteriores são baseados em experiências que marcaram os passos que você está dando agora nos relacionamentos amorosos.

Se os seus pais não lhe dedicaram palavras de amor, é natural que você não tenha aprendido a se relacionar assim com um parceiro amoroso.

Da mesma forma, se você teve experiências dolorosas ou se, para você, relacionamentos amorosos estão ligados à palavra “dor”, é possível que isso tenha levado ao medo do compromisso.

Embora tudo isso tenha marcado você, ainda é possível escolher como agir em seus relacionamentos amorosos. Você é um adulto e responsável por sua vida. Sabendo que você pode aprender a expressar amor em relação ao seu parceiro.

O último dos casos, a alexitimia, é excepcional. Se você não for capaz de expressar amor ao seu parceiro porque sofre deste transtorno neurológico, um profissional será a melhor pessoa para indicar os passos que você deve seguir.

O parceiro é uma grande ajuda

Se o problema de não poder expressar amor for devido a experiências dolorosas, é importante que você saiba que seu parceiro desempenha um papel muito importante.

A tendência natural será incrementar as razões pelas quais você não lhe diz o que sente. Ele vai até ficar bravo com você por isso. Tudo isso não ajuda você.

Portanto, é importante que os parceiros tenham consciência de que eles têm um trabalho importante em mãos. Eles podem ajudar à pessoa que não é capaz de expressar o que sente.

Para fazer isso, devemos levar em consideração certos pontos:

– Comunique-se com o seu parceiro com amor. Nunca use raiva para repreendê-lo por algo que não é fácil para ele.
– Escolha um lugar calmo e confortável, onde ambos estiverem confortáveis. Esta é a melhor maneira de falar sobre um assunto tão sensível quanto emotivo.
– Seja empático e paciente. Para o seu parceiro, expressar amor é muito difícil. Coloque-se no lugar dele.

O positivo de tudo isso é que, embora alguém ajude o outro a expressar amor, a outra pessoa também estará aprendendo.

Você descobrirá como você gerencia suas emoções, a maneira em que você as expressa, se você é capaz de exteriorizar sua ira ou raiva do jeito certo…

Curar o passado

– Embora o parceiro seja de grande ajuda, será muito importante ir a um profissional que possa orientá-lo a seguir o caminho certo.
– Curar as feridas do passado nunca é fácil e é aí que você tem que influenciar. Se o passado não curar, será muito difícil que as emoções fluam.
– De qualquer forma, teríamos que nos perguntar qual é o peso do fato de nosso parceiro expressar o amor que ele sente por nós através de palavras.

Talvez ele faça isso mais do que qualquer coisa através de ações, mas em nossa mente abrigamos uma crença que dá maior importância às palavras.

Talvez devamos nos lembrar de todas as relações em que se expressa muito amor verbal, mas na prática não são tudo isso. O que tem mais peso?

Fonte indicada: Melhor com Saúde

Imagem de capa: Kate Kultsevych, Shutterstock



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui