Como ler as emoções nos olhos de outra pessoa

Ler as emoções nos olhos de outra pessoa é uma coisa que todo mundo consegue fazer. Afinal de contas, o olhar é a parte do corpo do ser humano que mais comunica, que mais transmite e com a qual nos conectamos de maneira mais intensa. Entender todas essas pistas não verbais inscritas nos olhos das pessoas vai nos permitir intuir, por exemplo, a falsidade, a sinceridade ou a magia da atração.

Bécquer já dizia que quem consegue falar com o olhar pode, até mesmo, beijar com os olhos. O magnetismo desses órgãos fascinantes é tão grande que às vezes não estamos plenamente conscientes de todos os segredos que escondem. Assim, uma coisa que os especialistas em comunicação sabem bem é que, embora muitos dos nossos comportamentos, atos e palavras possam ser filtrados pelos condicionamentos sociais e pela nossa vontade, o olhar expressa um tipo de linguagem que nem sempre conseguimos controlar.

“Os olhos são o ponto onde se misturam a alma e o corpo.”
-Friedrich Hebbel-
Se nos sentimos atraídos por alguém, nossa pupila se dilata. Isso também acontece quando nos surpreendemos. Além disso, nosso olhar se fixa num ponto quando tentamos nos lembrar de alguma coisa ou diminui quando ficamos suspensos num estado de introspecção. São tantas e tão sutis as nuances que caracterizam o comportamento dos nossos olhos que sempre é interessante saber mais informações sobre o tema. Dessa maneira, podemos nos aprofundar na mente dos outros ou ler suas emoções de maneira efetiva.

Como ler as emoções nos olhos

Vamos pensar nesse assunto por um momento. Se existe uma coisa à qual dedicamos boa parte do nosso tempo é a comunicação com outras pessoas. Fazemos isso (quase) sempre cara a cara, buscando o contato visual do outro. No entanto, prestamos mais atenção à mensagem oral, às palavras e à qualidade do diálogo.

Vale dizer também que nos últimos anos, com a chegada das novas tecnologias e os sistemas de mensagem instantânea, o estilo de comunicação mudou. Já não precisamos mais estar com alguém na nossa frente para dizer qualquer coisa para essa pessoa. Agora podemos até transmitir a nossa alegria, o nosso amor ou a nossa raiva por emoticons. Tudo isso não é bom nem ruim. É apenas diferente e, principalmente, mais rápido.

No entanto, com isso perdemos o poder de ler as emoções dos outros com o olhar. Nós nos privamos desse prazer, desse mistério que é desvendar com base em minúsculos gestos as mágicas nuances de qualidade ou a complexidade das nossas relações. Vamos ver agora como realizar essa leitura, essa análise…

O piscar de olhos

Quando falamos da linguagem dos olhos, nós não nos referimos apenas ao globo ocular e à pupila. O grande poder expressivo do nosso olhar se constrói principalmente em uma extremamente complexa rede de nervos e músculos que intervêm no movimento das sobrancelhas, no piscar dos olhos, no movimento das têmporas, etc.

– Tudo isso reflete a ativação emocional de cada momento, no qual o piscar dos olhos também exerce sua função. Por exemplo, sabe-se que quando alguma coisa nos surpreende, nos deixa indignados ou, até mesmo, com raiva, tendemos a piscar muito mais.

– Ao mesmo tempo, também é comum piscar bastante quando interagimos com alguém de quem gostamos ou quando estamos pensando em muitas coisas ao mesmo tempo.

Pode ser que tudo isso pareça contraditório, mas vale a pena saber que esse ato, o de piscar de maneira mais intensa do que o normal, é um mecanismo que coloca o cérebro em funcionamento quando nos sentimos mais nervosos do que o normal. Portanto, se desejamos ler as emoções dos outros através dos olhos, é importante focarmos o contexto ou a conversa que mantemos nesse momento.

A linguagem das pupilas

Nossas pupilas se dilatam quando vemos alguma coisa estimulante ou estamos em um ambiente com pouca luz. Se nos sentimos atraídos por alguma coisa ou alguém, a pupila se enche como uma lua cheia, imensa e iluminada por essa emoção, por esse poder de atração. No entanto, quando nos sentimos ofendidos ou vemos alguma coisa que nos deixa indignados ou contrariados, a pupila se contrai.

Sincronia visual

Ler as emoções das pessoas de quem gostamos é uma coisa que todo mundo gostaria de poder dominar. No entanto, às vezes não é preciso ser um especialista em linguagem não verbal para perceber a sintonia que em dado momento podemos estabelecer com um amigo, com a pessoa por quem nos sentimos atraídos ou, até mesmo, com um familiar.

Um dado curioso sobre esse tema que os especialistas nos explicam é que quando duas pessoas “se conectam”, também se estabelece uma sincronia visual, ou seja, os gestos visuais se mimetizam e começam a aparecer as mesmas microexpressões.

Olhares para os lados: tímidos e mentirosos

Todo mundo já passou por essa situação alguma vez na vida. Talvez quando conversamos com alguma criança ou alguém muito inseguro. Em vez de manter um contato visual direto, os olhares se dirigem para os lados, nos cantos onde não se encontram com o nosso rosto, naqueles espaços onde nos encontram de esguelha, onde refugiam a timidez…

No entanto, é importante salientar que a personalidade mentirosa também tem olhos esquivos. Não é algo tão evidente como quando estamos lidando com um perfil tímido ou com ansiedade social. Por isso, devemos voltar nossa atenção máxima na hora de ler as emoções e as intenções das outras pessoas.

Quem faz uso da enganação não costuma sustentar o olhar por muito tempo. Cedo ou tarde, a pessoa dirige o olhar para os lados. Para a direita, se precisa se lembrar de alguma coisa, e para a esquerda, se precisa fazer uso da criatividade.

Para concluir, assim como pudemos deduzir, os olhares transmitem uma importante e extremamente ampla variedade de informação social e emocional que às vezes nos escapa e que nem sempre é fácil de interpretar.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

Imagem de capa: puhhha, Shutterstock



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui