Seja fiel a seus princípios e não será difícil ser em seus relacionamentos

Ouso dizer que a infidelidade é um dos piores defeitos do ser humano, já que a falta de princípios abre as portas para outros piores como a mentira, o desamor e a falsidade. Ser infiel é muito mais do que trair. É ferir quem, além de te amar, um dia, confiou em você.

Nem na Literatura, o tema deixou de ser apresentado. De Shakespeare à Jorge Amado, as traições foram temas de várias obras e, curiosamente, eram baseadas em vingança, desamor e morte.

Há várias formas de traição e, em todas elas, há uma covardia sem tamanho envolvida. Há traições amorosas, sociais, familiares e profissionais e, em todas elas, as consequências são definitivas.

Traição nunca foi deslize ou acaso. Quem trai, faz sabendo do mal que irá causar no outro e das consequências da ação. O problema é que o traidor prefere satisfazer um desejo momentâneo à controlar-se a não cometê-lo. Drummond dizia que “no adultério há pelo menos três pessoas que se enganam”.

Engana-se quem acredita que a traição acontece apenas nos relacionamentos amorosos. Disfarçada de negligência, omissão ou medo, faz no trabalho, nos relacionamentos ou na vida social, as relações são mantidas pela reciprocidade que as envolve. Quando isso se quebra, a sensação é de um vazio imenso na alma.

A traição se apresenta de diversas formas: traímos um amigo quando deixamos de avisá-lo do perigo que o cerca. Traímos quando preferimos dizer ‘eu avisei” em vez de ajudá-lo a se levantar. Quando você sabe do mal que virá sobre ele, mas prefere “não se envolver”.

Traímos a nós mesmos quando, por medo da solidão, ficamos em relacionamentos abusivos. Quando negligenciamos os próprios sonhos e deixamos de vivê-los acreditando não merecê-los.

Não traia, não se traia, nem se engane. Lembre-se que a traição dói porque nunca vem de um estranho.

Confiança não é dado da noite para o dia, mas pode ser tirada em um piscar de olhos. John Maxwell , autor de mais de sessenta livros sobre liderança, afirmou exatamente isso: “não esperem que os outros confiem em você se sabe que pode trair essa confiança. Trabalhe seu caráter antes de trabalhar seus relacionamentos”.

Um conselho: não traia e não se traia. Antes de qualquer ação, lembre-se que a traição só dói porque nunca vem de um desconhecido.

Imagem de capa: marcosphoto, Shutterstock



LIVRO NOVO



A literatura vista por vários ângulos e apresentada de forma bem diferente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui