Seja como for seu atual momento, aceite-o como se o tivesse escolhido

Ainda que o momento presente seja escuro, pense que pode ensinar e ajudar a crescer, por isso que você não deve rejeitá-lo, mas sim aceitá-lo para poder transformá-lo.

Seu momento atual não é perfeito. Está cheio de coisas negativas, situações das quais desejaria escapar. Contudo, não há outra opção senão enfrentar tudo isso.

De que serve se resistir às adversidades? Ajuda negar ou culpar ao acaso tudo o que lhe acontece?
Tendemos a não aceitar o que nos acontece quando nós não gostamos. Por isso, às vezes, adotamos o papel de vítimas. Contudo, não nos damos conta de que podemos ver o que nos acontece de outra perspectiva.

A aceitação do atual momento

Sabemos que você não escolheu cada um desses momentos que o fizeram duvidar, sentir-se um fracassado e que o bloquearam até fazer você retroceder quando estava perto de alcançar seus objetivos.

Porém, ainda que seja difícil, é necessário que aprenda a aceitá-los como se os tivesse escolhido voluntariamente.

Não é impossível fazer isso, mas sim imprescindível para ser consciente de que se lamentar não trará solução alguma.

De alguma maneira você sabe que o que está lhe acontecendo não vai levá-lo a outra coisa senão adoecer. O melhor a fazer é aceitá-lo, em vez de rejeitá-lo.

Quer saber como fazê-lo?

– O negativo é uma aprendizagem: assuma-o tal e conseguirá vê-lo como positivo! As circunstancias mais difíceis o farão mais forte e permitirão amadurecer e crescer.

– Não se resigne: isso nada tem a ver com aceitação, mas sim leva à lamentação. Agarre forte seu momento presente, ainda que ele doa, conduza-o para onde você quiser.

– Não espere sentado: nada de se dar um tempo até que a tempestade passe. É necessário tomar as rédeas e, com ações, começar a caminhar para que haja uma mudança positiva hoje mesmo.

– Deixe que seus pensamentos fluam: a mente se livrará das ideias negativas que impedem que você tenha forças suficientes para sair disso. Não as retenhas, permita que elas sigam seu caminho.

Talvez um dos nossos maiores empecilhos é prender todos esses pensamentos que nos dizem que jamais superaremos isso, que somos uns desastres ou que nós merecemos todo o mal que nos acontece.

Essas ideias nos atraem tanto que, se nos agarrarmos a elas, cairemos no vitimismo e na autocompaixão. Duas das situações que poderiam se representar como uma situação sem saída.

Tudo passa, tudo se acaba

Quando tudo nos vai bem não nos centramos tanto no que acontece como quando as coisas se tornam negativas. São nesses momentos quando acreditamos que o mundo vai acabar.

Tem valorizado alguma vez os instantes felizes com seu cônjuge? Certamente não tanto como nesse momento em que a relação se rompeu ou começaram a se romper os cimentos até então construídos.

Pense que o mundo desabou em sua cabeça. Suas emoções negativas são poderosas e você as alimenta não as aceitando, enquanto repete uma ou outra vez que não merece nada do que está passando.

Porém, ainda que agora tudo pareça tão dramático, tudo passa e tudo se acaba.

Você deixou de viver seu momento presente e tem se centrado demais em seu passado e no seu futuro. Isso tem levado você por um caminho transitado pelas expectativas, os sonhos e a falta de consciência no aqui e agora.

Não tem escolhido o que lhe ocorre, mas, se o adotar como tal, isso ajudará a lidar com isso de uma maneira melhor.

Sempre há algo positivo em entender todo o mal que pode aparecer. Você só precisa observar o que lhe acontece desde outro ponto de vista.

Siga adiante passe pelo que passar, tome o controle de sua vida e não transforme os pensamentos negativos em uma prisão.

Sempre há uma solução para tudo, porque nada é permanente. Assim, olhe com otimismo o que está acontecendo e conheça as coisas boas que esse momento pode lhe oferecer.

Ainda que não acredite, sairá fortalecido, cheio de novas experiências e com uma predisposição para ver o lado bom das coisas.

Porque o mal sempre tem uma parte positiva. Se você se permitir e souber atuar, aprenderá muito mais do que pensa.

Fonte indicada: Melhor com Saúde

Imagem de capa: MJTH, Shutterstock



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui