Pode ser que seu passado não te condene, talvez apenas mostre que você evoluiu.

Às vezes, nos submetemos a um autoflagelo por causa do nosso passado…

Existem muitas razões pelas quais as pessoas não permitem que o seu passado seja anulado. Uma delas é a acusação, vinda principalmente daqueles que deveriam nos dar carinho e apoio. Sim… Porque quem mais nos afronta quanto ao nosso passado, são aqueles que estão ao nosso redor. Então, não deixe que seu passado seja um obstáculo para que pessoas negativas tirem aquilo que pode ser para você, um futuro promissor, nem permita que seus acusadores sejam um referencial negativo na sua vida. O seu futuro não depende do seu passado, e sim do seu presente, que poderá ser uma linda história de superação, e obviamente com uma vida brilhante. Não atente para o que eles dizem ou pensam a seu respeito. Apenas para aquilo que Deus fala sobre todos nós, como uma palavra de conforto para que deixemos de lado aquilo que o nosso passado traz a tona.

Onde abundou o pecado, superabundou a graça. – Romanos 5.20
Devemos entender que os erros que comentemos no passado, só deveriam servir como aprendizado para que nos tornássemos pessoas melhores, não como pedra de tropeço que nos impeça de seguir em frente. Porque é importante que as pessoas saibam que houve arrependimento e que o que queremos agora, é simplesmente seguir em frente. Então acredite, os seus erros são meramente ilustração de um passado que não pode influenciar nessa pessoa maravilhosa e cheia de vida que você é hoje. Alguém que tem uma expectativa diferenciada desse mundo onde impera o egoísmo.

Muitas pessoas podem viver o tempo todo “jogando na sua cara” aquilo que faz relação à pessoa que um dia foi e a quem você é agora. E daí que teve um passado que tenha te envergonhado que não tenha sido um “mar de rosas”? O importante é que você perceba que esse passado, hoje te serviu para um crescimento, uma evolução. É claro que não gostaria de vivê-lo novamente, apenas se lembre de que tudo na vida tem um preço. E que no atual contexto, o pagamento já foi efetuado. Você já teve o prejuízo que os seus erros te proporcionaram, agora é tempo de viver em novidade de vida. Então não há motivos para que te condenem por aquilo que um dia fez, ou pela pessoa que era.

Enfim, seu passado não te condena, aprenda e aceite que ele apenas serve para te mostrar que você é uma nova pessoa. Então tudo será mudado a partir do momento que der o próximo passo, um passo para um futuro extenso. E saiba que não será fácil, porque sempre haverá alguém disposto a apontar-lhe do dedo, mesmo que seja sem palavras, apenas com olhares.

Reserve o seu direito de modificar o seu presente e se adaptar a uma nova vida, assim poderá anunciar, numa nova página do livro da sua vida, uma nova história, colocando em prática aquilo que existe dentro de você – o amor – como um poder que muda o mundo.

Viva então, de modo que venha a mostrar uma nova condição para vencer as adversidades, dificuldades e desafios. Simplesmente porque o que passou ficou para trás. Houve uma mudança de atitude, não pode mais haver por essa razão, tristeza e abatimento na sua alma, porque o seu passado não mais te condena e você escolheu viver em novidade de vida.

Imagem de capa: Dima Zel, Shutterstock

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Jorge Amaral

Jorge Amaral, brasileiro, natural de Ataléia/MG. Colunista e escritor semi-profissional. Livro publicado – PALAVRA É ARTE – Coletânea com outros autores.
Escrevo porque considero a minha vida como uma eterna poesia, porque me perco na escrita e me encontro na leitura.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here