Frases de Audrey Hepburn que vão inspirar você

As frases de Audrey Hepburn nos demonstram que ela era mais do uma pessoa com rosto de anjo. Dessas frases, depreende-se uma filosofia de vida baseada na simplicidade, no valor da autoestima, na força da mulher e, principalmente, nessa preocupação constante pelo ser humano e pelos mais vulneráveis. Na verdade, não podemos nos esquecer do grande trabalho humanitário que marcou grande parte dos seus últimos anos.

Até hoje ninguém pode negar que Audrey Hepburn continua sendo um dos ícones mais deslumbrantes da história do cinema. Seu nome ainda é referência no mundo da arte e da moda. Seu estilo continua sendo imitado e seus filmes são, aos olhos da maioria, maravilhosos tributos a uma época quase dourada, destinada a nos fazer sonhar indefinidamente.

“Qualquer pessoa que não acredite em milagres não é realista.”
-Audrey Hepburn-

Lembramos dela em “Sabrina”, “Bonequinha de luxo”, “Minha bela dama” e “Um caminho para dois”. No entanto, nem todos sabem que antes dessa carreira impecável e brilhante no mundo do cinema, Audrey Hepburn conheceu a profunda miséria na pele. No livro “Audrey Hepburn, an intimate portrait” de Diana Maychick, são relatados os anos vividos na Holanda durante a ocupação alemã, um testemunho que sem dúvidas nos convida a entender um pouco mais a personalidade dessa mulher.

Nos anos compreendidos entre 1939 e 1945 ela e a família sofreram com a fome. Seus tios e dois dos seus meio-irmãos foram deportados a campos de concentração e ela testemunhou várias execuções nas ruas. Sua saúde ficou gravemente abalada naquela época. Ela passou por uma grave desnutrição e anemia aguda, além de problemas respiratórios que deixaram marcas permanentes no seu corpo.

A entrada dos Aliados e das Nações Unidas na Holanda representou não apenas sua salvação, mas também um acontecimento que a marcaria pelo resto da vida. Uma marca que definiria sua atitude, sua humildade e seu interesse contínuo por ajudar os mais necessitados. A seguir, algumas das frases de Audrey Hepburn que contêm a essência mais inspiradora da sua personalidade…

Frases de Audrey Hepburn para se inspirar

1. “Somente pessoas simples sabem o que é o amor. Pessoas complicadas tentam tanto impressionar que rapidamente esgotam a paciência”

Uma das virtudes que melhor caracterizou essa atriz foi sua simplicidade. Para além do glamour, desse mundo sofisticado que a rodeava, o rosto, a atitude e as mensagens dessa mulher continham essa essência humilde e sempre contagiosa que tanto a caracterizava e que, ao mesmo tempo, ela defendia.

Pessoas simples são, em última instância, mais sensatas. São pessoas que não entendem de orgulho nem de inveja e sabem se desfazer do desnecessário para priorizar o que mais importa: o amor, o respeito, a atenção com o outro…

2. “Minha vida não se baseia em fórmulas ou teorias, mas no senso comum”

O que entendemos hoje em dia por senso comum? Esse é sem dúvidas um termo que, às vezes, utilizamos levianamente, sem nos aprofundarmos nele. O senso comum não é nada mais do que o conjunto de conhecimentos e crenças com denominadores comuns: prudentes, equilibradas e lógicas. Também faz referência a esse saber interior que cada um desenvolve por experiência própria e com o qual se consegue entender, em última instância, o que é mais conveniente em cada momento…

3. “À medida que você envelhecer, vai descobrir que tem duas mãos: uma para ajudar a si mesmo e outra para ajudar os outros”

Essa é outra frase bastante conhecida de Audrey Hepburn. Um fato revelado nas suas biografias é que, apesar de estar sempre envolvida com trabalhos humanitários e ciente da importância de ajudar os outros, ela nunca se descuidou do seu crescimento pessoal.

Os anos de infância e adolescência não foram fáceis devido à guerra e à miséria, mas sobreviver ao turbilhão do mundo do cinema também não foi fácil. Ela sabia muito bem que precisava de um ponto de referência: ela mesma. Por isso sempre tentou ficar com os pés no chão e a mão no coração.

4. “Nasci com uma grande necessidade de afeto e uma terrível necessidade de dá-lo”

Até os mais fortes caem. Nós sabemos disso e Audrey Hepburn não conseguiu evitar, mais de uma vez na vida, a visita da depressão. A depressão foi aquela inimiga sempre à espreita, aquela sombra carregada de lembranças, necessidades e contradições.

A necessidade de ser amada e oferecer, ao mesmo tempo, seu coração e seu afeto aos outros a levou a viver mais de uma decepção. No entanto, grande parte desses vazios se curaram na idade adulta, principalmente quando ela se dedicou aos trabalhos humanitários.

5. “Para ter belos olhos, procure ver o lado bom das pessoas. Para ter belos lábios, diga somente palavras de bondade. E para o equilíbrio, ande com a certeza de que você nunca está sozinha”

Nas frases de Audrey Hepburn é possível perceber frequentemente uma ideia, um conceito importante: a beleza física carece de valor sem os atributos emocionais e psicológicos que definem as pessoas mais bonitas. Aquelas que sabem praticar a bondade e o respeito pelos outros, além do sempre imprescindível cuidado consigo mesmo.

6. “É possível saber mais de uma pessoa pelo que ela diz dos outros do que pelo que os outros dizem dela”

Essa é outra frase de Audrey Hepburn que nunca sairá de moda. Em qualquer contexto e em qualquer ambiente, sempre nos encontraremos aos montes com pessoas fofoqueiras, intrometidas ou enxeridas. Pessoas que falam sem saber, que opinam sem conhecimento de causa e que criticam até a exaustão.

Esse tipo de prática define, principalmente, quem as realiza. Muito cuidado com essas pessoas.

7. “Tenho que ficar sozinha frequentemente. Fico feliz se passo de sábado a segunda-feira sozinha no meu apartamento. É assim que me recupero”

A solidão pontual, que a pessoa mesma escolhe, controla e gere, é saudável e nos permite nos recuperarmos dos problemas e das pressões da vida. Audrey Hepburn também sabia disso. Embora a proximidade com as pessoas que amava sempre fosse imprescindível, ela entendia a importância dos espaços pessoais, desses cantos particulares nos quais se recuperar.

Para concluir, temos certeza de que muitos terão se identificado com essas frases de Audrey Hepburn. Não restam dúvidas de que essa luz que deixou no mundo do cinema transcendeu para além das telas para inspirar várias gerações. Ela foi uma mulher amável, amante do bom humor e das coisas simples que dão sentido à existência. Uma mulher que também quis deixar sua marca na UNICEF e que, sem dúvidas, conseguiu…

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

Imagem de capa: reprodução



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui