Nos sentirmos sós, apesar de estarmos rodeados de pessoas

Se nos sentimos sós pode ser por causa não sabemos nos relaciona com as pessoas que nos rodeiam, ou porque eles estão nos deixando de lado, e nesse caso é melhor mesmo se afastar.

Os seres humanos são sociais, por isso a interação e socialização com outras pessoas é tão importante. Porém, nos sentirmos sós quando estamos em um entorno cheio de pessoas, às vezes, pode nos frustrar.

Alguns dos motivos que podemos encontrar no fato de nos sentirmos sós pode ter a ver com a falta de habilidade social que temos ou, em ocasiões, com o fato de não sabermos escolher as pessoas que nos rodeiam.

Nos sentirmos sós depois de termos nos isolado

Há momentos em nossa vida em que podemos nos sentir obrigados a nos isolar, seja de forma voluntária ou de forma involuntária.

Por exemplo, depois de sofrer um acidente grave é possível que tenhamos que passar meses em casa até nos recuperarmos. Isso pode nos isolar dos outros.

Porém, existem outros motivos que podem nos conduzir ao isolamento. Uma depressão ou sofrer ansiedade social podem ser alguns dos motivos.

O problema surge quando nos recuperamos. No primeiro caso, do acidente; no segundo caso, da depressão ou da ansiedade sofrida.

É então quando nos lançamos de novo ao mundo, mas o pânico se apodera de nós porque começamos a nos sentirmos sós ainda estando em companhia.

Procuramos ir a festas onde acreditamos que não encaixaremos e não conseguiremos desfrutar. Por mais que estejamos rodeados de pessoas, em nada se diferencia de estar em solidão.

A pergunta que deveríamos nos fazer é: como estamos agindo nessa situação? O normal seria que interagíssemos, que falássemos com liberdade…. O que realmente está faltando?

Talvez tenha ocorrido algo. Perdemos parte de nossas habilidades sociais.

As habilidades sociais precisam ser trabalhadas

Nos sentirmos sós pode ser fruto de que perdemos parte de nossas habilidades sociais para assim interagir e socializar com as outras pessoas.
Como consequência, a insegurança e a vergonha nos invade.

Há muitas pessoas que também se sentem sós em companhia de outras porque não souberam desenvolver adequadamente as habilidades sociais que são requeridas para interagir com os demais.

Outras, em contrapartida, gozam de uma baixa autoestima que faz com que a insegurança e a vergonha se transformem em barreiras fortes e que creem que não podem derrubar de nenhuma maneira

Porém, tudo isso tem solução. As habilidades sociais, assim como se ganham, podem ser perdidas, mas também recuperadas.

Apesar de que nos expormos diante de um entorno social possa fazer com que nos sintamos deslocados, com um grande mal-estar e muita vontade de fugir, o ideal é que enfrentemos nosso medo.

A medida em que o façamos, vamos perdendo-o.

Socializar de novo com os ouros pode nos ajudar a recuperar as habilidades sociais perdidas como consequência de um isolamento e inclusive enfrentar esses medos infundados que nos fazem sentir inferiores e não válidos ao nos comunicarmos com os outros.

Nos sentirmos sós quando estamos com outras pessoas nestes casos só tem uma solução: forçar estas situações e enfrentá-las com coragem.

Que tipo de pessoas rodeiam você?

Se nada do que foi dito antes for o motivo pelo qual nos sentimos sós, mesmo estando em um ambiente cheio de pessoas, é necessário que analisemos nosso entorno.

Talvez não tenhamos percebido, mas nos sentirmos sós tem um motivo, que é nos ignorarem, tentarem nos humilhar, “nos deixarem vazios” ou nos manipularem de alguma maneira…

Há muitas pessoas tóxicas que se camuflam sob máscaras apenas perceptíveis e que fazem com que caiamos em suas redes com facilidade.

Porém, também pode acontecer que as pessoas que rodeiam você não tenham nada a ver conosco. Neste caso, é normal nos sentirmos sós, já que nossas interações serão pouco frutíferas.

Temos que escolher sempre pessoas com as quais tenhamos afinidade, facilidade para falar e com as quais possamos compartilhar experiências, pensamentos e falar com confiança.

Fonte indicada: Melhor com Saúde

Imagem de capa: shutter_o, Shutterstock



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui