Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveis

Mulheres escritoras são inspiradoras e muitas delas, para nosso deleite, foram parar nas telas dos cinemas. Segue abaixo uma deliciosa e inédita lista com 14 filmes que tratam da vida de grandes mulheres que marcaram época através de seus escritos. Elaborei, além dessa, uma outra lista com outros 14 filmes biográficos acerca de mulheres escritoras e poetisas. Quem tiver interesse pode acessá-la aqui.

1- Julia de Fred Zinnemann, EUA, 1977

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisBaseado em relatos autobiográficos do livro “Pentimento” de Lillian Hellman, “Julia” é um elegante drama de época à moda antiga, narrado em tempos diferentes para acompanhar a amizade entre duas mulheres que tomaram rumos diferentes na vida. Nos anos 30 a rica e idealista Julia (Vanessa Redgrave) vai estudar em Viena enquanto a amiga Lillian Hellman (Jane Fonda) se torna escritora com a ajuda de Dashiell Hammett (Jason Robards). Quando Lillian alcança fama é convidada para ir a União Soviética e Julia, que vive na Europa, lhe pede que contrabandeie dinheiro através da Alemanha para ajudar as vítimas do nazismo.

2- Nunca Te Vi, Sempre te Amei, de David Hugh Jones, EUA, 1987

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisEsse filme biográfico retrata os vinte anos nos quais a escritora americana Helene Hanff (Anne Bancroft), se correspondeu com Frank Doel (Anthony Hopkins), o gerente de uma livraria especializada em edições raras e esgotadas. Tudo começou pelo fato de Helene adorar livros raros, difíceis de serem encontrados em Nova York. Para deleite da escritora, uma primeira carta, para uma pequena livraria em Londres, daria início a uma troca de correspondências afetuosas com Frank por muitos anos. Neste período uma amizade muito especial surgiu entre os dois, contudo tudo indica que esse romance, apesar de picante, permaneceu apenas na esfera literária.

3- George e Frederic, de James Lapine, EUA – França, 1990

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisEsse filme retrata Amandine Dupin, uma escritora que no século XIX usava o nome de George Sand, se vestia como os homens e fumava em público – o que era um escândalo. Além de sua atitude e suas obras, ela também ficou famosa por seus romances com artistas de renome, como Delacroix, De Musset, Franz Liszt e Frederic Chopin. O filme se desenrola numa casa de campo onde vários artistas estão reunidos durante um fim de semana e onde acontece uma ciranda de flertes, ciúmes e romances.

4- Um Anjo em Minha Mesa, de Jane Campion, Reino Unido – Austrália – Nova Zelândia, EUA, 1990

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisFilme baseado no relato autobiográfico da escritora Janet Frame. O filme conta a história dela, uma jovem ruiva e tímida, que é diagnosticada como esquizofrênica e passa oito anos sendo tratada com eletrochoques em um sanatório. Janet se tornou uma das mais aclamadas escritoras da Nova Zelândia e por pouco não foi submetida a uma lobotomia. O que a salvou nesse caso foi o fato de seu livro “The Lagoon and Other Stories”, ter recebido um importante prêmio literário. O filme retrata um percurso desconcertante de uma mulher sensível que aceitou a sua vida trágica tal como ela era. Uma história de esperança, sofrimento e triunfo. Premiadíssimo filme da mesma diretora de O Piano.

5- O Amante, de Jean-Jacques Annaud, Reino Unido, França, Vietnã, 1992

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisEsse filme é baseado em um livro autobiográfico, de mesmo título do filme, da escritora Marguerite Duras, que teve um romance com um homem chinês, causando um escândalo, na época. Em 1929, em uma colônia francesa no Vietnã, uma menina francesa, cuja família passa por dificuldades monetárias, retorna de um colégio interno. Ela está no porto, tentando pegar um transporte público quando um homem de negócios chinês oferece uma carona em sua carruagem. Os dois sentem uma atração incontrolável um pelo outro e ambos acabam tendo um envolvimento sentimental e sexual.

6- Sob o Sol da Toscana / De: Audrey Wells, EUA – Itália, 2004

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisFrances Mayes, interpretada por Diane Lane, é uma escritora que vive em São Francisco até se divorciar. Ela recebe como presente de amigas um pacote turístico para a Itália. Durante a excursão, Frances passa pela Toscana e num momento mágico resolve comprar uma casa com mais de 300 anos. Enquanto ela cuida de sua nova casa acaba conhecendo muitas pessoas, aprende a viver à moda italiana e se apaixona pela vida. O filme foi inspirado no livro “Sob o Sol da Toscana – Em casa na Itália” escrito por Frances. Baseado em fatos reais, mas não é fiel à história de vida da escritora.

7- Os Amantes do Café Flore, de Ilan Duran Cohen, 2006

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisEsse filme retrata a época em que Simone de Beauvoir se envolve com o filósofo Jean Paul-Sartre. Simone nunca quis ser feita por marido nenhum. Quis fazer a si mesma. No processo dessa recriação de si, encontra Sartre. De algum modo juntos eles ocupam-se da criação do que ficou chamado de existencialismo. O filme se passa em Sorbonne, Paris em 1929. Simone de Beauvoir se apaixona por Jean Paul-Sartre e juntos eles embarcam numa viagem erótica e emocional. Quem tiver interesse em leituras sobre essa relação pode ler os livros de memória de Simone, especialmente “A força da Idade”, ou o livro “Beauvoir Apaixonada” de Irène Frain.

8- Julie & Julia, EUA, 2009

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisJulia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, “Mastering the Art of French Cooking”. Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências. Depois disso Julie seguiu a vida se dedicando à escrita.

9- Comer, Rezar, Amar / De: Ryan Murphy, EUA, 2010

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisImpossível falar de mulheres fortes e maduras, sem se lembrar desse filme. Julia Roberts está espetacular interpretando a escritora norte-americana Elisabeth Gilbert que resolve se divorciar e largar tudo, seguindo para a Itália, Índia e Bali. Em sua última parada conhece um brasileiro que faz seu coração bater mais forte. O filme é uma biografia encantadora da escritora e tem motivado mulheres do mundo todo.

10- Magia além das palavras, de Paul A. Kaufman, EUA – Canadá, 2011

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisEssa cinebiografia não foi autorizada por Joanne Rowling, mas vale a pena para quem tem interesse em saber mais sobre a atmosfera na qual a escritora compôs sua famosa série de livros juvenis sobre Harry Potter. A criação da estória do bruxo mirim, no entanto, permanece em segundo plano nessa narrativa, uma vez que o filme é focado em aspectos até então pouco conhecidos da vida da escritora como seu primeiro casamento em Portugal, o conturbado relacionamento com seu pai e o período de pobreza e depressão que viveu antes de seu primeiro romance ser publicado.

11- Walt Disney nos bastidores de Mary Poppins, de John Lee Hancock, EUA – Reino Unido – Austrália, 2014

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisDurante 20 anos, Walt Disney (Tom Hanks) tentou adquirir os direitos de Mary Poppins da escritora australiana P.L. Travers (Emma Thompson), que sempre se recusou a vendê-los para a Disney. Entretanto, uma crise financeira fez com que ela mudasse de ideia. Desta forma, Travers viajou até os Estados Unidos e passou a trabalhar juntamente com a equipe de Walt Disney para produzir o filme baseado em Mary Poppins. Minuciosa e exigente, a escritora deu trabalho à Walt Disney, no entanto, independente dos percalços, o filme foi concluído.

12- Violette, de Martin Provost, França – Bélgica, 2014

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisNo início dos anos XX, a escritora Violette Leduc (Emmanuelle Devos) encontrou a filósofa Simone de Beauvoir (Sandrine Kiberlain) e daí nasceu entre as duas uma intensa amizade que durou por toda a vida. Dessa forma Simone encorajou Violette a escrever mais, expondo suas dúvidas e medos, abordando em seus escritos todos os detalhes da intimidade feminina.

13- Rainha do deserto, EUA – Marrocos, 2015

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisGertrude Bell (Nicole Kidman) nasceu na Inglaterra, mas fez fama devido ao seu trabalho no Oriente Médio. Escritora, arqueóloga, cartógrafa e exploradora, ela passa também a trabalhar para o governo britânico como representante na região. Logo faz amizade com T.E. Lawrence (Robert Pattinson). Com o tempo, Gertrude acaba participando da criação dos estados da Jordânia e do Iraque. O filme enxerga Gertrude pela visão do outro, como esposa, filha e amante. A direção abraça a premissa de um romance em estilo literário, com diversos personagens e amores que se fazem e desfazem ao longo de muitos anos.

14- O castelo de vidro, EUA, 2017

asomadetodosafetos.com - Mulheres escritoras em 14 filmes biográficos e sensíveisBaseado no livro Castelo de Vidro”, da jornalista Jeanette Walls, a trama retrata a infância da escritora, criada com os irmãos no seio de uma família desequilibrada, bastante humilde e nômade. Apesar da situação crítica vivida pela escritora quando ao lado dos pais, esse filme mostra os progenitores de forma amorosa, como pessoas livres em busca de uma vida fora do convencional. Na teoria, o pai alcoólatra e impulsivo se coloca como cerne da família e a leva com ele em suas estranhas empreitadas.

Acompanhe a autora no Facebook pela sua comunidade Vanelli Doratioto – Alcova Moderna.



LIVRO NOVO



Vanelli Doratioto é especialista em Neurociências e Comportamento. Escritora paulista, amante de museus, livros e pinturas que se deixa encantar facilmente pelo que há de mais genuíno nas pessoas. Ela acredita que palavras são mágicas, que através delas pode trazer pessoas, conceitos e lugares para bem pertinho do coração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui