Enriquecer momentos, uma habilidade ao alcance de todos

A vida é uma fantástica coleção de instantes. Por isso, a atitude de aproveitá-los e torná-los bonitos, a habilidade de enriquecer momentos, é uma das que mais nos aproxima do nosso melhor estado de ser, em paz e com bem-estar. Durante a maior parte de nossa vida estamos correndo atrás do relógio, por obrigações e atividades que muitas vezes são estressantes. Essas circunstâncias de vida, se não forem geridas adequadamente, acabam provocando um mal-estar generalizado. Insatisfações crônicas, estresse no trabalho e ansiedade nos levam a um estado de ânimo que jamais escolheríamos para nós.

Qualquer pessoa pode passar por momentos de estresse, sentir-se agoniada, cansada e também triste. Situações que deveriam ser pontuais em nossa vida são cada vez mais comuns e frequentes. De algum modo esse estresse nos envolve e acaba sendo uma armadilha da qual não conseguimos escapar. Isso chega a tal ponto que, um belo dia, levantamos da cama e pensamos: “Como é isso de aproveitar a vida, como podemos enriquecer nossos momentos diários?”. Esses momentos que, por serem pequenos e acontecerem de maneira muito natural, muitas vezes são deixados de lado e esquecemos da receita para torná-los mais gostosos.

No que consiste enriquecer momentos?

Enriquecer momentos é uma habilidade de regulação emocional desenvolvida por diferentes enfoques da psicologia, como a Psicologia Positiva ou a Terapia Comportamental Dialética para o Transtorno de Personalidade Limítrofe da psicóloga Marsha M. Linehan.

Dizemos que é uma habilidade de regulação emocional porque abarca todos os comportamentos e pensamentos dirigidos ao objetivo de potencializar o bem-estar e reduzir as diferentes emoções negativas, como a raiva, a ansiedade ou frustração. Tornar o momento mais bonito é uma habilidade muito útil para enfrentar as obrigações e situações cotidianas a partir de um enfoque mais positivo.

Como tornar as obrigações cotidianas mais agradáveis?

1. Viver o momento presente

Em primeiro lugar, enriquecer momentos tornando-os mais bonitos é uma habilidade que requer uma capacidade pelo menos mínima para nos distanciarmos do passado e do futuro. Nesse ponto, a prática do Mindfulness pode ajudá-lo. Trata-se de ser capaz de parar durante um minuto, observar o entorno e aceitar o que está vivendo quando estiver fazendo suas atividades cotidianas.

Ser capaz de viver o momento presente é o primeiro passo para recuperar essa receita perdida de que estávamos falando. Nesses momentos em que puder parar e prestar atenção, tente conhecer em profundidade seus sentimentos, seu entorno e as sensações que te trazem os movimentos que você realiza ou os estímulos que incidem sobre você. Como exemplo, podemos pensar na água do chuveiro batendo na pele durante o banho.

2. Mudanças… quem disse medo?

A influência do ambiente sobre nosso comportamento e nossas emoções já foi amplamente estudada pela Psicologia Ambiental. Para entender essa influência, primeiro devemos nos perguntar e procurar entender como está organizado o ambiente em que realizamos nossas tarefas e obrigações. Diferentes estudos explicam como os ambientes mais organizados, com luz natural e objetos familiares que nos lembram de bons momentos, potencializam nosso bem-estar e melhoram nosso rendimento.

“O propósito da vida é ser vivida, saborear a experiência ao máximo, para chegar com interesse e sem medo a novas e ricas experiências.”
-Eleanor Roosevelt-

Introduzir ou colocar ao alcance do seu campo de visão imagens que lembrem suas metas ou seus sucessos também ajudará a enriquecer momentos e a potencializar a sensação de bem-estar. Também podemos colocar em lugares chamativos frases motivadoras ou frases que lembrem o porquê de estarmos onde estamos, o motivo de um dia termos escolhido esse caminho que estamos seguindo. Desse modo, você melhorará sua motivação e aumentará sua capacidade de se esforçar e sua persistência.

Por outro lado, é útil também tirar do seu ambiente objetivos ou fotos que o empurrem para sentimentos negativos. Se detectamos objetivos que não nos transmitem boas sensações, ou mesmo que trazem más lembranças, nosso bem-estar diminui. Tirá-los de nosso campo visual vai potencializar o bem-estar.

É necessário sempre lembrar que se dedicar a tarefas rotineiras e entediantes será mais fácil se as mesmas forem realizadas em um ambiente que convide você a ficar, que transmita serenidade, em um local no qual você se sinta em casa.

3. Faça seus instrumentos de trabalho ou de estudo com os melhores materiais

Pode ser muito positivo cuidar dos materiais ou instrumentos pelo meio dos quais você trabalha: este é um detalhe de carinho que podemos ter com nós mesmos. Se você tem que estudar, é melhor fazê-lo com anotações que sejam agradáveis à vista, coloridas ou com imagens claras e nítidas. Trabalhar ou estudar a partir dos melhores materiais possíveis melhorará seu rendimento e sua motivação. Há pessoas que pensam que investir nisso é uma perda de tempo, mas na realidade é exatamente o contrário.

Por outro lado, se você já passou da fase dos estudos e está trabalhando, seu trabalho deve ser feito com os materiais de que mais goste. Tenha certeza de contar com todos os elementos necessários para poder desenvolver suas tarefas de modo eficaz. Ter os materiais que nos agradam e que tornam nosso trabalho mais fácil ajuda a focar e a ser positivo em relação ao trabalho que deve ser feito.

Por exemplo, se você usa agenda, pastas e o computador, eles podem tornar a tarefa mais prazerosa se forem bonitos, se, ao olhar para eles, você tiver vontade de usá-los. Para isso, pode-se colocar uma imagem motivadora no fundo de tela. Uma imagem que lhe traga emoções positivas. Se você pode ouvir música enquanto trabalha, não tenha dúvidas, faça isso! A música melhora o rendimento e o estado de ânimo, potencializando a criatividade.

“Quando você está entusiasmado com o que está fazendo, sente a energia positiva. É muito simples!”
-Paulo Coelho-

4. Cuide de cada detalhe de seus hábitos cotidianos

As refeições costumam criar momentos de interação muito agradáveis e por isso são oportunidades estupendas para se tornarem momentos ricos. Para potencializar seu bem-estar geral, pode ser muito útil cuidar dos detalhes na hora das refeições. Fazer um prato que lhe pareça atraente, uma mesa bem posta, colocar flores ou velas sobre a mesa… Mesmo que os detalhes sejam só para você, farão com que você desfrute ao máximo cada instante.

Todos esses pequenos detalhes são percebidos pela sua mente, e lhe permitem ir enchendo a mochila de emoções positivas e motivação. Nesse sentido, enriquecer momentos permitirá ter o controle sobre a sua rotina. Além disso, é verdade que cuidar de cada detalhe requer um certo esforço, mas é um esforço que vale a pena porque tem um impacto positivo direto tanto em você mesmo quanto nas pessoas que o cercam.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

Imagem de capa: Jacob Lund, Shutterstock

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here