10 frases para recomeçar

Uma vez ou outra, a vida nos leva de volta para a beira do mar, onde tudo que há é confusão. Quando avançamos em uma tarefa e percebemos que tudo deu errado, ou quando enfrentamos a perda definitiva de um amor, ou de uma realidade cativante. São momentos em que ouvir frases para recomeçar pode ser de grande ajuda.

Na verdade, as palavras ‘começo’ e ‘final’ são apenas construções da nossa mente. Em cada minuto de vida, estamos iniciando e terminando algo. Tanto biológica quanto psicologicamente, estamos sempre mudando. Todo o tempo há mudanças e talvez existam apenas dois extremos em que podemos afirmar que algo começa e termina em um sentido absoluto: quando somos gerados e quando morremos.

“O primeiro passo não te leva para onde você quer ir, mas te tira de onde você está”.
– Anônimo –

A vida é como as partidas de futebol: “não acaba até que o árbitro apite o final”. Portanto, nunca é tarde para recomeçar. Há muitos exemplos de pessoas que tentaram, mesmo em idades muito avançadas, e conseguiram. Muitas delas nos deixaram como legado belas frases para recomeçar. Esta, por exemplo, é uma bela declaração de Carl Lewis:

“Nunca se é muito velho para definir um novo objetivo, ou para sonhar um novo sonho”.
-CS Lewis-

Ver-nos diante da alternativa de começar tudo de novo é uma situação recorrente. Não é tão simples assumir que algo importante terminou e que, de uma forma ou de outra, foi deixado para trás. Recomeçar exige coragem e também motivação. Por isso trouxemos 10 dessas frases para recomeçar, que podem lhe dar força quando todos os caminhos se fecharem.

Frases para recomeçar

Há momentos em que enfrentamos perdas bruscas. Isso acontece quando alguém morre ou se vai definitivamente. Também, por exemplo, quando perdemos o emprego, uma propriedade da qual muitas coisas dependem ou uma grande quantidade de dinheiro. É nessas ocasiões que sentimos que devemos começar de novo e, além disso, fazê-lo do zero.

A parte mais difícil é dar o primeiro passo. Significa aceitar a perda e começar um novo caminho. Exige decisão, coragem e energia. É por isso que muitas vezes hesitamos em seguir em um novo caminho. No entanto, é importante lembrar algumas dessas frases para recomeçar que foram deixadas por grandes filósofos:

“Uma viagem de mil milhas começa com um único passo”.
-Lao-Tse-

“O começo é metade do todo”.
-Pitágoras de Samos-

O medo é nosso principal inimigo no momento de recomeçar. É normal. No entanto, nesse ponto, vale lembrar de Joseph Campbell, um grande pensador que também nos deixou frases maravilhosas para começar de novo. Ele nos adverte que os perigos às vezes só existem em nossa imaginação. Que muitas vezes o mais precioso está precisamente do outro lado dos medos. Esta frase de Campbell resume:

“A caverna em que tememos entrar tem o tesouro que estamos procurando”.
-Joseph Campbell-

Recomeçar após um fracasso

Há outros momentos nos quais a necessidade de recomeçar não nasce exatamente de uma perda, mas principalmente de uma fracasso. Como quando tentamos iniciar uma nova empresa e tudo começa a dar errado, até que chega a um ponto em que parece impossível seguir adiante.

O fracasso imprime uma marca forte em nossa confiança e em nosso desejo de avançar. Não é fácil reunir novamente as energias necessárias para começar de novo, para tentar novamente. É quando as magníficas cápsulas de sabedoria que grandes personagens da humanidade nos deixaram ganham força. Estas são algumas delas:

“Nada está perdido se você tiver a coragem de proclamar que tudo está perdido e que você deve começar de novo”.
-Julio Cortázar-

“O fracasso é a oportunidade de recomeçar com mais inteligência”.
-Henry Ford-

“Embora ninguém possa voltar e fazer um novo começo, qualquer um pode começar a partir de agora e fazer um novo final”.
-Maria Robinson-

Precisamos de coragem para admitir que falhamos. Também de ousadia e força para entender que nenhum fracasso é definitivo. Muito pelo contrário: os erros são grandes professores que sempre nos alimentam. Devemos aprender a transformar os erros em uma fonte de sabedoria.

O começo e o final são relativos

Os conceitos de começo e fim são muito relativos. Toda realidade tem seus ciclos. No inverno tudo termina, apenas para recomeçar na primavera. Isso é o que está maravilhosamente expresso em uma frase Lao-Tse: “O que a lagarta chama de fim, o resto do mundo chama de borboleta”.

Somos isso, um eterno final e um infinito recomeçar. De uma maneira ou de outra, nada começa e nada termina. O que há são processos que ocorrem, onde há tarefas que acabam para dar lugar a outras. É o que nos lembra Pedro Alborán nesta frase:

“Chegar ao fim não significa acabar. Muitas vezes me pergunto se terminar algo é apenas o início de um novo caminho. E essa dúvida é o que me impulsiona a experimentar um novo começo”.
-Pablo Alborán-

A força para recomeçar nos dá a convicção de que tentar novamente vale a pena. A vida exige que sejamos capazes de crescer. A experiência e o conhecimento em torno da arte de viver só são adquiridos vivendo. E os novos caminhos são um chamado para sentir a fundo o pulso da vida, para nos renovar e descobrir novas realidades. É o que Mark Twain diz nesta reflexão:

“Dentro de vinte anos a partir de agora você irá se arrepender das coisas que você não fez, então solte as amarras e saia da sua zona de conforto, procure o vento nas suas velas. Explore, sonhe, descubra”.
-Mark Twain-

Não percamos de vista que nada dura para sempre. Que os finais e as perdas fazem parte da vida. Mais cedo ou mais tarde vamos dar de cara, frente a frente, com a exigência de recomeçar. É nesses momentos que se torna possível corrigir erros, ajustar ações e elevar os objetivos. Recomeçar sempre inclui a magia, e por que não, a emoção, de uma nova oportunidade.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

Imagem de capa: differpp, Shutterstock

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here