Você tem mania de romantizar migalhas? Então, esse texto é pra você…

“Buscar um relacionamento quando se está num alto nível de carência é como ir ao supermercado com fome, qualquer porcaria serve.”

Essa Tati Bernardi é minha deusa da literatura moderna. Fala umas verdades que só de ler a gente se liberta.

A gente tem dessa de achar que qualquer coisa é melhor que nada, quando “na crise” não podemos escolher muito. Ou agarra. Ou lamenta. E nessa de aceitar qualquer miséria a gente enfeita carnavais, romantiza o meio termo, aumenta o mais ou menos. Acha que encontrou o amor da vida – “Ah o amor genuíno, que magnífico! Dar sem esperar nada em troca!” – quanta ingenuidade, meu Deus. Dar sem receber é caridade, amor é troca contínua e genuína.

Mas, vem cá, alguém já te disse o que significa genuíno? Ou você ta lá suspirando pelas palavras bonitas de Jetsunma Tenzin Palmo, sem refletí-las?

Pois bem, genuíno é tudo aquilo que é verdadeiro, puro, excêntrico. O amor genuíno é merecimento da troca. Eu desejo a felicidade do outro porque ao nos relacionarmos, houve uma troca mútua de interesses, sentimentos e vibrações verdadeiras.

PARE DE ROMANTIZAR O DESINTERESSE! (Sim, isso foi meu subconsciente enviando uma mensagem para eu mesma também).

Existem dois sinais clássicos que marcam o limite “de municípios”: Ficar em cima do muro e te esconder.

Se um cara faz isso, foge. Tranca teu coração e esconda a chave. Sabe por que? Ele não está sendo genuíno.

O sentimento genuíno faz você sair de casa de moto num frio filho da puta, e atravessar a cidade só pra ver alguém. O sentimento genuíno faz você se doar só pra melhorar o dia de outra pessoa. O sentimento genuíno te proibe de pestanejar pra estar com o outro. Sabe aquele lance de quem quer faz? Então, é clichê, mas é verdade.

Esses dias eu assisti um vídeo de uma terapeuta holística e no vídeo ela cita um método pra saber o porquê você não realiza algumas coisas na vida. Basicamente você escreve uma lista de coisas que você acha que deveria fazer, depois pra cada uma dessas coisas você aplica a frase “eu poderia fazer isso, se eu realmente/verdadeiramente quisesse”. E você percebe que as coisas que você não faz, não são arquivadas por falta de recursos, mas porque você verdadeiramente não se sente à disposição em fazer.

Você merece alguém que te olhe com tamanha ternura que não te deixe dúvidas. Merece ser abraçada em público, beijada em público, sem o menor sinal de receio. Você merece ser assumida! Merece ser o amor da vida de alguém, alguém que não esconda o quanto é louco por você. Você merece ser amada, porque nós sabemos que assim sendo, você também não medirá esforços em se doar, em ser para o outro, em fazer o que estiver ao seu alcance só pra ouvir um “você melhorou meu dia” e aceitar isso como sua maior recompensa.

Você merece alguém que no dia do teu aniversário te mande flores, te peça em namoro ou casamento com bombons e um cartão. Você merece fazer aquela viagem pra praia e cantar na areia diante daquela imensidão… de amor, declarado em cada nota, cada tom, cada palavra. Você merece alguém que não tenha dúvidas sobre passar o resto da vida contigo. Merece alguém que não tenha medo de enfrentar o mundo por você. Você merece alguém que não te desvie dos teus valores, nem da tua boa conduta e que assim, valorize o trabalho árduo dos teus pais na tua educação.

Você merece alguém que desça do muro, te de a mão e saia por aí, dizendo pra quem quiser saber que você e só você, é a mulher da vida dele. Alguém que te respeite, que te seja altruísta, que acredite nos teus sonhos e queira vivê-los com você.

Você merece ser a mulher, a amiga e a amante de alguém, tudo numa só. E que ao ter, ele saiba reconhecer e ser grato por cada uma. Você merece ser a prioridade na vida de alguém.

Merece fotos no Facebook, check-in, almoços em família, receber música com dedicatória. Merece presentes e presença. Muita presença. Sempre que possível. Merece chocolate quente na cama, no sofá, ou tablete deixado embaixo do travesseiro. Merece a excitação da sexta a noite e continuar sendo interessante na segunda de manhã, mesmo quando deixar de ser novidade.

Você merece alguém que ore com você, independente da religião, e que te ajude a fortalecer a sua Fé. Merece alguém que ache as suas dores as maiores do mundo e que não hesite em dizer “eu estou aqui mesmo que tudo der errado”. Você merece alguém que diga que te ama, e que, principalmente, demonstre isso todos os dias.

Se alguém diz que te quer, que te ama, ou que está apaixonado por você, mas não toma uma ATITUDE para viver isso contigo, recolha seus sentimentos e mude de direção.

Aceitar menos do que você merece é viver de migalhas.

Seja genuíno consigo próprio.

Imagem de capa: pyrozhenka, Shutterstock

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Ana Carolina Santos

“Fisioterapeuta por formação e de coração; Virginiana com ascendente em Peixes; Cantora por hobbie; Apaixonada por Teatro Mágico e fotografia. Romântica, sensível, e apimentada. Menina mulher, de uma Fé inabalável.”

50 COMENTÁRIOS

    • É bem aquele ditado: “quando seus pais quiserem lhe ensinar algo, aprenda, pois a vida não ensina com o mesmo amor”… Algumas coisas a gente aprende na marra…

    • Hahahaha então Elaine, escrevi esse texto pra mim, acredita? E sem muita pretensão resolvi publicar… Não é que muita gente sentiu o msm tapa na cara?! Aiii Deus kkkk

  1. Ler esse texto me fez valorizar o que tenho em mãos. Pela primeira vez um relacionamento genuíno. O único problema é a distância que chegou por circunstâncias maiores e está atrapalhando tudo. :/

    • Que bacanaaa!!! Que vocês sejam muito felizes!!! E lembre-se, distância é apenas um detalhe quando o amor é maior… Quem quer, faz! Lembra? 😉 um beeeijo

  2. É interessante quanto a gente sabe, ouve, e entende uma verdade, mas não consegue aplicar as nossas vidas!
    Este texto é pra mim, para qualquer e toda mulher que vive em estado de submissão à ausência de reciprocidade por implorar as migalhas que fingem nos alimentar!
    Que possamos nos o libertar de tudo que não nos sacia, apenas dão na sensação de bem estar!

    • É muito difícil se libertar disso, eu concordo! Mas, acreditar que merecemos mais, é ser fiel ao nosso coração, e isso é uma prática de convencimento diária! Até que nosso subconsciente não se contente com pouco! ♡

  3. vou aceitar esse conselho. Afinal nunca experimentei amor mesmo. TO CAGANDO Não é SECA quando vc tá no sertão é cotidiano e me dar água para poder viver é o essencial. Esse texto é para gente carente mesmo, para gnete que tem uma esperança e chora somente por um dia ruim. Mas ninguem chega a pensar em gente como eu que as lágrimas já secaram e o único sentimento que sente é amargura e ódio. É uma tolice falar de amor, somente tesão e paixão, que pode ser sustentado por anos com mentiras e enganações Quanto mais feliz for o casal que viveram anos jutnos, mais PODRES eles tem.Quanto menos sinceras as pessoas são, mais charmosas e amáveis elas são. Quanto menos carinhosas elas são, mais despojadas e sexuais elas são. E na moral? Caguei para coments

    • Sei que é muito difícil acreditar em amor quando pessoas que não sabem amar passam por nossas vidas e deixam marcas. Mas, o amor tbm está em outras coisas e pessoas que não sejam relacionamentos, homem, mulher. É só olhar em volta, o amor se encontra nas pequenas coisas cotidianas… Muita luz pra ti ♡

  4. …minha namorada (e futura esposa) é exatamente isso! Acredito que as mulheres precisam se valorizar, com certeza, mas assim como todas precisam sempre estar de olhos bem abertos para o mal, tb se faz necessário enxergar as chances que a Vida lhes oferecem… Foi assim que eu fui presenteado por Deus Com o Amor da minha Vida!

  5. Gostei do texto, realmente motivador e faz a gente reconhecer nosso valor. Porém, poderia ser um texto sem gênero, afinal, não é só mulher que gosta disso. Obrigado!

  6. É incrível como realmente nos contentamos com migalhas, esse texto simplesmente nos faz questionar muito sobre quem vale realmente a pena nos dedicar para não se decepcionar depois. É tio isso: está vendo eu avisei!!!

  7. Acredito que esse mito do “amor romântico” dos contos de fadas é um parâmetro muito ruim para idealizar um bom relacionamento. Crescemos ouvindo que iremos encontrar alguém que nos fará feliz, como se não fôssemos capazes de fazer isso sozinhos. São as relações de dependência que estragam tudo.

    Estou cada dia mais convicto de que boas relações são construídas por indivíduos bem resolvidos e que não esperam nada do outro a não ser um complemento para o que já é firme e soberano dentro de si.

    Se tenho amor próprio, atraio pessoas com a mesma intensidade e não esperarei efusivas declarações de amor ou holofotes de ninguém, já que não preciso disso para me sentir melhor. É exatamente o excesso que desestabiliza um namoro.

    Vários psicanalístas e terapeutas de casais pedem que as pessoas não exponham tanto suas emoções ou seus parceiros, pois concluíram que o mistério e a paciência são fortes aliados das relações duradouras, o que contrária este texto aqui.

    Logo, com todo respeito, discordo do texto em muitas partes.

  8. Que texto lindo, estava mesmo precisando ler algo assim pra me abrir os olhos. Às vezes romantizamos um simples zap de bom dia, quando na verdade esse mesmo zap é compartilhado com mais centenas de contatinhos que se tem na agenda. Triste realidade, mas abrir os olhos é algo melhor que viver na ilusão. Adorei o texto. Amo essa página. Parabéns!!!!

  9. Maravilhoso!!!
    Já estive em uma situação assim…parece que fiquei cega!! Mas acordei…ainda gosto muito dele…mas vai passar!!!
    O amor próprio as vezes grita!
    Sei que vou encontrar um amor verdadeiro, porque sei que mereço!!

  10. Esse texto foi como ver duas fotografias: uma do passado, anos de migalhas e de fome. E do presente, quando enfim encontro o amor genuíno, recíproco e que, depois de tanto tempo, pude ver que existe mesmo..
    O que tenho a dizer é que ele vem, a seu tempo, quando estamos prontos pra receber, identificar e viver O AMOR em sua plenitude..no nosso caso, aos 40 anos de idade. 💕 É como um reconhecimento, um reencontro…sem atropelos e sem dúvidas. Simplesmente acontece…🙏✨

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here