Quando alguém que você ama estiver passando por um momento difícil, lembre destas 13 coisas

Por BETH BURGESS

Existem algumas coisas que você pode fazer para pessoas que você considera e que estão passando por momentos difíceis.

Saiba porém que, frente a qualquer coisa que você possa dizer, um grande diferencial é garantir o seu tom de voz e comportamento é apropriado.

Abaixo, coisas que podem ser lembradas nesses momentos:

1. Faz parte da vida, em alguns momentos, não estar bem

As pessoas que não estão bem podem piorar a sua situação criando expectativas irreais sobre si mesmos. Relembre o seu ente querido que o problema atual não diminui o valor de quem são como pessoas.

2. Você não está sozinho (a)

Mesmo que você não possa ajudar a resolver o problema atual, estar ao lado de quem está sofrendo pode fazer toda a diferença. Lembre a pessoa que você ama a e considera, mantenha-se por perto e diminua sua sensação de solidão.

3. Esqueça a vergonha

Quando as coisas estão dando errado, é normal expressar inicialmente sentimentos de raiva e frustração, mas chafurdar em sentimentos de injustiça ou culpa não ajudam ninguém. O caminho para melhora está na busca por soluções.

4. As dificuldades tornam você mais forte

Sabedoria, força e resistência podem ser construídos a partir de tempos difíceis. Ajude a pessoa amada a ver como ela está crescendo como pessoa, mesmo que ela sinta que está atravessando o inferno.

5. Dê um passo atrás

Pessoas que estão passando por tempos difíceis ficam tão atoladas em seus problemas que podem perder a perspectiva do todo. Lembre quem você quer ajudar que dar um passo atrás pode ajudar a ver as coisas sob uma nova luz.

6. Nada dura para sempre

Uma das coisas mais terríveis durante os tempos realmente difíceis é a sensação que aquela situação nunca terá fim. Mas, na realidade, nada dura para sempre – nem mesmo as emoções mais horríveis ou piores circunstâncias.

7. Resolva os problemas passo a passo

Tempos difíceis muitas vezes podem trazer sentimentos complexos e confusos, e aqueles que estão lutando podem se sentir paralisados e incapazes de tomar decisões. Lembre-lhes que eles não têm que resolver todo o problema de uma vez. O progresso acontece quando resolvemos gradativamente os obstáculos.

8. Procure a porta aberta

Quando a vida fecha uma porta, outra uma vontade sempre aberta. Relembre o seu ente querido que ele deve ficar atento a novas oportunidades e soluções.

9. Você passou por momentos difíceis antes

Lembre quem você quer bem que, em outras épocas, coisas ruins aconteceram e mesmo assim ele (ela) sobreviveu.

10. Existe algo de bom em cada dia

Passar por dificuldades pode levar a uma atitude negativa. Se alguém está realmente passando por um momento desesperadamente difícil tente perguntar sobre as coisas boas da sua vida e sobre as coisas que têm dado certo. Lembrar que, apesar de tudo, ainda existem algumas coisas boas pode alimentar a esperança.

11. Reconheça os pequenos ganhos

Reconhecer os esforço de quem está lutando pode fazer uma grande diferença no seu dia. Elogiar, desde que sinceramente,  pode ajudar na recuperação da estima e motivar.

12. Foque no agora

Muitas vezes, as pessoas que estão passando por tempos difíceis se preocupam até mais com o futuro do que com o passado. Lembre quem você considera de que o mais importante é concentrar-se no agora, porque essa é a única parte da história que pode mudar no momento.

13. Seja gentil consigo mesmo (a)

Relembre o seu ente querido que tempos difíceis são mais fáceis quando aceitamos quem nós somos e nos respeitamos oferecendo o tempo e espaços necessários para a recuperação.

Por: BETH BURGESS
Traduzido e adaptado por Josie Conti

Imagem de capa: Antonio Guillem/shutterstock
Do original: When Someone You Love Is Having a Tough Time, Remind Them of These 20 Things



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui