8 motivos para não falar mal da solidão

A solidão, às vezes, é encarada como um mal que precisa ser combatido. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, ela também tem um efeito benéfico, que nos auxilia a encarar muita coisa na vida e até ajuda a melhorar a qualidade dela em alguns aspectos.

Eis alguns motivos que justificam que ficar um tempo sozinho pode fazer bem para a sua alma:

  1. Ficar sozinho te dá tempo para pensar

A vida, às vezes, pode ser meio louca, tanto para o lado bom como para o ruim. Com a correria do dia a dia, é fácil se perder durante uma semana atribulada e fica difícil achar um tempo para si mesmo, para processar melhor as informações que recebemos. Ter um tempo a sós nos dá esse tempo que precisamos para refletir sobre coisas importantes e para organizamos nossos sentimentos sobre o que acontece ao nosso redor. Sem ele, podemos ficar sobrecarregados com todas as coisas que tentamos avaliar e isso pode levar a ainda mais ansiedade e estresse mental.

  1. Pode excitar sua criatividade

Não importa se você é um escritor, artista, técnico de informática ou músico. Esses momentos a sós trazem a motivação e a oportunidade para abrir a mente e explorar novas ideias e, em seguida, achar um bom uso para elas.

  1. Se conhecer melhor

Passar um tempo sozinho significa levar em conta seus pensamentos e sentimentos acima dos que qualquer outra pessoa. Pode parecer egoísta, mas não é. É necessário para que sua personalidade seja explorada com profundidade.

  1. Ajuda a te tornar mais independente

Quando você está sozinho, não precisa depender das opiniões, conselhos ou ajuda de mais ninguém. Ser independente significa também ter mais segurança em si. Sentindo-se mais seguro, será fácil até mesmo se abrir com outras pessoas quando for necessário.

  1. Te permite ver e ouvir mais

Não é incomum entabularmos uma conversa apenas para preencher algum silêncio que muitos acham constrangedor. No entanto, ao se resguardar é possível notar coisas que de outro modo não conseguiríamos. Ficamos aptos a apreciar as coisas pequenas da vida e estar sozinho ajuda a prestar mais atenção aos momentos que realmente valem a pena.

  1. Você pode fazer o que quiser fazer

Você não precisa se preocupar em agradar outras pessoas ao escolher um lugar para comer ou um filme para assistir, por exemplo. Ao invés disso, pode aproveitar seu tempo fazendo exatamente o que quiser fazer. Estar consigo mesmo pode também proporcionar ótimas aventuras.

  1. Você fica mais produtivo

É muito mais fácil terminar alguma coisa quando não há distrações – e isso inclui pessoas. Ter um tempo para si e depois verificar que você conseguiu tudo o que queria fazer em uma lista de afazeres (do trabalho ou do cotidiano) é extremamente recompensador.

asomadetodosafetos.com - 8 motivos para não falar mal da solidão
Mehendra_art/shutterstock
  1. Você aprende a apreciar as pessoas da sua vida

A solidão também nos ajuda a crescer. Tirar um tempo longe de outras pessoas na sua vida também pode te ajuda a descobrir o quão importante elas são para você. Esse tempo pode renovar relações e trazer de volta alegrias e memórias que te deixarão com mais vontade de vê-los novamente.

Redação CONTI outra. Inspiração: PopSugar

Imagem de capa: Mehendra_art/shutterstock



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui