12 reais explicações para a falta de tempo das pessoas

Por Jana Rookard

Muitas pessoas constantemente se queixam de que não têm tempo suficiente. Elas permanecem sempre tão ocupadas que não conseguem dividir seus horários entre família, trabalho, filhos ou mesmo para conversar um pouco com os amigos. Ao mesmo tempo, há muitas pessoas que têm o mesmo número de responsabilidades ou até mais, mas que conseguem fazer tudo em tempo e ainda encontrar um par de horas para relaxar e fazer o que gostam. Será que a falta de tempo é realmente culpa só do ritmo de vida da atualidade?

Abaixo listo 12 itens comumente encontrados em pessoas que reclamam de falta de tempo.

1. Elas não dormem direito

Dormir é uma das coisas mais importantes para uma vida saudável e bem sucedida. Se suas horas de sono são caóticas e irregulares, você provavelmente não encontrará tempo suficiente para tudo o que precisa fazer durante o dia. Organizar melhor seus horários para dormir pode ser a solução perfeita aqui. Tente ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias e você perceberá a diferença em breve. Alguns poucos minutos separados com antecedência para organização podem fazer grande diferença na rotina.

2. Elas não dizem “não”

As pessoas que concordam em ajudar a todos geralmente não têm muito tempo para si mesmas. Se alguém lhe pedir um favor, pense se você realmente tem tempo para ajudar, se quer fazer e se aquilo é bom para você também. Eu não estou dizendo que você deve passar a dizer não a todos. No entanto, seus objetivos pessoais, planos e desejos devem ser uma prioridade, pelo menos na maioria das vezes.

3. Elas se sentem lentificadas

Está provado que atividades físicas tornam o nosso cérebro mais rápido e eficaz. Assim, após um bom treino, você poderá ser capaz de terminar suas tarefas muito mais rápido e talvez até melhor. Além disso, você estará em boa forma.

4. Elas não fazem listas

Planejamento é a chave para o sucesso. Se os seus dias não forem organizados, você perderá muito tempo para decidir o que fará em seguida, escolher qual tarefa deve ser priorizada e terá muito mais chances de procrastinar, etc. Se você planejar o seu dia e dividir as tarefas em horas e/ou períodos poderá ver mudanças incríveis nos resultados.

5. Elas não comem direito

Uma alimentação saudável pode realmente ajudá-lo com a falta de tempo. Se você comer no horário e priorizar alimentos saudáveis ​​e nutritivos com certeza você se sentirá mais fortalecido e produtivo.

6. Falta-lhes otimismo

Toneladas de pesquisas têm demonstrado que as pessoas mais otimistas executam melhor seus trabalhos, testes, concursos, etc. Se você não conseguir se manter em um estado de espírito mais equilibrado, você vai procrastinar mais e fazer menos com o seu tempo. Tente começar o seu dia de trabalho concentrado nas tarefas mais importantes. Você pode tentar manter hábitos matinais agradáveis ​​para melhorar o seu estado de espírito, tais como beber seu café favorito ou a ouvir música positiva.

7. Elas não eliminam as distrações

Você já reparou quanto tempo você gasta em redes sociais, lendo notícias aleatórias, em bate-papo com os colegas, atendendo chamadas telefônicas? Se você estivesse sentado em uma sala fechada e focado em sua tarefa você provavelmente lidaria com ela muito rapidamente, de maneira muito mais eficiente e deixaria muito menos erros. Sei que não conseguimos nos isolar assim na maior parte do tempo, mas escolha pelo menos duas horas por dia para realizar suas obrigações sem ser incomodado, sem dividir a atenção. Desligue o telefone, feche todos os sites de entretenimento, coloque seus fones de ouvido e peça a seus colegas para não perturbá-lo. Você fará mais nestas duas horas do que você faz em um dia com todas essas distrações. O mito do profissional multitarefa só encobre uma pessoa sobrecarregada, muitas vezes estressada, distraída e que deixa buracos na execução da maioria de seus trabalhos.

8. Elas não têm objetivos específicos

Se você não sabe onde está indo é muito mais fácil perder-se em desvios e paradas desnecessárias. Ter um objetivo claro em sua cabeça pode ajudá-lo a se mover mais rápido em direção a ela. O importante não é ter um objetivo muito abstrato. Em vez de ter como meta única “tornar-se rico”, tenha uma meta de terminar o seu grande projeto até o final do ano. As metas devem ser gradativas e, de preferência, realizaveis em prazos estipuláveis.  Uma boa ideia é ter objetivos menores juntamente com aqueles maiores. Não deixe de sonhar alto, mas entenda que existe um caminho para a realização dos sonhos.

9. Elas assumem tarefas demais

Se você tem muitas tarefas e quer fazer todas elas direito, não tente fazê-las todas de uma vez. Você vai perder alguma coisa, você vai cometer erros graves, e você não vai fazer o melhor que pode e, como resultado, você terá que corrigir os erros e refazer algumas coisas. Isso vai levar muito mais tempo do que se você mantivesse sua atenção fazendo as coisas da maneira correta desde a primeira tentativa. Faça 1-2 tarefas de cada vez e dê o seu melhor. Pare de se enganar.

10. Elas verificam seus e-mails mais vezes do que o necessário

Se você está esperando por uma carta muito importante e verifica o seu e-mail a cada hora é uma coisa. No entanto, tornar-se escravo dos sons da caixa de e-mail, das mensagens do celular e do whatsapp fará de você um rato de laboratório. Essas coisas desviam toda a atenção dos seus planos, objetivos e intenções. Não verifique seus e-mails pessoais mais do que três vezes por dia.

11. Elas não são organizadas

Embora isso tenha sido dito de outras formas nos tópicos acima, é importante ressaltar sempre a questão da “organização”, pois preparações e planejamento são a chave para a economia de tempo. Algumas pessoas gastam muito tempo na parte da manhã se preparando, preparando o café da manhã, ajeitando as suas coisas. No entanto, você pode fazer metade dessas coisas à noite e salvar um monte de tempo da sua manhã. Você pode decidir o que você vai vestir e passar algumas roupas; pode deixar a mesa pronta, separar as coisas, o lanche das crianças, etc

12. Elas não usam seu tempo livre produtivamente

Todos nós temos algumas coisas que gostamos de fazer independente de sua utilidade prática. Este tempo pode ser ainda utilizado com algum benefício pessoal. Se você não pode deixar de assistir a um programa de TV, à noite, faça algum exercício enquanto o vê, por exemplo. Tente combinar algumas coisas, desde que ainda sejam prazeirosas para você,  e ganhe um pouco mais de tempo.

Mas, reforço, se estiver tudo organizado, nada mais merecido do que uma boa hora de entretenimento sem culpa e de pernas para o ar no final do dia!

Do original:  12 Real Reasons Some People Never Seem to Have Enough Time

Traduzido e ADAPTADO por Josie Conti

Imagem de capa: lassedesignen/shutterstock



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui