10 coisas que toda pessoa introvertida sabe que é verdade

Engana-se quem acha que todo introvertido leva uma vida de modo tímido, se encolhendo e se abstendo de tudo que acontece ao redor. Não, a coisa não é bem assim. Mesmo com a preferência de viverem em zonas de conforto que criam para si próprios, os introvertidos também gostam de experimentar coisas novas, de explorar o mundo fora de suas casas, de seus quarteirões, de suas cidades. Pode ser mais desafiador e até dificultoso para eles em certos aspectos, mas não significa que eles não entrem de cabeça nessas batalhas. Mas toda pessoa introvertida sabe disso.

E essas são algumas das outras coisas que eles também sabem muito bem:

1. Introvertidos podem estar sozinhos, mas nunca solitários

Uma coisa que nem todo mundo sabe, mas que deveria, é que introvertidos precisam de um tempo a sós com eles mesmos. É essencial que tenham algumas horas ou até mesmo dias para aproveitarem sozinhos. É assim que eles recarregam as baterias para que possam conviver tranquilamente com as outras pessoas. Dito isto, da próxima vez que você vir alguém com fones de ouvido curtindo uma música, lendo um livro, fazendo palavras-cruzadas ou apenas vendo um vídeo no celular: só passe direto e não interfira em um momento tão importante. Não é nada contra você.

2. Introvertidos são pessoas normalmente caseiras e isso não tem a ver com depressão

Muitos introvertidos possuem forte ligação com seus lares. Alguns nem gostam de sair aos fins de semana e preferem passar seu tempo dentro de casa, fazendo algo que lhes agrade. Seja cozinhando, vendo TV, ouvindo música ou simplesmente jogados no sofá. E não há nada de errado em se sentir feliz e confortável sem botar uma máscara social antes de sair de casa.

3. Pessoas introvertidas geralmente pensam antes de falar

É claro que isso não quer dizer que elas estão livres de cometer deslizes e falarem bobagens ou coisas que não devem, como qualquer outra pessoa. Mas, na maior parte do tempo, o introvertido costuma pensar um pouco mais antes de sair por aí falando bobeira – principalmente antes de fazer alguma piada inconveniente e constrangedora da qual provavelmente ninguém vai rir.

4. Às vezes pensam até demais

Como nem tudo são flores, pessoas introvertidas costumam também analisar demais o que vão dizer. É certo que eles pensam antes de falar, mas é igualmente certo que às vezes pensam demais e acabam deixando passar oportunidades de dizer o que gostariam por conta desse excesso.

5. Não gostam de ser o centro das atenções

Introvertidos se incomodam quando são colocadas sob os holofotes, seja em festas, reuniões, casamentos ou qualquer outro tipo de evento social. Quando isso acontece, é comum buscarem refúgio em seus casacos, fones, óculos, chapéus ou qualquer coisa que lhes sirvam de concha para escapar da ansiedade que esses momentos provocam.

6. Interagir com outras pessoas pode exigir algum esforço

Muitas pessoas se saem bem quando são, digamos assim, jogadas e forçadas a cair de paraquedas na conversa de terceiros – coisa que costuma acontecer em festas, reuniões de amigos e afins. Mas geralmente não funciona assim para o introvertido, que acha que tudo estava indo tudo bem até que de repente, não mais que de repente, alguém o atira no meio de uma conversa que estava acontecendo tranquilamente enquanto ele estava absorto em qualquer outra coisa, menos no que estava acontecendo ali. É como viver uma versão nada bíblica, mas bem realista, de Daniel na cova dos leões. Um remake que pode ser mentalmente muito desgastante.

7. Introvertidos NÃO são antissociais

Embora não apreciem muito a companhia de um grande contingente de pessoas e tenham certa aversão pelos grandes círculos sociais, pensar que todos os introvertidos são antissociais é uma ideia no mínimo equivocada. Eles podem muito bem aproveitar a companhia de outra pessoa, seja em um jantar, um encontro ou um café com amigos, além de serem capazes de fazer contato com qualquer um fora do círculo de amizades que possuam. Só não espere milagres.

8. Lealdade inabalável para com os íntimos

Introvertidos podem se ligar muito às pessoas mais próximas, tanto que às vezes podem parecer que estão grudados a elas com super bonder. Tornam-se inseparáveis em algum momento e a outra pessoa a quem se liga não precisa ser introvertida. Não é uma relação que se dá apenas entre iguais, não há regras e por isso pode variar muito. O círculo de amizades deles tende a ser muito pequeno, mas muito especial.

9. Eles amam as coisas pequenas da vida

Coisas pequenas e sensíveis costumam tocar fundo em um introvertido. Neles, qualquer pequeno evento ou gesto pode tornar-se grandioso e qualquer imagem sentimental pode trazer um cisco aos olhos. Trazem um microscópio natural em suas almas.

10. Introvertidos se permitem sentir tudo

Pessoas introvertidas estão sempre em contato com suas emoções. Quando estão sozinhas, pensam e repensam, mastigam com cuidado suas complexidades. O caso é que se permitem sentir e não têm medo de enfrentar essas emoções e de avaliar com cuidado cada uma delas.

Edição CONTI outra- Inspirado em artigo do site PopSugar

Imagem de capa:Mark Nazh/shutterstock



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui