Conversar de verdade é olhar nos olhos da pessoa na sua frente

Reparem, estamos cada vez mais distantes de nós e dos outros. As relações estão sendo resumidas em pequenos e esquecíveis instantes. Não prestamos atenção no que o outro tem a dizer. Imersos nas notificações dos celulares e nas temáticas de um mundo superficial, pouco olhamos. Pouco sentimos. Conversar de verdade é olhar nos olhos da pessoa na sua frente.

Não faz muito tempo, mas houve uma época em que a única forma de entrar em sintonia, de conhecer alguém de verdade, ocorria apenas conversando. As pessoas precisavam querer estar juntas para criarem laços. E essas uniões demandavam presenças físicas e emocionais. Éramos atenciosos com quem estávamos. Nesse passado recente, não tinha essa de mandar música, escrever textão e usar de memes para expressar desejos. Quem queria demonstrar, não tinha outra escolha que não fosse a ousadia. A coragem de olhar nos olhos e dizer, em gestos e sorrisos, o quanto foi importante dividir momentos com aquela pessoa.

Tínhamos mais ternura. Dava para saber se alguém nutria afeto ou indiferença só de olhar nos olhos de alguém. De certa forma éramos transparentes e empolgantes. Hoje, muitos se escondem por trás de uma tela, de uma mensagem. Nos encontros, percebam o quanto é comum o número de casais e grupos concentrados nas telas levadas em suas mãos. Isso quando não estão encantados por enquadramentos maiores e adornos exuberantes.

Tudo isso é preocupante. Somos uma geração de poucas entregas e muitas distrações. Conversar olhando nos olhos é gerar proximidade, acolhimento e leveza. É permitir-se conhecer alguém de verdade, mesmo que sem compromisso. E não importa o grau de relacionamento, olhar nos olhos de quem fala é sinal de respeito. Significa retorno para alguém que está ali, compartilhando ideias e sentimentos conosco.

Gosto desse pessoal atrevido que chega e mostra interesse e disponibilidade. Que olha nos olhos para ter uma conversa digna do meu tempo e envolvimento. Gente que não vê problema algum em dedicar alguns olhares para uma melhor resposta ao agora. Porque são nos olhos que o coração se baseia na hora de decidir quais emoções ele pretende depositar.

Então, vamos esquecer a timidez. Vamos deixar de lado o medo bobo de olhar nos olhos de alguém e, sem qualquer tipo de fingimento, realmente dedicarmos felizes parcelas de nós. Vamos, pois sei de todo esse brilho nos olhos que vocês possuem.

Imagem de capa: Roman Babakin, Shutterstock



LIVRO NOVO



"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui