Ame alguém que te faça amar quem tu és

Sempre ouço as pessoas falando “Ame alguém que te faça querer ser sempre melhor” e “ame alguém que te levante e te leve pra frente”. Ok. Reconheço que ambas as frases são bonitas e têm lá utilidade. Mas sempre me perguntei, por que não amar alguém que faça com que eu ame quem eu sou, exatamente desse jeito?
Às vezes a gente está legal onde está, então, por que não amar alguém que se sente ao nosso lado. Só isso… sem a necessidade de nos tirar de onde estamos e nos levar pra frente a todo custo.
Por que não, amar alguém que te faça querer ser nada além de…VOCÊ?

Eu já amei os dois tipos de pessoas descritas nestas frases. No primeiro caso, eu nunca me achava boa o suficiente. Estava sempre tentando me superar e conquistar altos resultados com excelente desempenho e performance fantástica, pior que meta mensal de call-center. E nunca estava bom. Porque eu sempre podia ser melhor… e eu cansei. Eu cansei do segundo tipo também, que não me respeita ao ponto de me deixar quiete onde estou. Não ocorre às pessoas que talvez estejamos onde estamos porque queremos?

Nunca encontrei alguém que dissesse “Eu fico”. “Aqui está bom” e “Eu estou feliz desse jeito”.
As pessoas perdem tanto tempo tentando sair do lugar, pensando somente num futuro que pode nem chegar…mas poucas são as pessoas que se alegram como fato de estarem onde estão.

Eu não quero mais alguém que me ensine a ser mais paciente, a comer mais saudável e a dirigir.
Não… Eu quero alguém que não tire tanto a minha paciência (risos!), que me permita ser quem eu sou e comer uma caixa de bombom sem culpa na TPM e que entenda o fato de eu não gostar de dirigir.
Tá entendendo a diferença?

Aceitar o outro, verdadeiramente como ele é, é a maior prova de amor e demonstração de respeito que pode existir.

Não estou dizendo que não se deve preocupar-se ou querer ajudar e melhorar a vida do outro, só estou dizendo que nem sempre o outro precisa seguir os NOSSOS padrões e acatar tudo que NÓS julgamos melhor e “correto”.
Às vezes o outro aceita e faz para nos agradar, mas viver sem ter que se preocupar em agradar o tempo inteiro, é a melhor felicidade que eu conheço.
Poder ter seus dias de fúria e encontrar respaldo no companheiro é fantástico.
Poder ter seus dias tristes sem ter que dar inúmeras explicações e poder chorar, sem vergonha, e encontrar um ombro a postos é maravilhoso.
Poder rir e gargalhar com uma besteira qualquer sem se achar bobo é incrível!
Poder estar diva e empoderada em cima de um salto, com um vestido curto e poder estar de meia e pijama largado, sem maquiagem alguma e ainda assim se sentir bonita e amada, não tem preço.
Ser acolhido e aceito sem “mas”, sem “condições” e sem “porém” é, definitivamente, a melhor sensação desse mundo.

Estar com alguém que te estimula a ser quem tu és, todos os dias, que não almeja te mudar e nem te enquadrar em qualquer forma pré-moldada, é surreal…se encontrou essa pessoa, nunca, nunca a deixe ir.
Porque é fácil a gente falar para alguém que está na lona “Levanta daí! Vamos! Você consegue” pois estamos de fora e de cima do ring. Difícil é encontrar quem caia contigo e quem fique ao teu lado até tu se recuperar e estar pronto pra outra. Difícil é achar quem não queria barganhar gratidão e duelar para ter razão.
Difícil é encontrar quem confie em ti e te apoie, sem pensar no benefício próprio. Difícil é encontrar quem abra mão do trono e das convenções, pra ser plebeu contigo.

Por isso, ame alguém que te faça amar quem tu és, quem te faça aceitar com menos raiva, seus defeitos. Quem enalteça todas as suas qualidades, sem medo de diminuir-se. Quem brinda ao teu sucesso sem medo de te perder. Ame alguém que esteja ao seu lado sem te sufocar. Que te respeite ao ponto de te deixar ir e que desta forma, te dê cada vez mais vontade de ficar.
Ame alguém que te faça sentir orgulho da tua história e de toda a sua luta até aqui.
Alguém que não somente te ponha pra cima, mas que saiba que a vida é feita de altos e baixos e que esteja disposto a encarar os baixos contigo.
Alguém que não te tire do sério a todo momento, mas que não permita que você viva sem humor. Alguém que não use teus pontos fracos contra ti. Alguém que acolha tua alma, teus anseios e receios, como casa de vó. Alguém que te conforte só com o olhar. Que tu saiba que pode o mundo vir a baixo, que ele estará lá.
Ame alguém que sinta tua falta, e que sinta falta de si mesmo quando vocês não estão juntos, pois este é o indicativo que tu também proporciona isso a alguém: A LIBERDADE DE SER QUEM SE É.

Se os defeitos muito te incomodam, não tente muda-los a todo custo. Vá em busca de uma pessoa mais parecida com você. Isso chama-se comprometimento emocional: Não jogar no outro culpas que não lhe cabem, só porque ele (a) não é como VOCÊ quer. O que pode ser uma defeito pra você, pode ser uma qualidade para outra pessoa.
Por tanto, não pegue culpas que não são suas.
Se você está vendo que não está “dando conta” de suprir as necessidades alheias, não é porque VOCÊ é incapaz, mas sim porque o OUTRO tem necessidades demais, que não competem a você. Compreender isso nos salva de muito sofrimento desnecessário.
Nos poupa tempo útil de vida.
Se está pesado é porque não é a medida certa pra você.

Ame alguém que seja a sua medida. Não que te transborde. Nem que te falte, nem que te sobre. Mas que te deixe absolutamente a vontade e confortável consigo mesmo. Que tu não penses o tempo todo “Eu preciso ser melhor!”, mas que tu durma com a certeza “Eu FAÇO o meu melhor” e saiba que isto é o suficiente para quem está ao seu lado.
Esta é a medida do amor.

Imagem de capa: nenetus, Shutterstock



LIVRO NOVO



Carioca, criada na Bahia, quase paulistana e atualmente moradora de Porto Seguro-BA. Mãe de duas garotinhas lindas, geminiana, ascendente em Câncer e uma eterna sonhadora. Quando me perguntam, sempre brinco com as pessoas, dizendo que eu não sou escritora, apenas passo para o papel o que a minha alma dita. Por tanto, o mérito é dela! Sou aficionada pelas palavras, desde que me entendo por gente, quer dizer, na verdade, até hoje não me entendo direito por gente, mas amo as palavras desde que as conheci e que elas começaram a fazer sentido pra mim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui