Por onde andam as pessoas sinceras de coração?

Imagem de capa: Kichigin, Shutterstock

Já cruzei o caminho de muita gente interessante, mas não posso dizer que todas foram genuinamente sinceras. E quando digo sinceras, não falo sobre transparência nos pensamentos. O meu desgaste está muito mais relacionado sobre a falta de pessoas sinceras de coração. Daquelas que não se importam em expressar o que estão sentindo, livres das obrigações e joguetes emocionais. Essas, pergunto, por onde andam?

Ultimamente, parece que qualquer pessoa disposta e corajosa a entregar logo de cara aquilo o que sente, é vista como trouxa, fraca e incerta. Os pessimistas logo tratam de afirmar, “vai sofrer muito se ficar enxergando a vida dessa forma”. É nesse exato momento em que trato logo de discordar. Não concordo com o maltrato feito contra gente honesta, que nada mais quer além de encontrar alguém que carregue tamanha afinidade afetiva. Você me entende? É afinidade, sim. É sintonia ter a sorte de esbarrar com quem se entrega, pelo sim ou pelo não, no que diz respeito aos próprios laços. Porque é muito fácil fazer julgamentos, apontar mentirosos e encaixar um discurso a favor dos inteiros quando, no dia a dia, quem se apresenta é a personificação das tantas metades parafraseadas por aí.

Confesso, é cada vez mais cansativo manter a paciência para argumentar, insistir e até acreditar em alguém que não esteja com o coração sublocado por tantos medos. Porque, bem lá no fundo, isso tudo parece medo. Medo de ser feliz, contemplar e acompanhar outras histórias. Parece preguiça da parte delas e talvez seja. Mas também tenho o direito de cruzar os braços, olhar numa outra direção e, na mais desenfreada das atitudes, seguir o meu rumo em busca de novos começos. Claro que depois de um certo tempo, meio que as coisas entram num looping. Você não conhece a sinceridade, decepciona-se e então, parte. Daí o coração fica como? É o processo de esfriamento da aorta.

Não sei exatamente o tanto que leva para sentir novamente. Varia de pessoa para pessoa. Enquanto isso, o mundo continua girando. Pessoas entraram e saíram de relacionamentos. Mas e os vínculos forjados pela liberdade e confiança de assumir em gestos e palavras o que está sendo verdadeiramente sentido? Poucos sabem. Poucos provaram. O gosto existe. Está aí, em algum lugar, dentro da fala de alguém, esperando reconhecimento e admiração.

De repente, um processo seletivo se faça necessário. Não para dividir em categorias ou atributos jocosos. Quem sabe, simplesmente para adentrar um pouco de leveza, percebendo e permitindo a chegada de gente interessada nos instantes sinceros, sem rodeios ou medidas prévias. Gente que aproveita oportunidades para entrelaçar sinceridades e corações de forma clara, objetiva e sadia.

Enfim, permaneço firme e ciente dessa jornada peculiar. Continuo cruzando caminhos aleatórios e recortando novos pedaços da minha própria companhia. Às vezes, o dia termina bem e coleciono um par de boas memórias e sensações. Noutras vezes, nada sobra. Mas é assim mesmo. Para saber por onde andam as pessoas sinceras de coração, saltos precisam ser dados. De dentro para fora. Sempre de dentro para fora. O resto, vai saber, pode terminar em amor.



LIVRO NOVO



"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui