Voltar com um ex causa mais problemas do que vantagens?

Imagem de capa: Valery Sidelnykov, Shutterstock

Está considerando que talvez queira voltar com um ex para não sair da sua zona de conforto e que isto pode estar fazendo com que você perca relações muito mais enriquecedoras?

Os relacionamentos de casal apresentam diferenças que podem chegar a supor uma iminente ruptura. Porém, às vezes, depois disso, um dos membros considera tentar novamente.

É adequado reatar a relação com um ex?

O certo é que tudo depende das circunstâncias nas quais o término da relação ocorreu e, também, dos motivos que nos impulsionam a tentar de novo.

Por exemplo, fazê-lo porque nos sentimos sós não é uma razão válida.

O que leva você a voltar com um ex?

Uma das razões pelas quais terminamos um relacionamento é a falta de maturidade e uma série de diferenças menores que não soubemos gerenciar.

Por isso, voltar com um ex pode ser uma opção nestes casos, para tentar de novo o que não soubemos solucionar antes.

Em outras ocasiões a situação se complica mais. Nos referimos às circunstâncias onde a mentira e a infidelidade se intrometeram.

Aqui influencia muito o carinho e o saber perdoar. Queremos dar outra oportunidade ao nosso parceiro, mas devemos fazê-lo sem guardar rancor no coração.

De outra maneira, voltar com o ex poderia ser uma experiência desastrosa.

Algumas vezes decidimos voltar a tentar porque há crianças no meio. Acreditamos que vale a pena o esforço, mas é preciso querer fazer isso. Não o faça só pelos filhos, faça-o também por você.

Muitos casais decidem voltar somente para não ficar com aquela dúvida do “que teria acontecido se…”. Não importa se der certo ou errado, pelo menos não viverão com dúvidas.

Se você quiser voltar com seu ex, tente! Há coisas muito positivas nisso tudo. Você já o conhece, vocês ficarão mais unidos, já compartilharam a experiência de superar um grande baque…

Porém, assegure-se de que isso não seja um passo atrás, mas sim uma benção.

Desvantagens de voltar com o ex

1. Nada mais é igual

magine que tenha acontecido uma infidelidade e a confiança foi totalmente prejudicada. É impossível que tudo seja exatamente como antes.

Por mais esforços que ambos façam, além da boa intenção que tenham, há uma ferida muito profunda.

Então, tentar, será uma luta constante contra expectativas que nunca chegarão a se cumprir. Nada voltará a ser como antes, logo, há de se pensar se realmente o desejo é entrar nessa nova situação ou não.

2. Lhe impede de crescer

Ao voltar com seu ex você deu um grande passo atrás. Você tentou uma e outra vez e sabe que não há possibilidade de avançar. Porém, quer continuar insistindo.

Isso só evita que você conheça pessoas novas. Fecha as suas portas e ancora você a uma relação que ficou no passado. Talvez porque tem medo de sair de sua zona de conforto, talvez porque acredita que ficará só.

3. O dano pode ser pior

As relações de casal se desgastam devido aos conflitos, aos problemas, a tudo aquilo que não enfrentamos por medo de perder tudo.

Perdoar muito, continuar tentando quando deveríamos deixar ir pode gerar rancores e raivas, além de uma grande infidelidade.

4. Cuidado com a dependência

Às vezes voltamos com o ex porque temos uma baixa autoestima e isto nos gerou certa dependência.

Isto significa que sem um parceiro nos sentimos incompletos e, até que não encontremos outra pessoa com a qual iniciar um relacionamento, nos atamos à pessoa que já temos.

A dependência não só mina as relações, como também as pessoas.

Voltar com um ex é uma decisão que tem que ser muito meditada e pensada. Não é fácil, pois os problemas que levaram ao término influenciam muito.

Sempre que estiver seguro, que não tiver rancor, que não quiser “pagar com a mesma moeda” ou, simplesmente, tentar porque tem medo de ficar só, tente…

Voltar com um ex pode ser uma das melhores decisões de sua vida, se for para perceber que realmente essa é a pessoa com a qual você quer passar o resto de seus dias.

Fonte indicada: Melhor com Saúde



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui