Os assuntos pendentes que estarão de volta quando você menos esperar

Imagem de capa: samantha cheah, Shutterstock

Para superar isso e seguir em frente devemos aprender a resolver os assuntos pendentes. Somente assim, poderemos colocar todos os nossos interesses e expectativas no presente e no futuro, sem sermos prejudicados.

Se você tem problemas para tratar com alguém está destinado a se reencontrar com essa pessoa até que os resolva, rompendo estas amarras e deixando ir os mal-entendidos, os pesares, as tristezas.

Todos nós, de algum modo temos alguma questão não resolvida. Um passado que nos traz à tona uma recordação, seja de uma palavra, seja de uma reminiscência do ontem escondida no nosso cérebro.

A Psicanálise vem nos explicando que cabe às pessoas “enterrar” alguns eventos traumáticos ou incômodos vindos das camadas mais antigas de nossa mente.

Longe de escondê-los no canto mais escuro do armário de nosso cérebro, esses eventos de nosso passado vêm à tona como a fumaça de uma chaminé… deixando um impacto imperceptível no nosso presente.

Não é fácil. O que deixamos para resolver nos acompanha e afeta a nossa personalidade e nossas emoções.

Falamos, por exemplo, de uma relação afetiva que terminou sem uma despedida, sem uma explicação.

Nos referimos também àqueles vínculos complexos com alguns familiares, com amigos que deixamos ir. Inclusive, àquelas palavras não ditas, ou àquelas oportunidades que, por medo ou indecisão, deixamos escapar.

Propomos a você refletir sobre isso.

Como aceitar o passado e viver sem problemas a tratar

Os problemas a tratar são como limites nos caminhos da nossa vida. São trincheiras que temos que saltar com esforço enquanto deixamos certas coisas para trás.

Coisas das quais voltamos a olhar para trás várias vezes.

Estamos, sem dúvida, ante um dos mal-estares psicológicos mais comuns, onde se concentra também certa frustração, tristeza, amargura, e até nostalgia.

Explicaremos a você agora como devemos enfrentar essas situações tão comuns.

Carga pesada demais: aprenda a aliviar

Poderíamos dizer que o melhor para resolver aqueles assuntos a tratar é fazer uma ligação, uma visita, ficar com esse alguém e conversar.

– Poderíamos, sem dúvida, mas sabemos que isso nem sempre é possível.
– Não podemos, porque, às vezes, há pessoas que não podemos ou não desejamos voltar a ver (porque nos causaram uma grande dor)
– Também não é possível porque nem sempre é fácil encontrar com quem nos fez dano ou a quem enganamos.

O que devemos fazer nesses casos? Pois bem, a primeira coisa é saber que todos os problemas a tratar se resolvem primeiro no lugar mais importante: em nosso interior.

Manter o equilíbrio em nossa mente e em nosso lado emocional é o primeiro passo para desativar o peso dos assuntos a tratar.

Libere a carga

Para que nos liberemos desta carga, essas verbalizações podem nos ajudar a promover um despertar interno, para assim poder abrir novos horizontes.

Como aceitar o passado para viver o presente

Sugerimos que você reflita sobre esses temas para conseguir pôr um fim nos assuntos a tratar e enterrá-los de forma definitiva.

A vida é um movimento

Tal como nos explica Mihály Csíkszentmihályi em sua teoria do fluxo, a vida é movimento. É deixar-nos levar por uma mente capaz de conectar-se com a atividade cotidiana para assim apreciar o que é importante “no aqui e agora”.

O ontem e os assuntos pendentes formam parte de um passado no qual temos aprendido e temos adquirido uma lição para ser muito mais sábios neste presente e para avançar de forma mais madura.

Confie no futuro

Seu passado não foi fácil. Seu presente se resume em duas palavras: superação e coragem. Agora, o seu futuro deve ser o reflexo de uma palavra preciosa: esperança.

Deixe ir embora o que já não tem cura, o que já está perdido, o que é caduco e ponha todas as suas energias e confiança no que está por vir.

O poder de mudar as coisas está em você

Você é o arquiteto da sua vida, é o único e o maior herói de sua história. Não permita ser escravo de quem lhe fez mal, cativo de um passado que só acontece em sua mente para lhe prejudicar.

Levante-se com responsabilidade para semear fortaleza, otimismo e dignidade em seu presente para assim ser mais feliz.

Você tem o poder de alcançá-lo.

Fonte indicada: Melhor com Saúde



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui