Demonstrar o amor não exige força, mas sim querer

Imagem de capa: Everett Collection, Shutterstock

O que faz de um homem apaixonado? Como reconhecer o amor nos olhos daquele que se diz másculo? Dizer “eu te amo” não é suficiente, porque vivemos em tempos de banalização da expressão. O garoto educado para ser alguém forte e decidido pode sofrer muitas vezes quando necessita expressar o seu carinho para com o outro. Sem generalizar todos os homens, claro, mas é perceptível essa cultura ainda hoje do homem ter o momento certo para amar. Cumprimentar o amigo com afeto vira motivo de piada. Dar beijo no rosto de outros familiares masculinos é motivo para opressão. E então, sortido pelo amor, o homem declina. Persegue a segurança sem fragilidade. Acaba sendo bruto com a mulher amada e outros do seu círculo. Mas todos sabem que o ser humano é capaz de amar. Então para que camuflar todo e qualquer tipo de manifestação dele?

O homem ama no cinema, na literatura e na música. Mas e na vida? Na vida ele apenas suspira esperando que o seu afeto seja compreendido sem nada ser dito. O silêncio até dá voz para o amor, mas quando acompanhado de gentilezas, bondades e carícias é tão real quanto. Esqueçamos de mensurar caminhos para o bem-dizer. E antes do pensamento preencher o coração com achismos, consideremos a oportunidade de transbordar certezas. Certezas ditas e gesticuladas pelo quê se ama e por quem se ama. A vida não é um jogo de espera, onde quem confessa os sentimentos por último vence. Levar o amor na ponta dos lábios, a partir disso, é abrir mão da escolha de ser feliz.

Então vá e ame. Não importa o dia, a hora ou o lugar. Expresse amor para o amor. Seja mulher, homem, amigo (a) e família. Essa masculinidade cobrada nem serve mais para preencher uma ficha burocrática. Sentir no amor não deve ter distinção. Os olhos brilharam e os sorrisos foram recíprocos? Então ame. Começar com um “Oi” pode representar tanto quanto um “Eu te amo”.



LIVRO NOVO



"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui