Controlamos as velas, não os ventos

Título Original: Onze anos

Daqui a poucos dias é seu aniversário de onze anos, e eu já sinto saudade de te acordar com um beijo silencioso e ter seus bracinhos estendidos pedindo só mais um minutinho.

Enquanto me despeço dos seus dez anos, já sinto saudade da porta do banheiro aberta, das meias jogadas no chão do quarto, das migalhas de bolacha salpicando a mesa da sala de jantar.

Embora te apresse para chegarmos à escola no tempo certo, já sinto saudade de nossas conversas dentro do carro, de seu cabelo caindo sobre a testa, de suas mãos redondas envolvendo meu pescoço.

Mesmo que eu insista para que largue o celular e venha jantar, já sinto saudade da sua ladainha repetindo “já vou…” sem ter a intenção de ir, de suas queixas contra o cardápio do dia, de sua ansiedade infantil à espera da sobremesa.

É filho, a vida aprendeu a ser contada de uma forma mais simples ao seu lado, e por isso muito mais bonita.

Com você tenho aprendido a navegar em outro compasso, sem a necessidade de apressar a embarcação durante a bonança, nem de jogar a âncora quando o mar está revolto.

Sou aprendiz do seu amor. Aprendiz das coisas que você diz sem pronunciar, e que me alcançam através de seus gestos e intenções. Conviver com um menino de dez anos tem dessas coisas, e me preparo para o que virá assim que o calendário anunciar seu décimo primeiro aniversário.

Das coisas que quero lhe ensinar, está uma frase de um antigo filósofo chamado Confúcio. Ele disse: “Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer.” E é isso que eu quero dizer para você hoje:

Na vida, a gente não tem

controle sobre tudo. Aliás, temos controle sobre muito pouco, e é só com isso que podemos contar. Porém, é possível concretizar os planos, realizar os sonhos e chegar onde se quer aprendendo a aceitar, a ouvir, a tolerar.

Não temos controle sobre o tempo que corre acelerado e leva embora pessoas que nos são caras; não temos controle sobre o que pensam a nosso respeito nem o que sentem por nós; não temos controle sobre a permanência de quem amamos em nossas vidas; e também não controlamos o modo que cada um decide trilhar o seu caminho.

Mas podemos aceitar o que a vida nos reserva. Aceitar as viradas de página e os fechamentos de ciclos. Aceitar e valorizar quem escolheu ficar ao nosso lado e respeitar a decisão de quem preferiu partir.

Você irá descobrir que nem tudo segue o script, e algumas coisas fogem do combinado mesmo. Mas não cabe a você convencer quem quer que seja de que a verdade lhe pertence. Aprenda a ouvir mais e aceite que nem todos são iguais. Tolere e respeite as diferenças, e aprenda a reagir com delicadeza às realidades que não pode controlar.

A vida tenta nos ensinar de diversas formas, mas poucas vezes estamos dispostos a escutar. Preferimos surfar na superfície a arriscar nos aprofundar. E o saldo é que não crescemos como deveríamos. Por isso, escute com atenção sua voz interior, aquela regida por Deus, e confie na pureza do seu coração. Que suas lentes perante o mundo sejam de tolerância, amor, caridade e perdão.

Por fim, não se blinde demais. A vida vai te derrubar algumas vezes, e nem sempre estarei ao seu lado para te ajudar a se levantar. Mas lembre-se do conselho que agora eu te dou: não desista de olhar a existência com olhos de amor. Pois por pior que sejam os momentos, eles são fases, e cedo ou tarde irão passar. E mesmo que fiquem cicatrizes, o vento nunca deixará de soprar. E é por causa disso que você tem que se permitir recomeçar. Pois como dizia Confúcio, “você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer” …

Imagem de capa: Vasilyev Alexandr / Shutterstock

Para comprar meu novo livro “Felicidade Distraída”, clique aqui.

 



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

1 COMENTÁRIO

  1. de 2017 at 21:01
    SÃO CIPRIANO. INFALIVEL! Pelos poderes de São Cipriano (EG) Virá agora atrás de mim(AP)
    Ligará agora pedindo desculpas Vai vir de rastos, apaixonado, Cheia de amor e tesão por mim(AP)
    o mais rápido possível. São Cipriano, eu terei esse poder, que ElE(EG) deixe de vez todas os outras mulheres ,E QUE AME A MIM(AP) ,COMO NUNCA AMOU NINGUEM EM TODA A SUA VIDA.São Cipriano afaste qualquer mulher ou amigas QUE QUEIRAM NOSSA SEPARAÇÃO.QUE (EG) as odeie e sinta muita raiva dessaS mulheres que procuram ele. E faça com que ele me Procure a todo o momento, CHEGA DE MENTIRAS, CHEGA DE INCERTEZAS, QUERO APENAS A VERDADE. HOJE e AGORA, desejando estar ao meu lado, que Tenha a certeza que eu (AP)sou a mulher perfeita para ele(EG),que não possa mais viver sem mim(AP) . Que Sempre tenha a minha imagem em seu pensamento todos os momentos. AGORA COM QUEM ESTIVER, ONDE ESTIVER ELE IRÁ PARAR, porque o pensamento está em mim(AP) . E ao deitar que ele (EG) tenha sonhos comigo e ao acordar pense em mim(AP) e me deseje, a todo o momento dos seus dias tenha o pensamento em mim(AP) , que queira me ver, sentir meu cheiro, me tocar e me ter com amor. DESEJO TAMBEM
    QUE Queira abraçar-me, beijar-me, cuidar de mim, proteger-me, amar-me nas vinte e quatro horas de todos os seus dias, fazendo assim com que me Ame a cada dia mais e que sinta prazer só de ver a minha imagem(AP) . São Cipriano faça ele(EG) sentir por mim(AP) um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra pessoa e NUNCA SENTIRÁ. Que ele(RG) tenha prazer apenas comigo(AP) , que tenha tesão somente por mim e que seu corpo só a mim pertença, que só tenha paz se estiver comigo(AP). Agradeço por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome, São Cipriano, em troca de amansar e amarrar nos meus pés (AP)e trazê-lo de volta pra mim APAIXONADo,CARINHOSo, DEVOTADo, LOUCo DE AMOR, FIEL E CHEIO DE DESEJO aos meus braços, falando sempre a verdade e para que curta o nosso amor e volte pra mim o mais rápido possível agora e que sinta uma dor muito forte em seu coração de saudades de mim(AP) e que tenha sonhos comigo de que esta fazendo amor comigo e com muito desejo e fogo da paixão. Que Sinta orgulho de dizer a todos que sou SUA . Que jamais tenha vergonha de mim nunca em momento algum. Que a minha vontade seja a Dele(EG) também, e que sinta uma imensa felicidade sempre que estiver comigo ou ouvir a minha voz e jamais queira de mim(AP) se separar. Que eu (AP) e (EG), Possamos viver em paz e unidos pelo amor. Peço isso aos poderes de SÃO CIPRIANO. Amém! Publicarei essa mensagem tres vezes e rapidamente terás uma surpresa QUE (EG) ME PROCURE ME LIGUE AGORA!SINTA AGONIA SE NÃO FALAR COMIGO! QUE FIQUE
    PERTURBADO SE ESTIVER LONGE DE MIM(AP) , LOUCO DE SAUDADE ME LIGANDO A TODO
    MOMENTO e CHEIO DE MEDO DE ME PERDER,QUE VENHA AGORA me procurar mandar MSG mandar mensagens para mim .Eu agradeço a sao cipriano estou sofrendo muito e com saudades dele sao cipriano eu sempre fez essa oracao e deu certo….o que esta aconteceno meu sao cipriano? faca agora ele ASG me ligar va onde ele estiver agora nesse momento e faça ele me ligar agora pq acredito em sua oraçao meu sao cipriano amem
    Responder

    X

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui