Não desvie o seu olhar para esconder o que sente

Imagem de capa: lenetstan, Shutterstock

Por favor, não me olhe assim. Desvie o seu olhar. Você me olha de uma maneira que chega até a minha alma. Eu não sei o que esses olhos têm que falam por você. Eu olho e sei como você se sente, não há necessidade de dizer uma só palavra.

Mas, como os olhos podem dizer tanto? Talvez digam apenas para mim. Será que eu tenho um dom especial para interpretar um olhar? Eu sempre achei que você tinha a capacidade de expressar todo um universo de emoções apenas com os olhos, mas talvez eu tenha a capacidade de decifrar o que o seu olhar sugere.

Será verdade o que eu penso a respeito do seu olhar?

Será que estou certo ou estou misturando os meus medos e desejos com a realidade? Será que estou imaginando o que eu acho que você quer me dizer?

Por que você continua me olhando assim? Eu não quero ver o que seus olhos estão me pedindo. Ah! Já sei! Baixarei os meus olhos. Eu vou me distrair com o celular. O celular permite que você se desligue dos olhares ao seu redor, dos olhares que estão pedindo o seu olhar, dos olhares que querem interagir com você.

Quando baixamos o olhar, a dor, a esperança e a tristeza dos outros desaparecem. Ninguém vai julgá-lo por olhar para uma tela. Por acaso, eles não fazem isso também? Tudo bem! Eu olho para você. Você continua me olhando assim…

Eu não sei o que você tem, mas agita a minha alma. Por que provoca tantas emoções sem a minha permissão? Eu não posso evitar! Só me resta desviar o olhar novamente. O que os olhos não veem…

Você não vê que o seu olhar desperta a minha compaixão? Sim, seus olhos acompanhados pelo seu silêncio. Agora eu tenho que fazer alguma coisa! Não me olhe assim, eu sei o que acontece com você e não consigo evitar sentir o mesmo que você. Vamos lá, está feito! Pegue um pouco da minha lasanha, mas a saboreie, você sabe que é o meu prato preferido e eu estou com muita fome …

Só peço uma coisa em troca, pare de me olhar assim, por favor…

O que fazemos, o que dizemos, o que deixamos de fazer e o que silenciamos causa um impacto emocional sobre os outros.

Por que o olhar dos outros nos emociona?

O mecanismo responsável pela empatia que sentimos é chamado de sistema límbico. O sistema límbico é uma estrutura cerebral complexa que gerencia uma grande quantidade de informações. O sistema límbico, em essência, é responsável por despertar, apagar e gerenciar as nossas emoções com base na informação que os nossos sentidos percebem.

Um olhar, uma canção, uma dor aguda ou o cheiro de café fresco são detectados pelos nossos sentidos, dotados de significado pelo nosso córtex, e de emoção pelo nosso sistema límbico.

A nossa estabilidade emocional depende muito da relação que estabelecemos com as pessoas ao nosso redor.

O sistema límbico tem uma característica que o torna muito especial. O nosso sistema límbico é uma estrutura aberta que pode entrar em contato com o sistema límbico do nosso interlocutor, para que possamos sentir exatamente o mesmo que ele. Graças a este sistema complexo, podemos sentir empatia, nos entristecemos com as lágrimas do nosso filho, nos alegramos com o sucesso do nosso parceiro e ficamos nervosos com o gol do nosso time de futebol preferido.

Uma pessoa mais expressiva emocionalmente acabará contagiando o seu interlocutor com as suas emoções.

Não se esqueça: na próxima vez em que alguém estiver te olhando, não baixe os seus olhos para silenciar o que você sente. Olhe nos olhos das pessoas e saberá o que eles sentem e a emoção que estão lhe causando.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui