As meninas se tornam mulheres antes dos meninos se tornarem homens

Foto: Tais Sirole

Sabe porque isso acontece? Por que elas precisam. Tudo começa na infância, com os primeiros brinquedos, os primeiros conselhos dos pais e o machismo embutido nisso tudo.

Meninas brincam de boneca, meninos brincam de carrinho. Meninas devem se preocupar com a roupa e ter modos na hora de sentar, ao passo que meninos podem usar qualquer coisa e sentar com as pernas abertas – para meninas isso é feio!

Nada disso é mentira. Talvez você tenha crescido em uma família moderna, que possibilita que tanto meninos quanto meninas façam suas próprias escolhas. Se for o caso, você é uma grande exceção. Então não venha dizer que estou errado, tomando como ponto de partida o seu caso de sucesso.

Ótimo se você é homem e sabe cozinhar e divide a louça suja com a irmã. Não faz mais do que a sua obrigação.

Mulheres recebem responsabilidades muito cedo e são alienadas a serem boas donas de casa. São preparadas para serem mães! Essa maturidade é facilmente percebida quando estamos diante de homens e mulheres de mesma idade. E, para que fique claro, estou falando da regra, existem exceções.

Idade não define maturidade, mas mulheres geralmente se desenvolvem primeiro – inclusive biologicamente. Boa parte do movimento feminista argumenta no sentido de que essa ideia só serve para legitimar a sexualização da infância, além de incutir nas mulheres o pensamento de que é normal o homem demorar mais para criar responsabilidades. Há muita verdade nisso.

Para além de aceitar que as mulheres amadurecem mais cedo, em razão de uma série de imposições sociais, é necessário refletir sobre as razões, as raízes desse fenômeno. Fazer com que a exceção se torne regra. Que meninos e meninas se desenvolvam de forma livre – e que possam, inclusive, escolher se querem ser meninos ou meninas.



LIVRO NOVO



Amante de café, boas ideias e mulheres de atitude. Adora conhecer pessoas, filmes e músicas novas. Fundador do Puta Letra. Pai de um livro, esperando o segundo bebê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui