Amizade é coisa valiosa. Afaste-se dos interesseiros.

Amizade virtual é mesmo muito simples e prática. Você não precisa abrir a sua casa nem tanto a sua vida para aqueles considerados na sua lista de contatos. E se não quiser mais aquela amizade, vai lá e bloqueia ou desfaz.

A realidade não virtual é mais complicada no “editar amigos”, mas a reflexão sobre quem deve ficar e continuar na vida é importante.

Amizade é algo muito valioso. É uma relação de cuidado, respeito, admiração. Penso mais: amizade é via de mão dupla – os dois lados têm que existir numa troca de colaboração e solidariedade. Quando há apenas um lado interessado para que a amizade exista, não há elo de amor, mas sim de interesse, e isso não configura amizade.

Amizade de verdade é desinteressada! É aquela que não há cobrança que faça nos sentir culpados. É querer estar perto mas não necessariamente junto. Há tentativas de encontros e há reencontros. Há contato, nem sempre tão frequente, mas quando retomado, é como se o tempo tivesse parado e tudo voltado a ser como antes. É natural, não tem esforço.

Não há inveja nem competição. Amizade tem admiração, tem ajuda, tem apoio, tem mão, braço e ombro. Tem desejo de sucesso e abraço de consolo.

Amigo que é amigo se preocupa, se prepara, abre a casa e o coração sem ter medo de receber. Amigo de verdade não vai ofender, nem a você nem aqueles que você ama. Ele sabe dizer o que precisa ser dito sem te agredir, e você vai ouvir entendendo que ali existe respeito e palavras de amor .

Na amizade existe abrigo quando não há onde cair morto, existe força quando não se encontra mais coragem. Existe alguém em quem se possa confiar e é por isso que ela é valiosa.

Alimentar amizades que não correspondem à altura é perda de tempo e um risco de ter por perto quem não tem a mesma consideração e estima.
Não traga pra sua vida quem só pensa nos próprios interesses e não dá valor para o laço da amizade. Não ande enganchado com quem não estende o braço pra você.

Afaste-se de quem não soma.

A gente não precisa ter um milhão de amigos porque os reais são aqueles poucos e bons. E quanto mais maduros vamos ficando, mais vamos filtrando e reconhecendo quem é de verdade e quem não é o que aparenta ser.

Livre-se dos que não te acrescentam. Atente para os sinais da vida, ela é sábia e manda muitos livramentos. Não se engane.

Não há necessidade de brigar, discutir e/ou apontar. Afastar sua energia do outro já é suficiente para que você tenha uma vida harmoniosa. Fique perto daqueles que realmente te amam. Valorize-se e preserve os de verdade. Os de mentira, deixa que a vida toma conta.

COMPARTILHAR
Anieli Talon
É jornalista, e tem a comunicação como aliada. Atuou em Santa Catarina como locutora, apresentadora e repórter nas emissoras SBT e Band. Deixou o jornalismo junto com o estado para se dedicar a outra paixão. Atriz por formação, vive em palco e não dispensa um microfone como locutora e dubladora. Escritora por natureza, tem mania de preencher folhas brancas com textos contagiados por suas inspirações.



DEIXE UMA RESPOSTA