Troca de olhares é o segredo do afeto entre cães e donos, comprova pesquisa

Que o cachorro é o melhor amigo do homem a gente já sabe. A novidade é que esse laço de amizade pode ser fortalecido ainda mais, segundo pesquisa recente. Publicado na revista Science, o estudo indica que a troca de olhares entre cães e seus donos é o que alimenta a felicidade de ambos.

Para estudar o assunto, o veterinário japonês Takefumi Kikusui e sua equipe colocaram trinta cachorros juntamente com seus donos em uma sala durante trinta minutos. Eles então observaram a troca que ocorria: olhares, carícias e conversas cheias de afeto.

Os pesquisadores mediram, antes e depois do experimento, a quantidade de oxitocina da urina dos bichos e dos donos. Você pode não saber, mas a oxitocina é um hormônio liberado, por exemplo, quando estamos apaixonados. Por esse motivo, é conhecido também como o “hormônio do amor”. O resultado a que os cientistas chegaram surpreende: quanto mais troca de olhares ocorria entre eles, mais oxitocina o cérebro de ambos produzia.

Para entender se o mesmo ocorria com outros animais, os pesquisadores repetiram o experimento com lobos criados em cativeiro. O nível de oxitocina, no entanto, não aumentou.

Em um terceiro experimento, o veterinário borrifou o hormônio no focinho de outros cachorros e colocou-os novamente em um ambiente com seus donos. Dessa vez, com mais duas pessoas desconhecidas. Alguns cães, estranhando a situação, ficaram paralisados olhando para seus donos e, novamente, ambos produziram mais oxitocina.

“Esses resultados respaldam a existência de um circuito de oxitocina que se autoperpetua na relação entre humanos e cachorros, de uma maneira similar à que ocorre com uma mãe humana e seu filho”, disse a equipe de Kikusui.
asomadetodosafetos.com - Troca de olhares é o segredo do afeto entre cães e donos, comprova pesquisa

A pesquisa, no entanto, ainda precisa ser aprofundada. Segundo especialistas, o experimento com lobos, por exemplo, tem de ser feita com animais mais socializados, treinados para olhar nos olhos dos humanos. Outro ponto questionado foi que os cachorros que tiveram o focinho borrifado com oxitocina eram todos fêmeas.

Para os donos, entretanto, o estudo foi apenas a comprovação científica do que já era sabido. Afinal, quem está sempre lá, fazendo festa, quando você chega em casa no final do dia?



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui