7 sinais precoces de relacionamentos abusivos

É conveniente que, ainda que estejamos começando um relacionamento, não deixemos passar nenhum ato de desespero de nosso parceiro. As relações abusivas devem ser cortadas desde o início.

Os relacionamentos abusivos são situações muito difíceis de tolerar para qualquer pessoa, mas alguns poucos acreditam se acostumar a elas com o tempo, devido as suas crenças.

Como bem sabemos, hoje em dia este é um tema que afeta a uma enorme quantidade de pessoas e que cobra uma grande quantidade de vidas em diferentes lugares do mundo. Por isso acreditamos que é fundamental conhecer seus sinais o mais cedo possível.

Isso permite prevenir que o abuso verbal ou psicológico aumente e se transforme em uma situação mais grave.

Os sinais precoces dos relacionamentos abusivos são fáceis de reconhecer?

Existe uma grande lista de sinais dos relacionamentos abusivos e devemos tomar conhecimento dela. É normal ter discussões e diferenças de opinião.

O que não devemos tolerar é viver em uma constante zona de guerra. Pelo contrário, deve ser algo maravilhoso pode expressar nosso ponto de vista ou os desacordos com nosso parceiro.

É muito saudável que cada um conheça e respeite a forma como o outro pensa.

Os sinais precoces dos relacionamentos abusivos são difíceis de reconhecer, já que podem ser facilmente camuflados. Preste muita atenção aos seguintes sinais que podem ser notados bem cedo nos relacionamentos abusivos.

1. Seu relacionamento acontece muito depressa

Se você sente que as coisas acontecem muito rápido e a outra pessoa já fala em vocês viverem juntos, em compromisso e inclusive casamento, é preciso ter cuidado.

Claro que é muito bonito sentir que você está com uma pessoa que não tem medo de compromisso e deseja compartilhar o resto da vida contigo.

Mas às vezes, é melhor confiar em seus instintos. Se você sente que as coisas estão indo mais rápido do que o normal, pense duas vezes. Os relacionamentos abusivos costumam começar com um amor de conto de fadas, mas nunca têm um final perfeito.

2. Seu parceiro se entrega a você totalmente

Quem não gosta de se sentir amado? Os relacionamentos abusivos costumam ter uma pessoa que é assombrosamente generosa. Oferece presentes e se mostra muito amorosa para te conquistar.

Estas pessoas podem rapidamente ser consideradas parceiras perfeitas. Tome cuidado, isso pode ser apenas uma estratégia. Quando você tiver se prendido completamente, será mais fácil que perdoe os erros.

Você se verá na obrigação de pesar as coisas e é muito difícil não dar outra oportunidade.

3. Faz promessas sobre um futuro juntos

Todos gostam de pensar no futuro que terão no relacionamento. Porém, é preciso ter muito cuidado se, quando ainda estamos começando o relacionamento, o outro nos promete dar até a lua.

Uma pessoa abusiva costuma prometer coisas como: “nada vai te faltar”, “eu vou cuidar de você” ou “não precisa se preocupar”. Nestas promessas não costumam estar refletidos seus sonhos e desejos.

Um dos sinais precoces dos relacionamentos abusivos é que o controle e todas as promessas costumam estar baseados em você, mas dependem totalmente do seu parceiro.

4. Quando o outro te quer só para ele

É muito lisonjeiro se sentir necessário e muito querido por seu parceiro. Porém, se isso faz com que não sobre tempo para seus amigos e família, pode ser um sinal de alerta um tanto quanto sutil, mas muito clássico em um relacionamento abusivo.

Pessoas abusivas costumam isolar pouco a pouco suas vítimas. Isso lhes permite ter um controle maior. Os ciúmes podem se mascarar como “afeto” ou “desejo”.

É importante continuar sendo você mesmo e não se afastar de seus círculos sociais porque seu parceiro pede.

5. Seu parceiro te corrige constantemente

É normal para uma pessoa abusiva querer controlar tudo. Seu parceiro ressalta que gosta de algumas condutas que ele considera apropriadas?

É muito possível que esteja querendo mudar seu comportamento por um que tenha moldado à sua maneira.

Essas correções costumam ser imperceptíveis no começo mas, pouco a pouco, ele vai obtendo maior controle sobre o que você faz. Preste bastante atenção!

6. Você sente incômodo durante o sexo

O sexo deve ser divertido, agradável e acolhedor. Não é correto ter sensações estranhas quando fazemos amor com nosso parceiro(a).

Se você sente que o outro está se comportando de forma muito brusca com você, confie em seus instintos.

Uma coisa é uma relação sexual brincalhona e outra muito diferente é ser tratado como um objeto de prazer apenas. Quando seu parceiro impõe seus desejos e necessidades, você está claramente diante de um sinal de relacionamento abusivo.

É importante não tirar a relevância do aspecto sexual, já que estas condutas preparam o terreno para que uma pessoa abusiva possa te controlar.

Com o tempo, sua forma de atuar se transformará em uma situação perigosa para a sua vida. Caso tenha dúvidas, fale com amigos ou um familiar que te ajude a ver a situação com mais clareza.

7. Você tem medo de seu parceiro

Este é um sinal muito comum em relacionamentos abusivos. Se você simplesmente não pode fazer nada sem pensar antes em como seu parceiro vai reagir, abra os olhos.

É fundamental lembrar que o abuso não ocorre unicamente de forma física. Pode ser que seu parceiro não te maltrate com porradas, mas ele pode te desvalorizar com palavras e fazer você se sentir inferior.

Os atos sutis de desprezo que agridem de forma psicológica são um problema. Se você sente que seu parceiro é abusivo, é recomendável procurar ajuda profissional.

Fonte indicada: Melhor com Saúde

COMPARTILHAR
A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".



DEIXE UMA RESPOSTA