Você sabe que deve desculpas

Por Márcio Rodrigues

No fundo, você tem certeza que deve desculpas a algumas pessoas – ou a alguma, pelo menos. E talvez você já ficou em dúvida se funcionaria ou se alguém te ouviria, ou até mesmo se faria sentido “pedir desculpas do nada depois de tanto tempo”, por exemplo. Tudo isso pode passar pela sua cabeça e é normal, mas lembre-se de uma coisa: nunca é tarde para pedir desculpas a alguém.

Pedir desculpas é uma atitude que te faz gigante. Abrir mão de um possível orgulho para voltar a ficar bem com aquele alguém é algo que só vai ajudar a sua vida a ser melhor. E dentro desse alguém, há muitas coisas envolvidas além de só um caso, um namoro ou um ex. Há também os seus amigos e sua família.

Na tranquilidade de ter um amor ao seu lado, você pode esquecer de quem sempre esteve lá com você: seus amigos e sua família. A começar pelos seus amigos. E são mil os fatores que influenciam isso. Você conhece alguém, por exemplo, quem não foi com a cara deles. E aí você quer manter paz nos dias e escolhe ficar longe dos seus amigos para ficar perto do seu amor. Passa pela sua cabeça que “seus amigos podem te esperar” porque é preciso viver esse amor. Passa pela cabeça, mas passa errado. E aí você começa a ignorar todas as pessoas que faziam parte da sua vida só porque uma nova pessoa chegou – e que pode ir embora a qualquer momento. Você começa a adiar compromissos, excluir das redes sociais, deixar de se importar e, muitas vezes, chegar ao ponto de “se encontrar escondido” só porque quem namora com você não se dá bem com seus amigos por algum motivo. Repito: por algum motivo, existem tantos.

Bem, está claro que você deve desculpas aos seus amigos. Porque você sabe bem que se essa história toda sua acabar, é para eles que você vai recorrer; sabe bem que ninguém te entende e te faz tão bem quanto eles; sabe que em todas as outras mil vezes que você precisou, foram eles que estavam lá. Então, por favor, peça desculpas aos seus amigos. Abaixe essa guarda e orgulho e diga o que sabe que deve ser dito. Eles, como sempre, vão te entender.

Agora a sua família. Ser motivo de chateação para a família é uma das piores tristezas do mundo. Eles que te deram a vida, uma casa e tudo mais necessário para você chegar onde está hoje. Logo eles que se sacrificaram para te ver bem. Logo eles que, de um jeito ou de outro, sempre serão sangue do seu sangue. É injusto que você cultive um clima péssimo com sua família. E entenda, eu sei que muitas vezes eles irritam demais, querem te controlar e te tratam “como criança”, mas PORRA, eles são sua família, eles NUNCA, repito, NUNCA vão querer o seu mal. Podem pecar pelo excesso, mas nunca pela falta. Entenda e perceba o quanto você deve para a sua família por estar aí agora lendo esse texto. Se não tiver pelo que desculpas, continue não tendo motivos para tal.

De um modo geral, nós sempre devemos pedir desculpas se sentimos que erramos. Pode ser aos pais, ao chefe, um amigo e a uma pessoa que viveu uma história com a gente. Sabe aquele alguém que você sabe o quanto se decepcionou com você? Aquele que te fez tudo mas que você cuspiu em tudo? Muitas vezes sem querer? Afinal, tem isso, naquela época, você poderia estar vivendo uma fase cega e entendeu que era o certo a fazer. Mas e hoje? Tanto tempo depois? Será que você não deve pedir desculpas só para dormir mais em paz? Essa pessoa não espera nada de você e essa que é a vantagem de abaixar o orgulho e se desculpar, isso te faz alguém com poder de vida e te destaca na multidão. Exatamente o mesmo funciona para quem te beija a boca hoje em dia: como você consegue ofender que você diz amar e não se desculpar? Percebe que não é sobre errar, mas sim sobre errar e não tentar consertar?

Entenda que ninguém acerta sempre. Faz parte errar, falar bosta sem pensar, preferir se priorizar e tudo o mais, tudo bem tudo isso. Mas, é preciso pensar se tudo isso implica na vida de outra pessoa. É preciso pensar se essas coisas chatearam alguém de um jeito maior que o natural, ou seja, se você terminou com alguém, naturalmente esse alguém vai ficar triste, mas tudo isso faz parte. Agora, se terminou com alguém PISOTEANDO O CORAÇÃO DESTE ALGUÉM, passe o tempo que for, você sempre vai dever desculpas.

Peça desculpas hoje. Mande uma mensagem. Chame no chat. Marque um encontro. Escreva uma carta ou e-mail. Faça alguma coisa, mas faça. Não jogo para fora da sua vida aqueles que sempre te ajudaram a ficar de pé. Peça desculpa aos seus amigos por menor que seja o motivo, peça desculpa ao seu amor por pior que seja o motivo. Não seja quem você odeia. Prefira resolver. Escolha ter paz do que um pé atrás. Não se preocupe com palavras bonitas, só com o coração. Diga não para esperar que aceitem, diga porque sabe que precisa dizer.

Você sabe que deve desculpas, só não faz ideia do bem que a vida vai te fazer se você se desculpar.

Fonte: Um Travesseiro para Dois
@marciorodriguees

COMPARTILHAR
A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".



DEIXE UMA RESPOSTA