Depressão não é preguiça e nem desculpa, depressão é luta.

Já ouvi várias coisas a respeito da depressão. Já a nomearam como “frescura” e dizem ser coisa de quem não tem o que fazer. Já falaram para eu ocupar minha cabeça e parar de pensar besteira. Falaram que eu deveria trabalhar mais, estudar mais e deixar de pensar em todas essas loucuras.

Já falaram, também, que só reclamo e que uso o termo depressão porque me convém, para que as pessoas acabam tendo pena de mim. Outros já se incomodaram com o meu choro e falaram que eu precisava ir ao psiquiatra com urgência.

O que ninguém entendia, porém, era o medo que eu sentia de falar das minhas dores, era o peso da angústia em me manter acordada, era o fato de eu buscar o refúgio dormindo para me esquecer da dor e fazer o tempo passar mais rápido. Era a luta de todos os dias de ter de enfrentar o seu “eu” em pedaços e, depois, juntá-lo novamente.

Ninguém entendia o quanto eu queria sair daquilo: era uma como uma prisão. Eu era prisioneira de medos, fracassos, mágoas e angústia. Ninguém entendia que eu não via mais graça em nada e isso não tinha nada a ver com antipatia. Não entendiam que a força que me puxava para cama era bem maior do que a que me encorajava a levantar dela e sair para o mundo para ver e conhecer pessoas. Eu não tinha forças para falar, saudar alguém ou mesmo me arrumar. Eu me olhava no espelho e gostava do meu pijama velho, rasgado e do meu cabelo bagunçado. Eu não me preocupava com isso, pois a bagunça e os rasgos eram bem maiores dentro de mim.

Ah, como eu queria que fosse frescura, como eu queria que fosse uma fase, como eu queria que fosse preguiça e que só a vontade bastasse para mudar tudo aquilo. O que ninguém entendia era a autoestima perdida e o desencanto que se fazia presente.

Ninguém conseguia ver a minha luta diária para virar a página, como eu me sentia impotente demais diante de tanta dor e, quantas vezes, eu não pensei em entregar os pontos.

Quantas vezes eu chorei sozinha no banheiro para ninguém ver, quantas vezes eu quis dormir e acordar leve. Nunca chame algo assim de falta de fé ou de falta de Deus. Depressão não tem a ver com falta de religiosidade. Depressão tem a ver com conflitos, com situações que muitas vezes nos jogam no buraco. Depressão não é fraqueza e está bem longe disso.

É como estar no meio da maré e ela querer te levar: você tenta, com todas as suas forças, mas uma hora cansa. A tal da depressão quase me levou e ela pode levar muita gente, se continuarem acreditando ser frescura, se continuarem achando que o outro precisa de motivos para as suas dores, que é falta de vontade ou que, sei lá, a pessoa é muito sentimental. Pode levar muita gente, como já tem levado, porque muitos continuam acreditando que remédios bastam e que ”é fase e vai passar”.

Sabe, as pessoas querem ser ouvidas, elas têm sede de ver as suas dores acolhidas. Mas, em meio a tantos julgamentos e conceitos errados, eu preferia me calar, mesmo que isso não parecesse tão simpático. Era mais fácil dizer que estava tudo bem e depois chorar, do que ter que contar sobre mim e ter de ouvir uma resposta desagradável. Era mais fácil inventar desculpa para não sair, do que ter que enfrentar a mim mesma e a todos. Qualquer coisa era mais fácil do que ter que parecer bem.

Ninguém parou para ver a tempestade que havia em mim. Ninguém entendia o quanto eu lutava pra não chorar quando estava rodeada de pessoas e que, cansada de tanto lutar contra esses sentimentos que me sufocavam, na maioria das vezes preferia o meu quarto.

Não é do dia para a noite que você se liberta, é com apoio, é com ajuda, é com acolhimento e muito esforço. É um processo, é um leão que você mata todos os dias dentro de você, é sentir o seu dia tomando cor novamente devagarinho, é aprender a apreciar aqueles filmes velhos de que você tanto gostava e parou de assistir, é ler um livro novo e sentir prazer com cada frase terminada. É conseguir sorrir sem ter que fazer esforço, é olhar no relógio e querer parar o tempo ao invés de acelerá-lo. É ver a graça chegando aos poucos e a alegria fazendo morada. Não sou melhor do que ninguém por não ter me rendido totalmente, só eu sei o quanto era dolorido conviver com aquela dor e a imensa falta de força que sentia todos os dias. No entanto, posso ser melhor do que muita gente que não entende que depressão não é e está bem longe de ser frescura.

COMPARTILHAR
Thamilly Rozendo
Estudante de psicologia, apaixonada por artes, música e poesia. Não dispensa um sorvete e adora um pastel de feira com muito requeijão, mesmo sendo intolerante a lactose. Tem pavor de borboletas, principalmente as no estômago.



64 COMENTÁRIOS

  1. Esse texto é maravilhoso estou passando por isso e já ouvi td isso é como é complicado e difícil pras pessoas entenderem que depressão não é frescura… obrigada pelo lindo texto vou compartilhar! !!

  2. Só quem tem ou já teve sabe o que realmente é a depressão.
    É como cair dentro de um buraco profundo e escuro. Não adianta você chamar a pessoa para vir para cima, você tem que descer lá em baixo e busca-la.

  3. Passei Por esta situaçao ha13 anos atrás e é horrivel…as pessoas q convivem, parentes e outros dizem q e frescura mais esta vivendo esta situaçao fica mais triste ainda c o q dizem..n sentimos vontade p nada bem banho…..isto foi quando perdi Meu marido, Meu filho p as drogas e fique c cancer de mama…n tive nenhum repouso pois de quimioterapia sais em bus a de encontrar Meu filho e trader ele p casa as vinha e outras n .ai que sentia q Minha Saúde esta fragilizada mesmo assim ganhei fama de esta com.o ex de Una Sobrinha…chorei Ai veio a cirurgia retornei p casa. E Meu filho na mesma situacao c as drogas chamava chorava conversava e nada ele do queria dinheiro.quando n tinha quebrava tudo..um dis saiu c seus amigos e n voltou mais pra casa..fez assalto relampago e nesta aconteceu foi morto pela policia.estou aqui de vez em ela quer voltar a depressao mais comfio no Deu Maravilhoso a Minha Vida.esta em suas.maos senhor

    • Nossa nunca tinha me identificado tanto com um texto quanto me identifiquei com esse ,eu luto com isso todos os dias e sei o quanto e difícil ,ninguém te entende e nem se quer se preocupa …mas um dia se Deus quiser vai melhorar .

    • Que Linda história de superação Maria Luíza, Deus é maravilhoso é ele o socorro bem presente na hora da angústia, não desanime, nos momentos mais difíceis segure nas mãos dele e vai, vc vai vencer, forte abraço

  4. Esse texto me descreve perfeitamente. Passo por isso a mais ou menos uns 5 anos. É uma dor, um vazio enorme que sinto dentro de mim. As únicas pessoas que ficam do meu lado que me apoia de verdade é minha mãe e meu marido. Pq o resto eu tenho certeza que acham que é frescura minha. Só quem tem depressão sabe que é uma luta diária pra se manter de pé todos os dias 😢

  5. NOSSA VOCÊ FALO TUDO O QUE EU SINTO E DE UMA FORMA TÃO CLARA. TENHO DIAS QUE ACORDO BEM E OUTROS QUE PERDURA POR SEMANAS RUINS.
    ESTOU CO PRATICAMENTE DOIS ANOS DOENTE EM CASA, DESEMPREGADA DESDE 2014 E VIVENDO DE CARIDADES. E SINTO MUITO FRÁGIL DIANTE DAS MINHAS DIFICULDADES… CHEGO ATÉ PENSAR EM ACABAR COM TUDO DE UMA VEZ.
    MAS FOI MUITO BOM LER O TEXTO E SABER QUE TEM GENTE QUE SABE E ENTENDE QUE NÃO É FRESCURA, GRATIDÃO POR TUDO.

  6. Como sair disso?! De onde começar?! Remédios e terapias ajudam a não sentir dor mas não resolvem….

    @Vitor são as pessoas como você que deixam a gente depressiva.

  7. O texto demonstrar claramente o que passamos, e exatamente o que sinto ainda acrescento que ainda sinto aceleração no batimentos cardíaco e a minha pressão aumenta, me sinto só parece que ninguém gosta de mim e que os meus sentimentos estam adormecido, com uma irritabilidade sem explicação, e inesplicavel como não consigo realizar minhas tarefas e a irritação que nem dar por não ter conseguido e uma tristeza profunda por ver o tempo passar e não consigo aproveitar o bons momentos e a tristeza profunda a meu deus como eu queria ficar boa. Parabéns para a escritora deste texto.

    • vc poderá ajudar ouvindo a pessoa e procurar demontrar q. a entende,conversar sobre coisas boas e tentar fazer ela sair fazer caminhadas diárias,se for possivel acompanhe. Ja ajudei minha irmã assim,não é tarefa muito fácil mais vale a pena.

  8. É tudo bem assim mesmo, uma confusão de sentimentos, uma profunda tristeza que parece não ter fim, coração acelera, uma angustia, um aperto no peito, um mal estar muito grande, picos de tremedeira, já passei por isto ha uns 20 anos atras e o medico me diagnosticou como depressão por cansaço físico que me encaminhou para um Psiquiatra, e mesmo com o diagnostico medico, muitos me julgaram como frescura, outros exatamente como diz o texto, falta de fé, falta de Deus no coração, vc esta é com demônios, precisa ir a uma igreja tirar estes demônios, fui ao psiquiatra que quis me entupir de remédios e optei por sair daquela situação sozinha passou cinco anos da minha vida que não vi passar foi um sofrimento muito grande mas superei, só que todos sabemos que quem já passou por isto sabe que qualquer coisinha baqueia novamente, e hoje me encontro novamente com o mesmo quadro depressivo e novamente estão me taxando de frescuras, que tenho falta de Deus, cade o Deus que vc serve, vc não sabe fazer outra coisa a não ser chorar, lá vem vc chorar de novo, para de frescura e hoje muitas das pessoas que só souberam me criticar na época hoje estão em quadro depressivo fazendo tratamento medico e mesmo assim estas mesmas pessoas que estão doentes e mesmo estando passando pelo que eu, continuam dizendo que eu estou com frescuras, o quadro depressivo delas é doença e eu com frescuras, mesmo os que não estão passando por esta situação falam que as pessoas do convívio deles que estão doentes com depressão, que estas pessoas estão doentes e eu com frescuras, ai eu fico ainda mais triste em ouvir isto as outras pessoas precisam de ajuda eu não preciso, e com isto eu me abato cada vez mais e o pior que são pessoas muito próximas a mim e que presenciou todo meu sofrimento na época e estão presenciando novamente as minhas frescuras e a minha falta de vontade de enfrentar a vida…
    Mas eu creio no Pai todo poderoso que mais uma vez eu vou sair desta e que vou superar esta fase…

  9. Excelente texto
    Mas não ficou claro onde procurar auxílio.
    Se existe algum lugar para atender pessoas que passam por este problema, principalmente aquelas que não tem condições financeiras para pagar um profissional.

    • Berenice, hospitais do SUS ou até mesmo o posto de saúde perto de sua casa, fazem o encaminhamento.
      Mas isso é um tratamento medicamentoso, o depressivo passa por uma luta diária, como o próprio texto diz.
      Ter uma pessoa ao seu lado que esteja disposta a doar todo o amor do mundo, mesmo que em troca receba apenas ódio, é fundamental para auxiliar um depressivo.

  10. O texto me descreveu. Sofro de depressão há três anos e as pessoas acham que isso é uma coisa criada, que é fácil de superar apenas praticando qualquer atividade para que você se distraía. Não é fácil, quando eu durmo é como se fosse o alívio, quando me acordo sei do que tenho que enfrentar o dia todo. Mas vou vencer, com fé em Deus!

  11. A cura da depressão é o exercício da fé.. Como isso pode acontecer?…Ao acordar ajoelhe feche os olhos e reze o pai nosso..com muita concentração…faça mesmo esse esforço no minimo 7 dias( você e Deus!) não precisa comentar seus problemas para ninguém fale somente para Deus..em alto tom! O exército da fé cresce como um músculo e cada vez vocês se sentiram mais fortalecidos e ficaram curados…”A Deus depressão!”

  12. Amei essas palavras tão verdadeiras, eu sofro de ansiedade, de muita mesmo kdksks, e é um tipo de depressão, tem dias que não tem sentido em levantar, não tem sentido em continuar o teatro de todos os dias, mas pensamos que não vale apena desistir, não vamos deixar essa dor ganhar. Chorei lendo esse texto, pois me identifiquei. É bom saber que tem gente que nos entende.

  13. A depressão é uma doença pior do que um câncer, ela destrói vc por inteiro, as vzs em questão de poucos segundos. Espero um dia ficar livre dessa doença, minha esperança tem base sólida, apocalipse 21:3,4.onde um dia tds nós ficaremos livres das doenças e da morte! Essa é a única esperança q ainda tenho!

  14. Peço desculpa pelo meu comentário á pouco,foi eliminado e bem. Aquele sujeito merecia ouvir éra aquilo olhos nos olhos,psicopata pá.
    De resto,parabens pelo texto,sei bem o que isso é e todos os que passam por isto tem o meu respeito.

  15. Acura da depressão começa,pelo facto de a pessoa tomar a decisão de perdoar a si mesma e perdoar a outros.
    A depressão na minha óptica tem a haver com o facto de a pessoa ter sido magoada e ter o coração partido,seja por traições,decepções,desilusões etc.
    Também pode considerar-se doença da alma e das emoções.
    O que requer atenção e cuidado por parte de outras pessoas.
    Para sair desta situação a pessoa precisa de reconhecer a sua condição e aceitar ajuda.
    O que nem sempre acontece,mas é possível sair desta condição.
    E o único que pode ajudar o seu nome é Jesus Cristo, de acordo com Isaías 61,a bíblia diz que Deus o ungiu para libertar os oprimidos e os quebrantados de coração.

  16. Vitor nada como um dia após o outro a vida é ação e reação o teu está bem guardado a mão de Deus é bem pesada todos que riam de mim pelo meu pro Bolena hoje estão bem piores que eu CUIDADO RAPAZ SENHOR SEJA LÁ QUEM VC FOR

  17. Me identifiquei totalmente, vc falou o q eu tbm senti, a pior sensação é quando vc se sente como se estivesse caindo em um poço escuro e sem fundo, e n para de cair,a sensação é desesperadora. Os pensamentos execessivamente preocupantes , pensamos a todo momneto q algo ruim vai acontecer, medo de andar de carro , de avião , de sair de casa . A vontade é estar trancado dentro do seu quarto escuro, e a hr n passa , para chegar logo a hora de dormir , p apagar e tentar aconrdar melhor deste pesadelo sem fim. Passei muito por isso , mas hj , Deus me curou , e tdos os dias luto p q ela nunca mais volte.

  18. OI pessoal, Boa tarde…. me chamo Amon e luto com isso a minha vida toda, crei que poderiamos nos ajudar mutuamente….. pois muitos de nossos proximos e parentes não nos puxam desse buraco… algo que percebi é que quando vemos alguem no buraco nos tornamos fortes para ajuda la e nos ajudamos tambem… poderiaamos fazer um grupo de whatts para nos ajudar…. grato
    Se por umacaso ja existir tal grupo me coloquem por favor… 92 992668678 muito obrigado por seus comentarios, acabaram de me salvar

  19. Boa tarde!!!! Texto lindo. Uma prima ne enviou. Também estou lutando contra essa doença que corre por dentro pior que um câncer. Ela é cruel, perdemos a vontade de tudo,quem dera que fosse preguiça, seria talvez mais fácil vence-la. Só quem passa sabe. Só quem vive sente. A questão do suicídio é seria. A questão é que quem comete esse ato extremo, quer acabar com amor. Tá insuportável, tudo chegou ao fim. Porém não há como acabar com a dor sem tirar a vida. É triste. Ninguém pode falar nada. Quem fala pode ser o próximo a vir passar por isso, é aí sentir o preconceito, as gracinhas que ouvimos e ver que nossa dor é real, é imensa, é intensa, é sem fim. É algo que parece que não vai ter fim nunca. É algo que nos consome, que nos mata, que nos rouba toda a alegria e toda e qualquer vontade de viver. É algo cruel. É brabo. Por isso devemos tratar com carinho,e entender quem tem essa triste doença que não muito demorará, pegará um número imenso de pessoas.
    O que tenho a dizer, que não é preguiça, lutamos cada segundo pra sair dessa, mais que é quase impossível porque perdemos a vontade de tudo, o sentido da vida, e por mais que tenhamos apoio, o que as vezes é difícil, ainda assim a solidão é imensa, é intensa,é covarde,é cruel, ela nos dilacera sem pena, sem do.
    Depressao não é brincadeira, não é preguiça, nao é coisa de gente a toa, ou simplesmente frescura, ela doi, ela corta e o mais triste, a maioria das vezes, mata.
    Não é tão fácil ou simples sair dessa, não mesmo. Não é fácil lutar,lutar,lutar e ver que não tá adiantando. Precisamos sim, de atenção, de ombro smiga, de um abraço, de um olhar que nos olhe sem repreender, sem nos acusar, sem nos ferir, precisamos de palavras amigas, de algo que nos ajude a ter vontade de voltar a viver, porque a depressao nos empurra para um buraco escuro, ao qual nos aprisiona, nos empurra cada vez mais para o fundo.
    Fica aqui o que penso, já que passo por isso, convivo com pessoas que passam por isso, é vejo como é difícil ou quase impossível tentar se levsntar, se reerguer e nso ter forças.
    Espero que Deus proteja,guarde a todos aqui e do mundo que tem essa triste doença e que luta diariamente, mesmo sem forças pra sair.
    E pra quem nunca teve, que levante as mãos para o céu e agradeça a Deus por nao ter, porque é terrivel. Fácil falar quando não estão na nossa pele, quando não calçam nossos chinelos da dor e quando não andam o nosso caminho!!!!!

  20. Acredito que a cura esteja em se sentir amado de verdade. Seja por amigos, cônjuge, familiares. E por Deus também. Recomendo receber Johrei. Imagine uma pessoa que você nunca viu, nem sabe o nome, sentar na sua frente e servir a você , orando a Deus para que você seja curado seja lá do que for, e sem receber nada em troca. Isso é o verdadeiro amor altruísta. Receber a luz de Deus desta forma ajuda muito. Decidir ser feliz é essencial.

  21. O ser humano é único!
    Ninguém pode sentir o interior do outro!
    Depressão não é frescura, na minha opinião vem do útero, e depois vem algumas pessoas aparece, devastando tudo.
    Nunca tive depressão, nem quero ter, sabe porque? Não sei sentir tristeza, por incrível que possa parecer, fico triste sim, choro, lamento, falo muito, resmungo e escrevo tudo que sinto e de repente… Tchan…tchan…tchan… Sumiu!!!
    Não sei ser triste por muito tempo rsrsrs… Mas entendo quem sofre desse mal!

  22. Texto claro e objetivo, passo por isso há 13 anos é horrível, perdi meu pai recentemente e tive uma piora a mais, luto todos os dias comigo mesmo, já tentei até o pior, quando se acha que não tem mais saída. Tô em tratamento, vou há cada 45 no psiquiatra, minha luta é uma constante diariamente, más me falta as forças só Deus sabe o quanto é terrível.

  23. As pessoas que oprimem os que estão deprimidos são estúpidas e prepotentes. Aposto que se um dia eles estivessem no nosso lugar se sentiriam assim!!! Eles não aguentariam um dia sequer conviver com o “monstro” que suportamos muitas vezes tentando sorrir para ameniza-lo!
    Pessoas metidas e desprezíveis!!!! Tenho nojo dessa gentinha!!!!!

  24. Já passei por momentos assim, como um verdadeiro luto, que duraram e tomaram anos da minha vida, sei bem como é por experiência, mas superei, é possível, tudo passa. E nessa fase tão delicada, é importante sentir se Amado(a), é importante que não se remova sentimentos destrutivos do passado, que seja estimulado assuntos saudáveis, para o próprio refazimento, ouvir músicas que estimulem algo bom e não aquelas que relembrem momentos de dor, essas atitudes são muito importantes e se quem está sofrendo a depressão e se sentindo incapaz de agir, os próximos podem e devem ajudar, é possível, esse mal pode ser vencido.

  25. É.. não sofro com depressão, porém o texto é muito esclarecedor, tanto que… Me ajudou a enxergar um problema em uma amiga, q já desconfiava ser depressão e agora tive a confirmação :)
    Obrigada

  26. Os casos de suicídio por causa dessa doença triste vem aumentando descontroladamente, e ainda há quem ache que é besteira, palhaçada, falta de roupa pra lavar, falta do que fazer. Eu passo por isso como disse la em cima, entre outras coisas juntamente com a depressão, e sinto que as pessoas não estão nem ai, estão frias, coração duro e a maioria das vezes riem debochadamente.
    Sei bem como é isso, essa tristeza profunda que nunca acaba, por mais que lutamos pra sair dessa, nos falta força, e não é falta de fé não e nem o descredito em Deus, muito pelo contrário, nos agarramos a ale, porém parece que é algo maior que nós (e como é), que nos leva a ficar deste jeito.
    O que necessitamos é atenção, carinho,pessoas que nos diga palavras que faça com que levantemos, pessoas que estejam dispostas a lutar conosco, embora essa luta seja nossa, mais precisamos de amparo, além do melhor amparo que possamos ter que é Deus, amparo de amigos, família, isso é muito importante, motivação, porque só quem passa sabe como é terrível.
    Não estamos brincando, ou escolhemos estar assim, um belo dia acordamos, olhamos e dizemos: “Hoje vou ficar depressiva, com síndrome do pânico, com bipolaridade, entre outras coisas”, não é bem assim, não escolhemos e nem queremos estar nessa.
    Então pra quem tá de fora é fácil demais falar, criticar, rir, zombar e debochar.
    É o que digo sempre a essas pessoas, pede a Deus pra nunca passarem por isso, por não há dor mais ruim do que sentir essas coisas, e que fique claro, que não sou a favor do suicida, mais entendo, ele só quer acabar com a dor, mais totalmente impossível acabar com a dor sem tirar a própria vida.
    Então vamos nos unir, porque tem e ainda vai haver muitas pessoas com essa maldita doença, só Deus por nós mesmo.

  27. Acho que o que mais ofende é as pessoas acharem-no preguiçoso. Dói mais do que qualquer outro comentário.
    A insensibilidade humana para os problemas dos outros é por demais conhecida. Neste caso, conversa com estranhos é mais útil para o depressivo do que qualquer terapia. Os psicólogos, terapeutas, psicanalistas e médico, (com raras exceções), não nada mais que profissionais que está mais interessado em ganhar seu dinheiro do que curá-lo. Infelizmente. Eu recomendo: leitura, leitura, leitura. Escrever, escrever, escrever. Escreva sobre tudo que lhe venha à mente. Escreve e procure publicar nos blogues, em livros, em foruns, nas redes sociais. É fácil manter um blogue. Existes sites que aceitam seu blogue sem qualquer pagamento e alguns até te pagam como o blogspot.com Eu mantenho vários blogues como este que está abaixo.

  28. Belo texto! Pelo o que percebo é que muitas pessoas estão passando pelo o mesmo problema; e quando estamos isolados em nossos quartos sob nossas camas, não passa em nenhum momento que outras pessoas estão no mesmo barco; porque é difícil de acreditar que alguém mais possa sentir essa “dor do vazio” dentro de nós.
    Uma mistura de vazio, com solidão a dois, com falta de amor, de esperança…. sei lá, nem sei ao certo porque estou escrevendo isso.
    Creio que para ajudar um depressivo, tem que ser uma pessoa que queira se dedicar 100% para doar amor, atenção e paciência.
    E pra você?

  29. Eu passo por isso todos os dias, nossa seu texto é como se tivesse feito pensando em mim, pois vi muito de mim no seu texto, obrigada por esclarecer para aqueles que não acreditam o quanto é difícil a depressão e a quem faz pouco caso da doença.. É algo que vem aos pouquinhos e que vai tomando uma proporção tão grande que quando vc percebe já tem morada em vc.. Hoje me encontro afastada das minhas atividades meu quarto é tudo pra mim, mas tenho uma família incrível que estão sempre do meu lado tanto nos meus altos quanto nos meus baixos pois a família nesse momento é muito importante diria até essencial… Tudo na vida se precisa de uma base para depois colocar os alicerces assim como na casa o futuro profissional que é os estudos, e a nossa base para nós manter em pé e com foco é a nossa família eles são tudo fazemos sempre pensando em nós mas tbm em nossas famílias, então hoje se procurei tratamento e tenho mais forças em melhorar meu humor minha vontade de viver é por causa deles… A depressão não é um tratamento para ser feito sozinho precisa de paciência apoio carinho e disciplina e uma dose muito grande de Amor…

DEIXE UMA RESPOSTA