Depressão: É preciso amar de fora para dentro

Ela já não podia mais sorrir. Ele já não conseguia mais comer. Situações que reconhecemos, mas que ignoramos. Não por maldade, acredito. Mas por um desconhecimento dos reais problemas que o outro esteja passando. A mente funciona através de percepções. Como definir os significados recebidos por alguém que sofre depressão? A Ciência ajuda a explicar, sem dúvida. Remédios auxiliam nesse momento, também. Ainda assim, a depressão é um estado sem data de expiração. Lidar com isso, as pessoas ao redor de quem sofre, não é tarefa fácil. Talvez seja esse um dos obstáculos para enxergar além. Visualizar o cuidado, a paciência e o afeto com os olhos de uma tarefa, uma missão. Quem sabe, por ventura, a aproximação não devesse acontecer pelos moldes do amor simples. Do fazer por querer fazer. Do estar por querer estar. Porque a dificuldade em fazer a vida ser mais vida para alguém próximo acometido pela depressão, não é como lançar dados ou colocá-la de frente com frases inspiradoras sobre as belezas da vida. Amar de dentro pra fora é uma sentença quase que ausente para essas pessoas.

Na vida, sobrevivemos. Para acordar pela manhã, trabalhar, estudar, construir algo significativo e tantos outros desejos oriundos da cartilha social que nos é passada. Mas, cultivar a sensibilidade de fazer dos dias um algo mais, tateável e zeloso, não se aprende em páginas, bulas e anúncios. Viver inclui experiências. Um punhado das mais legítimas sensações. Não por acaso, tudo começa com um abraço. O amor por quem vê o céu cinza quando, na verdade, ele está azul. Atribuir culpa, deficiência e qualquer outro mal por discordar da maioria, simplesmente impede o coração daqueles que muito sentem e que não conseguem expressar. Angústias, medos e confusões expostas em lágrimas constantes. No desejo de não ter desejos. E de todas as formas possíveis de seguir em frente, amar de fora para dentro é fundamental. Nutrir, dia após dia, momentos simbólicos do sentir sem prerrogativa. Do carinho sem cobrar os 10% na saída. Mostrar para quem carrega a depressão nos ombros, o quanto você pode derramar de ajuda sobre ela. Pode ser um amor para poucos fazerem isso, gratuitamente, mas certamente é amar demais para elas.

Depressão é uma cura sem doença e uma doença sem cura. Todavia, a cada instante de amar, talvez ela sorria. Talvez ele volte a comer. De qualquer forma, todos somos capazes. Todos somos livres para vivermos. Amar de fora para dentro é indolor e não precisa de receita. Primeiro, você abraça. Depois, apenas exista. Amem-se.

“Não desista de quem desistiu
Do amor que move tudo aqui…”



LIVRO NOVO



"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui