O sorriso é um tranquilizante sem efeitos colaterais

O sorriso com certeza possui benefícios indiscutíveis. Entre eles podemos destacar o fato de que é um potente tranquilizante psicológico que não tem efeitos colaterais. Está comprovado que tanto a risada quanto o senso de humor contribuem para manter nossa saúde emocional.

Quando soltamos uma gargalhada, neurotransmissores como a serotonina e outros opiáceos endógenos como as endorfinas são liberados pelo nosso cérebro e produzem uma sensação de bem-estar e paz emocional muito potente.

De fato, essa mesma ferramenta psicológica é utilizada em terapias como técnica para favorecer o equilíbrio e melhorar nosso estado geral. Ou seja, está muito claro que nosso senso de humor e nosso sorriso são as melhores armas para evoluir e crescer emocionalmente.

Graças ao sorriso podemos encarar melhor os problemas

Graças ao sorriso, os problemas são entendidos da melhor maneira. Sem cair no reducionismo do que caracteriza a psicologia positiva, devemos dizer que o bom humor nos ajuda a abrir as janelas do nosso interior, escalando montanhas e recorrendo a labirintos que nos ajudam a encontrar outras soluções aos obstáculos próprios das nossas andanças pela vida.

Segundo a filosofia zen, o formigamento que as gargalhadas nos provocam faz surgir energias curativas muito potentes em nosso interior que ajudam a melhorar nosso estado de saúde. Isso está comprovado em pesquisas neurocientíficas, às quais, como comentamos, corroboram que a nível cerebral se celebra uma explosão de bem-estar.

A constelação de motivos que pode nos ajudar a sorrir

Como dissemos anteriormente, o sorriso tem uma infinidade de benefícios físicos e psicológicos. Entre eles podemos destacar os seguintes:

– Seus efeitos analgésicos como consequência da liberação cerebral de endorfinas são espetaculares. Pode-se dizer que o sorriso cura os males.

– Quando rimos nossos pulmões se expandem, o que permite aumentar nossa capacidade pulmonar. Contraímos e expandimos os músculos do tórax, isso nos ajuda a potencializar a oxigenação do nosso corpo e eliminar esse ar viciado que nos prende. Isso, como consequência, facilita o trabalho metabólico e favorece o funcionamento do mesmo.

– Nosso sistema muscular é estimulado, os músculos faciais, torácicos e abdominais se expandem e se contraem, e com ele recebem uma melhor entrada sanguínea e de oxigênio. Em outras palavras, o sorriso nos revitaliza.

– Também obtemos benefícios a nível circulatório, pois ao aumentar a frequência de batimentos do coração podemos eliminar placas de colesterol da parede das nossas artérias.

– Diminuem os hormônios do estresse como o cortisol e a adrenalina.

– Aumenta a atividade imunológica, fortalecendo assim a barreira que mantém afastados os vírus e as bactérias.

– Os níveis de tensão, ansiedade, depressão, fadiga, irritabilidade e todo tipo de estados anêmicos negativos diminuem.

– Graças a hiper-ativação metabólica a eliminação de toxinas é acelerada e calorias são perdidas com maior facilidade.

Como se pode ver, a relação entre o sorriso e a saúde física e psicológica é evidente. Por todas essas razões não podemos nos esquecer de sorrir e manter um bom senso de humor diariamente, pois é tão importante quanto fazer exercício ou comer de maneira saudável.

Além disso, não podemos esquecer que o sorriso favorece as relações sociais, pois trocar bons momentos nos faz sentir verdadeiramente bem. Então, tudo isso acrescenta uma boa coleção de razões para não esquecê-lo e nos permitir a cada dia uma boa sessão de bom humor.

via A Mente é Maravilhosa

COMPARTILHAR
A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".



DEIXE UMA RESPOSTA