Amélie Poulain e a covardia de amar

Por Luádia Mabel

“O mundo parece tão morto, que Amélie prefere sonhar até ter idade para partir.”

E sonha, mil vezes mais, depois de ter idade pra enquadrar a vida, e depois de ter experimentado a solidão por todos os dias de muitos modos e cores diferentes, em enfrentar a si mesma. O bom é que a vida é de muitos modos, e Amélie nem sempre sabe levá-la na seriedade dos adultos, ou na cara sem graça de quem acha que cresceu, e faz questão de fingir que esqueceu o prazer que nos dá enfiar os dedos em um saco grande de grãos, ou quebrar a cobertura do crème brûlée.

É de uma ingenuidade estampada, e de um dom espetacular de enfeitar o mundo inteiro. Como é ser mulher e ter os olhos expressivos de uma menina, se deliciar aos prazeres que não precisam ser só de uma criança, entregar-se às fantasias que deixamos de criar por pura falta de imaginação?

A gente pergunta por que perdeu o poder de ser criativo, e não sabe mais a graça que tem o minúsculo; Pergunta por que agora só vê o óbvio, e juntar pedras pra depois jogá-las no rio já parece uma grande besteira. Mas besteira é ser Amélie, ou ser você?

E vendo de perto, Amélie é diferente mas tem muito de nós. Dentre as semelhanças, o medo disfarçado, e confuso, de amar.

Há o mistério que é ser a própria essência, e o tremor nas pernas que sempre nos dá o contato com os outros, o amor perdido que sempre sentimos por alguém, mesmo que a gente não conheça.

E há o espetáculo da covardia. Três coisas que cabem, mas não se situam bem na nossa personagem: a solidão, o medo, e a vontade incontrolável de ser totalmente a si mesma.

O rostinho feito de poses de menina descobre, por um homem, o amor. E são tantas as ideias que lhe passam, é tanto o medo de enfrentá-lo… Na cabecinha de Amélie se passa tanta coisa que mal sobra tempo pra entender o mais simples, mal dá tempo de perceber o mais óbvio.

“– Ela está apaixonada por ele?

– Sim.

–Acho que está na hora de ela assumir o risco.

–Justamente, ela está pensando em um estratagema…

–Ela gosta disso. De estratagemas.

–Sim.

–Na verdade, ela é um pouco covarde. Acho que é por isso que não consigo captar o seu olhar.”

Mas, que se há de dizer? Diante do medo que todos já tivemos perante as caras do amor, e diante do pouquinho que somos comparados ao sentimento que cresce diante dos nossos olhos, mesmo que às vezes, desesperados, a gente tente frear, eu não posso mentir. O arrepio é válido, e a covardia também. É natural e nos ultrapassa naturalmente, sem que a gente perceba de imediato. Mas permanecer covarde torna-se uma escolha, uma das mais difíceis com que a gente pode esbarrar.

“Se Amélie prefere viver no sonho e ser uma moça introvertida, é direito dela; Pois estragar a própria vida é um direito inalienável!”.

Estragar a própria vida é um direito quase sarcástico, e é nosso. Abdicar de um romance, dar passos atrás, recuar por medo é um caminho que podemos fazer.

Em qualquer situação, por qualquer motivo, temos a escolha de continuar presos em nós mesmos pra evitar bater de frente com o mundo que nos espera lá fora. Mas caso queira avançar os pés no precipício que são os sentimentos desconhecidos, e se quiser entender o porquê de as reviravoltas no estômago serem tão perturbadoras, escute:

“Minha queria Amélie, você não tem ossos de vidro. Pode suportar os baques da vida. Se deixar passar essa chance, com o tempo seu coração ficará tão seco e quebradiço quanto meu esqueleto.

Então, vá em frente, pelo amor de Deus.”

Para ler mais da autora acesse Obvious

 



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui