Amigos são tão importante para sua saúde quanto dieta e exercícios
Quer saber o segredo para uma vida saudável? Faça atividades físicas, opte por alimentos nutritivos e, principalmente, tenha bons amigos.
Um estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte revelou que as conexões sociais têm grande impacto sobre a sua saúde, tanto quanto dieta e exercícios.
Os benefícios de ter pessoas próximas em um nível de companheirismo são: pressão arterial mais baixa, circunferência da cintura e índice de massa corpórea menor do que aqueles que não construíram laços sociais forte.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores analisaram dados de quatro estudos de grande porte, de longo prazo e que engloba todos os EUA.
Com 15 mil participantes, especialistas identificaram as associações entre o número das relações de amizade com os indicadores de saúde citados acima.
Uma das conclusões é que o isolamento social tem maior impacto com jovens de idade entre 12 e 18 anos para o desenvolvimento de inflamações.
Para adultos e idosos, o isolamento potencializa o desenvolvimento de hipertensão e obesidade abdominal.
A riqueza da pesquisa mostra que a solidão na terceira idade afeta a longevidade e que uma vida social robusta contribui para uma melhor saúde geral.
Além disso, os efeitos dos relacionamentos sobre a saúde é tão forte que a solidão teve o mesmo impacto que uma vida sem atividade física.
Os especialistas também descobriram que, quanto mais integrado socialmente um adolescente era, mais saudável será seu sistema metabólico e cardiovasculares no começo de sua idade adulta (até os 30 anos).
Além disso, o tamanho da rede de amigos teve influência significativa sobre a saúde no final da vida adulta, antes da velhice (final dos 50 anos em diante).

Apesar de não estabelecer relações definitivas entre laços sociais e de saúde, os autores do estudo estão confiantes em apontar que tão importante quanto ter uma vida com atividade física e alimentação saudável, manter relacionamentos de amizade podem começar a fazer parte das prescrições médicas.

Fonte: Manual do Homem Moderno



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui