26 dicas para tomar o controle da sua vida de volta

Existe um velho ditado que diz que o tempo cura todas as feridas. Bem, eu não acredito que isso seja totalmente verdade.

Nas palavras do Dr. Phil, “O tempo não nos muda. É o que fazemos com esse tempo que nos muda”.

Só nós mesmos somos capazes de tomar o controle da nossa vida.

O que precisamos é encontrar algo que nos leve para frente, que nos faça evoluir. E se mesmo assim você continuar se sentindo perdido, nós temos 26 dicas de como tomar o controle da sua vida de volta.

1. ENTRE EM FORMA

Já ouviu falar em “corpo saudável, mente saudável”? Exatamente.

Estar bem com o seu corpo auxilia e muito no seu controle mental, além disso, os exercícios físicos te ajudam a manter a mente forte.

Aproveitar o seu poder físico faz com que você veja que é muito mais capaz do que costumava ser.

2. SAIA DA CIDADE.

Tire um dia, uma semana ou até mesmo um mês, para sair do seu cenário habitual.

Às vezes, tudo o que precisamos para controlar nossa mente é espaço, mas ficamos tão presos a nossa rotina e nossos compromissos que deixamos isso de lado.

Fora de onde você está acostumado a ficar você vai ter mais liberdade e espaço para encontrar e curar-se sozinho.

3. REESCREVA SUA HISTÓRIA.

O passado não é nada mais nada menos que uma história que vivemos repetindo a nós mesmos. Muitas vezes estamos presos a ele e ficamos estagnamos no tempo.

Se há algum problema no seu passado que ainda te prende a coisas ruins, não tenha medo, procure um terapeuta ou alguém de confiança para se abrir e endireitar sua vida.

Só você mesmo pode dar um ponto final e escrever um novo capítulo da sua vida.

4. CONVIDE NOVAS PESSOAS PARA SUA VIDA.

O efeito que um relacionamento pode causar num ser humano é imenso. Às vezes a única forma de tirar a toxicidade de relacionamentos passados da nossa vida é permitindo que novos relacionamentos floresçam.

Assim, você pode escolher os que te fazem bem, os que veem o seu melhor lado e que valorizam o melhor que há em você, aliás, más companhias não fazem bem a ninguém.

5. CONTE A SUA HISTÓRIA.

Umas das formas de fortalecer outras pessoas é compartilhando a sua história. Talvez a forma como você lidou com algo pode servir de exemplo e encorajar outras pessoas a mudarem.

Se recuse a se desculpar pelas coisas que fez, o que você fez ficou no passado, e o que importa é o que você vai mudar para melhorar o presente e o futuro.

Lembra de começar um novo capítulo?

6. SEJA DISCIPLINADO SOBRE O AUTO-CUIDADO.

Quando estamos doentes, nós temos um cuidado especial para descansar, beber líquidos e até tomar remédio. Quando estamos lutando emocionalmente, temos de cuidar de nós mesmos da mesma maneira.

Ao colocar sua recuperação como prioridade você consegue uma recuperação mais rápida e muito menos dolorosa.

7. ALTERE SUA APARÊNCIA.

Muitas vezes mudamos completamente o que somos por dentro e ainda fica faltando uma parte para completar tudo e, bem, essa parte pode vir de fora para dentro.

A mudança que provocamos em nós mesmos nos torna diferentes, ou seja, talvez você não goste mais daquele corte de cabelo ou do estilo de roupa que usa, e se isso acontecer, não tenha medo.

Mude, se renove, e não tenha medo disso, lembre-se que o que importa é você estar bem com si mesmo.

8. SAIA DO QUE NÃO TE FAZ BEM.

No momento em que nossas vidas estão ruins, é aí que temos uma bela oportunidade de recomeçar. E a primeira coisa que você deve fazer é avaliar o que está te deixando para baixo.

Um relacionamento infeliz, um emprego que não te satisfaz e só te cansa ou até mesmo uma amizade que só te decepciona, pegue tudo o que te põe para baixo e tire da sua vida.

Se você vai ser forçado a começar de novo, a melhor coisa é fazer da forma certa, não é?

9. SE DÊ PERMISSÃO PARA SAIR.

Nem tudo que acontece conosco tem que ter um significado ou uma lição. Se o seu passado não serve mais para você, se dê a permissão para deixar ir e esquecer a dor.

Só você pode ditar a sua história e você não tem que colocar ênfase em coisas que te fazem se sentir pequeno.

10. SE CONECTE A PESSOAS QUE PASSARAM POR ALGO SEMELHANTE.

Procure por exemplos, por pessoas que passaram pelo que você está passando, conheça a história delas e valorize a sabedoria que eles adquiriram.

Leve isso como um lembrete constante de que eles passaram por isso, que você não está sozinho, e tudo vai melhorar.

controlar-propria-vida

11. DESLIGUE-SE POR UMA SEMANA INTEIRA.

Isso não é um regra, mas se você pode, tire uma semana para ficar com você mesmo.

Visite parques, museus, medite, vá para um lugar onde as notificações do Facebook e as mensagens do Whatsapp não consigam te alcançar.

Desligue-se e valorize esse momento para se conhecer mais.

12. ARRUME A DESORDEM FÍSICA DA SUA VIDA.

Muitos dizem que quando estamos confusos na nossa vida, acabamos refletindo isso fisicamente, por isso, assim como sua mente, o lugar onde você vive também precisa estar controlado.

Faça uma limpeza daquelas: jogue fora o que não serve mais, doe o que você conseguir e se livre de tudo que te faça mal.

Desapegar-se e colocar as coisas em ordem na sua vida vai te auxiliar bastante nesse processo.

13. FORTALEÇA O RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS QUE VOCÊ AMA.

Quando tudo está desmoronando, fique atento a quem ainda está de pé ao seu lado – essas são as pessoas que estão sempre com você.

Eles são as pessoas que vão estar do seu lado para te ajudar, por isso, fortalece os laços com elas. Quanto mais forte for a ligação entre vocês, mas segurança você vai ter para enfrentar tudo e retomar o controle da sua vida.

14. SIGA UM GUIA ALIMENTAR POR UM MÊS.

Assim como os exercícios físicos, uma boa alimentação também faz total diferença para nossa mente. Quando comemos algo que não seja saudável, por mais que seja delicioso, de alguma forma vai nos fazer mal.

Aliás, se alimentando de forma correta você vai notar como o seu nível de energia e mentalidade vai aumentar e te deixar melhor.

15. COMECE ALGO NOVO.

Uma ótima forma de mudar e ampliar nossos horizontes é aprender algo novo.

Um hobbie, uma atividade que você tinha vontade de aprender mas não teve tempo… Foque em algo novo que te faça melhor, amplie seus conhecimentos, fortaleça sua mente.

16. FAÇA UM ORÇAMENTO E SEJA FIEL A ELE.

Não há como tomar total controle da nossa vida com as nossas finanças totalmente descontroladas. O que devemos fazer é encarar nossos hábitos consumistas e tomar controle deles, não nos deixar dominar.

Não há nada tão bom do que viver bem mentalmente e financeiramente.

17. ESTABELEÇA UMA FONTE SAUDÁVEL DE MOTIVAÇÃO.

Nós não somos ilhas, e mesmo que a gente queira ser forte o bastante e super independente, todos nós precisamos de um carinho, um porto seguro.

Encontrar um amigo, um ente querido, alguém que te faça lembrar o quanto você é maravilhoso e que te motive a tomar controle da sua vida, que te ouça e te apoie, todos nós precisamos disso, inclusive nesse momento.

18. INVISTA NO PROCESSO, NÃO NO RESULTADO.

Diversas vezes cometemos o mesmo erro, ficamos planejando e investindo em coisas futuras, apostando nossa esperança nelas, mas devemos fazer o contrário.

Talvez esses planos não venham se concretizar, e para não nos decepcionarmos o que devemos fazer é viver um dia atrás do outro. Quando encontramos alegria e satisfação no processo, fica bem mais fácil o que planejamos se realizar.

19. APRENDA UM NOVO IDIOMA.

Aprender uma nova língua pode ser uma das melhores maneiras possíveis para se lembrar que existe um mundo inteiro lá fora, e que pode ser completamente diferente do seu.

Se comprometendo a aprender uma nova língua pode te mostrar o quão adaptável você pode ser. Prova que você pode se moldar a outras realidades se quisesse.

20. APRENDA A ANDAR LONGE.

Pode parecer confuso, mas há total razão nessa frase.

O maior passo que podemos dar em direção ao controle da nossa vida é aprender a andar longe das coisas que nos fazem ir para atrás. É necessário coragem para recomeçar, e é preciso mais coragem ainda para ficar longe do que te afasta do seu objetivo.

Por isso, ande longe dos obstáculos que a vida te dá e conseguirá tomar controle da sua vida.

21. PERMITA-SE SER MAIS FELIZ DO QUE VOCÊ SE SENTE CONFORTÁVEL.

Muitas vezes tentamos sabotar nossa própria felicidade por achar que “é demais” para nós.

Mas temos que nos permitir viver todas a oportunidades que conseguimos. Se te faz bem, se você quer, se permita viver essa experiência.

22. DEFINA E IMPONHA LIMITES.

Sempre haverá pessoas que vão tentar roubar sua alegria ou te intoxicar com coisas ruins. O que devemos fazer é aceitar que nós não podemos mudar outras pessoas, e se não queremos afundar com elas, devemos impor limites.

23. CORTE UM VÍCIO POR 100 DIAS.

A ideia de nunca mais fumar, nunca mais beber ou comer fast food pode parecer impossível, então, você pode tentar cortar esses vícios por 100 dias.

Tomar controle da sua vida não é somente colocar sua cabeça em ordem, mas é também ter controle do seu corpo, é não deixar nada te dominar.

E quem sabe, no final dos 100 dias você veja vantagem em ter ficado longe desse vício.

24. TENTE ALGO QUE TE ASSUSTE.

Se tem algo que aumenta nossa confiança em nós mesmos, isso se chama superar nossos medos.

Por mais bobo que pareça seu medo, se comprometer a enfrentá-lo e vencê-lo vai te fazer muito mais confiante e mais forte. Juro que isso vai fazer mais diferença do que você imagina.

25. OLHE PARA O QUÃO LONGE VOCÊ VEIO.

Pare, e olhe o quanto você caminhou até este momento, quais foram as coisas que te fizeram mudar, ser assim, quais foram seus erros, seus acertos, do que se arrepende e do que não. E por último…

26. PERDOE OS OUTROS. PERDOE O UNIVERSO. PERDOE A SI MESMO.

Veja o passado como algo que passou, perdoe a si mesmo e se permita recomeçar. Lembra que só você pode dar um ponto final e iniciar um novo capítulo na sua vida?

Não digo perdoar para esquecer o que os outros fizeram, mas digo perdoar e não permitir mais que aquilo te afete, te coloque para baixo, te faça parar.

Tome controle da sua mente, analise sua vida e faça acontecer, pratique o seu auto-controle, faça ele ser constante e se torne senhor de si mesmo.

FONTEAwebic
COMPARTILHAR
A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".



DEIXE UMA RESPOSTA