10 frases que toda criança precisa escutar

Boa parte da nossa personalidade e caráter é moldado durante os primeiros anos de vida. Por isso, todos os exemplos e aprendizagens que tivemos ao longo deste período foram essenciais para construir o adulto que somos atualmente!

Existem algumas “frases mágicas” que devem ser ouvidas por toda criança, pois ajudam a fortalecer a sua autoestima e personalidade. Confira!

1. Você consegue!

Durante a infância, a autoestima das pessoas ainda não está totalmente formada. Por isso, frases motivacionais e de encorajamento são muito importantes para mostrar a criança que o primeiro passo para se ter sucesso na vida é acreditar em si mesmo!

O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.

José de Alencar

2. Eu te aceito do jeito que você é!

Todos os seres humanos têm as suas particularidades. Explique isso para a criança e mostre que você a aceita e ama do jeitinho que ela é!

Além de evitar repressões na personalidade da criança, você também faz com que ela aceite as diferenças entre os seus coleguinhas. Este é um importante passo para ajudarmos a construir um mundo com menos intolerâncias e preconceitos!

mensagem para filho

3. Eu tenho muito orgulho de você!

Cada dia é uma descoberta nova para as crianças! Seja aprender a andar de bicicleta, assobiar, escrever, ler, fazer um poema ou uma canção… Enfim, tudo aquilo que evidencie o interesse, a criatividade e o aprendizado da criança deve ser motivo de imenso orgulho!

Quando seus filhos fazem algo que requer esforço e dedicação, mostre o quanto você está orgulhoso!

4. Obrigado!

Se queremos ter adultos mais educados no futuro, temos que dar o exemplo agora!

Mostre para a criança a importância de agradecer um favor. Faça com que o “obrigado” e o “por favor” sejam palavras-chave no cotidiano de vocês.

5. Eu amo a sua companhia!

Mesmo com uma agenda cheia de compromissos, separe algumas horas do seu dia para estar na companhia das suas crianças.

O contato e o diálogo entre vocês é essencial para a formação e fortalecimento dos laços familiares, por exemplo.

Mulher abraçando criança

6. Isso é sua responsabilidade!

Faça com que as suas crianças aprendam a lidar com a responsabilidade de cuidar das suas coisas. Por exemplo, determine tarefas específicas para elas, como dar comida para os animais ou regar as plantas.

7. Falhar faz parte da vida. Aprenda com os erros!

A vida não é feita só de vitórias. Esta é outra importante lição que devemos aprender desde pequenos.

Mostre para a criança que errar é normal, faz parte da natureza humana. Temos que aprender com os erros e, com isso, nos tornaremos pessoas mais fortes e preparadas para enfrentar as dificuldades que forem impostas ao longo da vida!

8. Você foi muito corajoso!

Incentivar a criança a sair da sua “zona de conforto” e experimentar novas atividades é muito importante para a construção da sua personalidade.

Mostre o quanto você admira o esforço e o empenho da criança!

Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo.

Mark Twain

9. Não!

As crianças precisam entender que não podem ter tudo aquilo que desejam e na hora que querem! As coisas precisam ser merecidas e conquistadas, principalmente com base no respeito.

Mostre que regras existem e devem ser cumpridas!

10. Eu te amo!

Todo o ser humano (não importa a idade que tenha) precisa se sentir amado para ser completamente feliz!

Para as crianças, a sensação de amor é um dos ingredientes principais. Por isso, não hesite em declarar o seu grande amor pelos seus filhos diariamente!

mensagem de amor para filho!*Fonte: Pensador
COMPARTILHAR
A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".