Coisas que nunca te contaram sobre os canhotos

Canhotos, pessoas que se utilizam mais dos membros esquerdos, são também chamados de esquerdinos, canhestros e sinistromanos.

Os canhotos não escrevem apenas com a mão esquerda. Eles podem não perceber, mas tem preferências maior pelo lado esquerdo.

13 de Agosto é Dia Internacional do Canhoto.

Os canhotos representam 10% da população mundial, o que equivale atualmente a um número nada desprezível de 700 milhões de pessoas.

Existem mais homens canhotos do que mulheres.

Existem diversas teorias para explicar a existência de canhotos. Alguns pesquisadores afirmam que o principal fator da existência de canhotos está no ventre da mãe (a causa seria hormonal); outros juram que é um comportamento de origem genética (a mais aceita). Em 2007, cientistas descobriram um gene batizado de LRRTM1, o primeiro relacionado ao uso preferencial do lado esquerdo. Detalhe: a rainha Elizabeth, o príncipe Charles e o príncipe William são canhotos.

Canhotos podem se sair extremamente bem em esportes como o hóquei no gelo (como atirador ou goleiro), futebol (por jogarem melhor no lado esquerdo do campo), esgrima (os melhores esgrimistas das olimpíadas de 1980 e 1984 era canhotos) e beisebol (na função de batedor contra um lançador destro).

Uma pesquisa da Universidade de Merrimack, nos EUA, divulgada no Brasil em 2 010, sugeriu que as pessoas canhotas são mais sujeitas a variações de humor do que as destras.

Outra pesquisa – dessa vez divulgada pelo jornal Neuropsicology – apontou os canhotos como mais rápidos no processamento de múltiplos estímulos que os destros. Quer dizer, canhotos pensam bem mais rápido do que os destros.

Pesquisas indicam ainda que canhotos tem maiores chances de desenvolver problemas de intestino como doença de Crohn e colite ulcerativa.

Ninguém sabe o porquê, mas parece que mulheres mais velhas tem maiores chances de terem filhos canhotos.

Canhotos chegam a puberdade de 4 a 5 meses depois de destros.

Cientistas da Universidade Abertay, na Escócia, divulgaram um estudo que aponta os canhotos como mais envergonhados. Motivo: eles costumam se preocupar mais com seus erros e com as críticas que podem receber do que os destros.

O termo grego que designa a mão esquerda é “arístera”, que também significa “melhor”.

“Arístera” tem a mesma origem da palavra “aristocracia”.

Os romanos utilizavam a palavra “sinister” para “esquerda” e “afortunado”. A palavra vem de “sinus”, o bolso da toga dos romanos, que ficava, obviamente, do lado esquerdo. Mas, com o passar do tempo, as coisas mudaram: os romanos começaram a valorizar o bolso direito e a palavra “sinister” passou a significar “azarado”. Vem daí a palavra portuguesa “sinistro”.

Em francês, esquerdo é “gauche”, palavra que também pode significar “desajeitado” ou “mau agouro”.

No alemão, canhoto significa “linkisch”, que também quer dizer “maldito”.

Em algumas regiões da Ásia Central, cumprimentar uma pessoa com a mão esquerda é visto como sinal de desrespeito. Para esses povos, a mão esquerda é impura. Atividades como limpar-se depois de fazer necessidade são feitas com a mão esquerda.

Só 50% dos canhotos usam o mouse do computador com a mão esquerda. Entre os que usam a mão direita para cortar algo com tesouras esse número salta para 68%. Mas o número sobe para 74% se considerarmos os que usam a mão direita para cortar algo com a faca.

A faculdade Huntington, no estado da Pensilvânia, EUA, tem o hábito de oferecer um prêmio de 1 500 dólares para estudantes canhotos que alcançam boas notas.

Mamíferos também podem ser destros ou canhotos. Os cientistas já perceberam que alguns animais também preferem um lado do corpo em detrimento de outro.

Alguns canhotos famosos: Barack Obama, Benjamin Franklin, Beethoven, Baden Powell, Beth Faria, Bill Clinton, Bill Gates, Charles Baudelaire, Charles Chaplin, Cole Porter, Denis Carvalho, Fidel Castro, Friedrich Nietzsche, Geraldo Ford, Goethe, Greta Garbo, Hans Christian Andersen, H. G. Wells, Jimi Hendrix, João Figueiredo, Judy Garland. Júlio César, Lewis Carroll, Marcel Marceau, Maria Zilda, Marie Curie, Marilyn Monroe, Maurice Ravel, Michelângelo, Napoleão, Pablo Picasso, Paganini, Paul Klee, Paul McCartney, Ringo Starr, Robert Redford e Ronald Regan.

*Fonte: Site maiscuriosidade



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui